5 dicas para o seu imóvel ficar bem na foto

7 minutos para ler

5 dicas para o seu imóvel ficar bem na foto 

Saiba como deixar o seu imóvel mais atrativo nos anúncios.

O mercado imobiliário no Brasil se transformou e cresceu de forma exponencial.  Consequentemente, a concorrência ficou mais acirrada. 

Com a grande oferta de propriedades para venda, permuta e locação, anunciar imóveis nos meios digitais é garantia de sucesso.

A fotografia se tornou essencial neste processo de anúncios digitais, já que a forma de comercialização mudou e as exigências de quem deseja investir no mercado imobiliário também.

Boas fotos como diferencial

Para quem busca um investimento no mercado imobiliário as fotos são, sem dúvidas, a porta de entrada para uma boa negociação. 

O primeiro olhar do cliente será sempre para a “capa do livro”. O mesmo acontece com os imóveis.

São as fotos que influenciam o investidor a buscar mais informações sobre a casa, terreno, sala comercial ou apartamento que está sendo anunciado.

Quando um cliente pesquisa um site imobiliário ele se depara com milhões de oportunidades. São páginas repletas dos mais variados imóveis, metragens e valores e é neste primeiro contato que o comprador se sentirá atraído pelas imagens mais belas e bem produzidas.

Embora o interessado possa pesquisar mais tarde o custo benefício daquele imóvel, é a foto principal do anúncio que chamará seu olhar de imediato. Neste momento, começa a jornada de compra do consumidor.

Um imóvel é aquilo que ele transmite. Por isso, que as primeiras impressões de um anúncio são essenciais. O inicial contato certeiro e bem trabalhado pode, definitivamente, determinar o sucesso de uma venda ou locação.

 

Como deixar o seu imóvel bem na foto

Seja a ambientação, a luz, a mobília, a metragem, o número de cômodos ou o estado da fachada do prédio, são as fotos que irão definir se aquele imóvel vale a pena ser visitado ou não.

Cabe ao corretor e ao proprietário captarem a essência dos cômodos que estão sendo divulgados, e portanto, é preciso anunciar imóveis com excelência para impressionar o comprador que busca investir no mercado imobiliário. 

Para ajudá-lo, listamos 5 dicas para elaborar boas fotos de imóveis e turbinar o seu anúncio:

1. Iluminação natural

A primeira dica é primordial para obter sucesso ao anunciar imóveis e principalmente para uma boa fotografia. 

Além de garantir boas imagens, a iluminação pode transformar qualquer ambiente. Ela pode enaltecer ou destruir uma foto. 

De nada adianta ter um lindo imóvel se o proprietário não consegue transmitir isso aos interessados. Uma boa luz pode atrair muitos visitantes e garantir sucesso na venda ou locação. 

Prefira sempre a iluminação natural e procure agendar a realização das fotos sempre em dias ensolarados. 

Se isso não for possível, tente trabalhar com a luz natural vinda das janelas e dos ambientes abertos. Aproveite uma boa iluminação para retratar a natureza de um imóvel.

Mas tenha cuidado. Ao fazer fotos de frente para janelas perceba se a saturação não está estourada. Quando isso acontecer lembre de focar o ponto de iluminação da câmera para uma parede ou para o chão, diminuindo assim o brilho causado pela luz da rua.  

Outra saída para fotografar janelas de frente sem saturar a imagem é a utilização de cortinas, embora nem sempre isso seja possível. Feche as cortinas quando necessário, mas tome cuidado para não deixar o ambiente muito escuro. 

2. Iluminação artificial

A luz artificial pode ser uma aliada para as imagens feitas durante a noite. Sempre confira o potencial das fotos noturnas para cada tipo de imóvel. 

Algumas piscinas, por exemplo, possuem luzes embaixo d’água, o que garante um efeito espetacular. As luminárias e abajures podem ser acesos durante as fotos, destacando-se como item da decoração. 

Lâmpadas direcionadas, lustres ou acabamentos diferenciados também podem se destacar nas fotos feitas a noite. Em alguns casos elas contrastam com os cômodos e objetos decorativos, garantindo um efeito de glamour.

3. Ambientes ventilados e frescor

Utilize elementos que garantam frescor aos ambientes. Mostre que o imóvel é arejado, tem boa ventilação e ao mesmo tempo é aconchegante. 

Um arranjo de flores ou vasos com plantas verdes darão um ar saudável, natural. Mostre aos clientes que sua casa ou apartamento possui ar puro, mesmo que esteja localizado em uma verdadeira selva de pedra.

Ao fazer fotos da cozinha, por exemplo, invista em frutas e verduras frescas, deixando-as à mostra. Este simples detalhe dará aparência de um local cordial para as refeições diárias. 

Se quiser caprichar ainda mais monte uma mesa decorada. Os clientes que entrarem no seu anúncio sentirão vontade de visitar o local, além de gerar um desejo de ter uma vida naquele ambiente. 

Céu azul, cortinas com caimentos leves e cores claras também ajudam a dar frescor aos ambientes. Tente deixar o imóvel o mais natural e aconchegante possível durante a realização das fotos.

4. Fotos externas e fachada

Perceba se a frente da casa ou do edifício que você pretende fotografar está com uma boa pintura e sem sujeira. 

Caso não tenha uma boa aparência, a foto da fachada pode espantar os interessados. Reformas, rachaduras ou fachadas mal cuidadas não devem ser fotografadas.

Se for extremamente necessário fazer fotos da frente do imóvel, tente pegar um ângulo em que esses problemas fiquem em segundo plano. Evite também mostrar a rua e as propriedades vizinhas, ou seja, foque apenas na parte frontal do imóvel. Trabalhe sempre para capturar os melhores ângulos.

Os jardins devem estar com aspecto de bem cuidados. Se eles forem frontais ou laterais, a limpeza deve ser ainda maior, já que fotos da fachada são geralmente capa dos anúncios.

5. Fotos aéreas e vídeos

A tecnologia no mercado fotográfico e de vídeos pode fazer toda a diferença na elaboração de fotos, principalmente quando as imagens são de terrenos ou prédios.

Os drones inovaram a maneira como uma imagem é feita. Por meio deles é possível ter uma visão total e de qualidade, por exemplo, de um terreno.

Toda a parte externa de empreendimentos passa a ser vista de todos os ângulos. Quem busca investir no mercado imobiliário quer ter uma visão completa e, se possível, panorâmica de um imóvel.

Quanto mais informações fotográficas e que ajudem o investidor a se localizar, melhor a chance dele agendar uma visita. 

As fotos e os vídeos aéreos aliados à fácil navegação pelo entorno do imóvel tornou o cliente mais exigente. A utilização de recursos como o drone pode fazer com que um negócio seja fechado antes mesmo do comprador visitar os ambientes.

Mão na massa

Com estas dicas será fácil anunciar um imóvel e chamar a atenção de pessoas que desejam investir no mercado imobiliário. 

Sempre se coloque no lugar do comprador. Um exercício interessante é você buscar na internet anúncios parecidos com as características do imóvel que deseja vender.

Esta simples pesquisa irá ajudar você a observar e analisar quais as fotos que mais chamaram a atenção de um cliente, qual a disposição dos ambientes e quais técnicas podem ser usadas para que suas fotos fiquem mais interessantes.

Procure também profissionais que estão no mercado imobiliário a mais tempo. Não tenha medo de pedir ajuda. 

Vai anunciar seu imóvel em Balneário Camboriú?

Está pensando em anunciar seu imóvel e não sabe por onde começar? Nós da Salute Imoveis fizemos um manual do proprietário que vai te ajudar com um passo a passo simples de como anunciar seu imóvel e ter melhores resultados. 

Confira o nosso ebook e faça bons negócios!

 

Posts relacionados