Vale a pena comprar um imóvel na planta em Balneário Camboriú?

8 minutos para ler

Vale a pena comprar um imóvel na planta em Balneário Camboriú?

O segundo menor município em termos de área geográfica de Santa Catarina, carrega índices que justificam porque os investimentos no mercado imobiliário por aqui continuam em alta, mesmo em tempos de crises econômicas. Essa é Balneário Camboriú, a cidade que possui uma das infraestrutura mais impressionantes do Estado. 

Qualidade de vida que atrai investidores

Alguns dos motivos que a colocam como um dos melhores lugares para se viver no Brasil, são o fato de ter ganho o título de cidade mais segura e com um dos melhores índices de desenvolvimento humano (IDH) do Brasil, de 0.845, além de possuir em seu território, belas praias espalhadas.. 

Tudo isso somado, colocam a cidade no radar do mercado imobiliário brasileiro, e por vezes justificam os valores de seus metros quadrados, um dos mais caros do Brasil.

Dados da FipeZap ( Índice de Preços de Imóveis Anunciados) –  o primeiro indicador com abrangência nacional que acompanha os preços de venda e locação de imóveis no Brasil – apontam que o preço de venda de imóveis residenciais  apresentou alta em agosto de 0,06%. 

Mas que tal a gente entender o porquê os dados da região são tão impressionantes em comparativo ao mercado imobiliário nacional. 

Valorização regional 

Atualmente, o preço médio de venda de um imóvel residencial é de R$ 7.182/m². Em Santa Catarina, Florianópolis e Balneário Camboriú são as cidades que estão no “top cinco” dos imóveis mais caros do Brasil, sendo que Balneário se encontra acima da capital catarinense, em quarto lugar. 

Mesmo com a oscilação econômica, o mercado imobiliário brasileiro se mantém firme. O FipeZap ainda apontou uma alta de 4% para 5,9% no preço de venda dos imóveis neste ano em Balneário Camboriú.

O metro quadrado de um apartamento de quatro dormitórios na cidade custa em média R$ 13 mil reais, praticamente o dobro de Itapema, cidade vizinha que também tem alta valorização. 

Balneário Camboriú, investimento certo

Bom falamos acima que Balneário Camboriú é considerado um dos melhores lugares para se viver no Brasil. Atualmente, ela conta com uma infraestrutura completa. Isso ainda aliado a todas as suas belezas naturais, disposta em 10 praias do litoral norte catarinense.

Além de ter uma localização geográfica privilegiada, pois fica a menos de uma hora da capital Florianópolis, perto de polos industriais como Joinville e Blumenau, seu acesso pela BR-101 duplicada, suas marinas e helipontos chamam a atenção. 

Outro aspecto que tem crescido no setor imobiliário de Balneário Camboriú é o mercado de luxo. Ano passado, a cidade desbancou, por exemplo, regiões luxuosas de São Paulo e Rio de Janeiro, como um dos metros quadrados mais valorizados do País, segundo pesquisa da Fipe. 

E é óbvio que todo esse luxo atrai investimentos internacionais. Seu título de “Dubai brasileira” ganhou força com o convite vindo diretamente dos xeiques da região de Dubai para o Governo Municipal. A cidade abriga alguns dos maiores prédios do Brasil, como por exemplo, o gigante Yachthouse Residence Club, que está quase pronto.

Os negócios são tantos que ela vem galgando espaços no ranking do desenvolvimento social das Melhores Cidades para Fazer Negócios, realizado anualmente pela Urban Systems com a Revista Exame. 

Para se ter uma ideia, em 2017, Balneário ocupava o terceiro lugar, indo para o segundo em 2018, atrás apenas de São Caetano do Sul (SP).

O ranking reúne aspectos como a infraestrutura, capital humano, desenvolvimento econômico e social. Por aqui o IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) chegou a 5,2. 

Governo local busca apoiar negócios imobiliários

Recém aprovada na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, o projeto do Poder Executivo que prevê reduzir alíquota do Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). 

Esses valores são cobrados pela Prefeitura quando há compra ou venda de imóveis na cidade e devem sofrer reduções a partir de 2020.

Isso soma-se a outras obras de infraestrutura que a cidade vai receber. A ampliação da faixa de areia na praia central é uma delas e um novo molhe no Pontal Norte, são algumas das novidades para o próximo ano

O imóvel na planta como investimento em Balneário Camboriú

Entre as dicas que damos para aqueles que estão pensando em investimento imobiliário, que tem dado sinais positivos no segundo semestre de 2019, é analisar a possibilidade de adquirir um imóvel na planta. 

Ou seja, um empreendimento que ainda não foi construído, mas que deve ter todo uma documentação regularizada para que o negócio seja seguro. 

Para isso, é importante primeiro ter ideia do quanto se deseja investir. Oferecer uma entrada é sempre uma boa pedida para gerar uma negociação vantajosa. 

Além disso, pontos como pesquisar sobre o mercado imobiliário, especialmente sobre a região que você deseja investir, contar com a ajuda de especialistas no assunto, e ter em mente ainda as formas de pagamento aliadas ao seu orçamento. Também são imprescindíveis para fazer um bom negócio.

Alguns elementos na escolha do imóvel também são importantes, além da planta e projeto do empreendimento. Verificar a região na qual você deseja investir, se é um local indicado pelo mercado imobiliário, se tem uma boa malha viária e fácil acesso, boa infraestrutura e os tipos de comércios e acesso a serviços que o local possui também são questões bem relevantes. 

5 vantagens do imóvel na planta em Balneário Camboriú

Vamos destacar cinco vantagens de optar por essa modalidade de negócio, seja para morar, ou principalmente, se você quer fazer um investimento seguro em um dos melhores mercados imobiliários do Brasil. 

1. Menor preço

Pagar mais barato. 

Sim, comprar um imóvel na planta garante um valor menor, especialmente se você tem um valor para dar na entrada. 

Isso pode garantir uma boa negociação e condições interessantes para o seu negócio. 

2. Valorização

A região do litoral catarinense apresenta um potencial na sua valorização podendo seu imóvel na planta apresentar um valor que partem de 20% e podem chegar até 50% maior na entrega das chaves. 

3. Pagamento facilitado

Outra vantagem dos imóveis na planta é que você ganha tempo para se planejar financeiramente. Em geral, há uma facilitação por parte das construtoras em imóveis na planta, dando margem para bons negócios.  

Em outubro houve o anúncio da queda da taxa Selic (taxa básica de juros do Brasil), fator que animou o mercado imobiliário brasileiro, especialmente em regiões como Balneário Camboriú, onde é uma das principais fontes econômicas. 

Isso porque a Taxa Selic impacta diretamente nos financiamentos cobrados pelos bancos. Para quem acompanha o mercado imobiliário, a sensação é de otimismo.

Acredita-se que com a economia sendo retomada no final desse ano e tendo taxas menores dos bancos, haverá uma valorização maior dos empreendimento na planta, para os anos de 2020 e 2021, tendo um bom retorno do capital investido, afirmam especialistas da Infomoney. 

4. Personalização

Outra aspecto positivo do imóvel na planta é a possibilidade de personalização. Desde pequenos detalhes como o tipo de porcelanato, a pintura, a cerâmica ou tipo de piso. 

Até mesmo algumas mudanças estruturais que alguns empreendimentos permitem, dando ao seu imóvel um aspecto pessoal. 

5. Menos Burocracia

Todo negócio requer cuidados e precauções, além de ser importante encontrar especialistas que lhe deem segurança nas suas escolhas.

Um dos pontos positivos dos imóveis na planta é que você tem mais segurança e menos burocracia, especialmente com relação ao registro do imóvel em seu nome. 

Imóveis que passaram por outros donos muitas vezes trazem consigo complicações jurídicas e cíveis de antigos moradores. 

Se informe com quem entende do negócio!

Como você pode ver, além da qualidade de vida, belas paisagens e sua região economicamente promissora, são muitas as vantagens de se adquirir um imóvel na planta em Balneário Camboriú. 

No entanto, para que você realize o melhor negócio, a nossa sugestão é que você encontre um especialista, pesquise sobre a construtora e incorporadora que estão por trás do seu empreendimento e, na dúvida, contrate uma imobiliária.

Aqui na Salute Imóveis você tem suporte e acompanhamento em todas as questões jurídicas, além de encontrar locais únicos para morar ou investir.  Entre em contato conosco e nos deixe ajudá-lo a encontrar o imóvel perfeito para você!

Posts relacionados