apartamento na planta apartamento na planta

6 dicas imperdíveis para lucrar com um apartamento na planta

11 minutos para ler

Investir em imóveis é, sem dúvidas, um dos objetivos de muitos brasileiros, principalmente pelo seu retorno garantido.  Se você é uma dessas pessoas, saiba que um apartamento na planta pode ser o investimento ideal.

Essa forma de investimento possibilita a aquisição do empreendimento com um bom desconto e ainda um pagamento facilitado.

No artigo de hoje você acompanhará um pouco do cenário do mercado brasileiro, além das vantagens de adquirir um imóvel na planta, dicas imperdíveis de como fazer um bom negócio e os cuidados que você deve ter na hora de fazer esse tipo de investimento.

Conhecendo o mercado imobiliário brasileiro 

Antes de adquirir um imóvel na planta é importante compreender melhor o cenário no Brasil. 

Aprender sobre os lugares mais visitados, com boa rentabilidade e facilidade na hora de vender ou alugar. 

Por ser um país tão grande e diversificado, o Brasil oferece destinos característicos para cada época do ano, além de contar com cidades que estão em fase de crescimento e expansão. 

Exemplo disso, é Balneário Camboriú. Segundo estimativa realizada em 2019 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade já ultrapassava os 142 mil habitantes. Número este bem maior que os 108.089 mil do levantamento feito em 2010. 

A crescente no número reforça a expansão da cidade e, consequentemente, do mercado imobiliário na região. Outro fator que desperta curiosidade é o rápido crescimento e diversidade de empresas no local. 

Porém, antes de investir o seu dinheiro, vale ficar atento aos números do mercado. 

De acordo com o Índice de Confiança da Construção (ICST), os novos empreendimentos seguem com alta de 1,4 pontos nas avaliações trimestrais. 

O levantamento é realizado pela Faculdade Getúlio Vargas, levando em consideração os índices econômicos e a atuação do mercado em todos os meses. 

Assim, já é possível perceber que 2019 apresentou uma melhora na construção civil. A expectativa é que 2020 seja ainda melhor!

A procura por imóveis na planta

Por se tratar de uma forma de investimento bastante atrativa, cada vez mais tem crescido a demanda por imóveis na planta. 

Algumas pessoas podem adquirir esse tipo de imóvel com a intenção de morar no local, nos casos em que não há pressa para a mudança, ou então, como uma forma de lucrar com a venda ou locação após a entrega. 

Independente de qual for o seu caso, vale ressaltar que alguns cuidados devem ser tomados para evitar que o negócio vire dor de cabeça. 

Averiguar a situação da nova construção, o histórico da construtora, o preço, as formas de pagamento e as garantias do investimento são só alguns dos cuidados que podem garantir um bom negócio, sem problemas no futuro. 

Avaliar a sua conta bancária também é primordial antes de realizar um investimento como este!

Portanto, antes de analisar as economias e investir no mercado imobiliário no Brasil, vale acompanhar algumas estimativas para este ano. 

De acordo com o último boletim Focus, divulgado pelo Banco Central (BC), o Produto Interno Bruto (PIB) deve atingir 2,30% neste ano. A taxa da Selic também sofreu com a queda, atingindo 4,25%. 

A redução foi anunciada no início de 2020 pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).

Os números indicam um ano com potencial de crescimento, inclusive no mercado imobiliário, como uma das melhores opções de investimento.

Sendo assim, acompanhe algumas vantagens de comprar um imóvel na planta. 

Quais são as vantagens de comprar imóvel na planta?

Comprar um imóvel na planta pode contar com muitas vantagens. Escolher o local ideal, acompanhar a construção e ainda pagar mais barato são apenas algumas das vantagens mais conhecidas. 

Está preparado para descobrir outros pontos positivos? Acompanhe a lista:

  • Valorização do empreendimento 

Uma das vantagens de adquirir um imóvel na planta é a valorização percebida com o decorrer do tempo. Por isso, vale a pena escolher uma cidade e região que está em crescimento, com acessibilidade e infraestrutura completa. 

Levar em conta esses aspectos auxiliam na possibilidade do seu imóvel valorizar depois de pronto.  

Neste aspecto, Balneário Camboriú é uma das melhores cidades brasileiras para investir, já que o local está em constante valorização, sendo considerada uma das cidades com metro quadrado entre os mais caros do Brasil.  

  • Preço em conta

Todos sabemos como é complicado juntar o dinheiro para comprar uma casa ou apartamento novo. Entretanto, quem escolhe um imóvel na planta conta com o benefício de pagar um valor abaixo do mercado, ganhando mais na valorização do imóvel. 

Afinal, quando você escolhe este tipo de investimento, está pagando menos do que outras pessoas que vão adquirir o imóvel após a finalização da obra. 

  • Tempo certo para a mudança

Ao investir em um imóvel na planta você sabe que só poderá pegar as chaves do local após o término da obra. 

Assim é mais fácil pensar nos próximos passos até a mudança, planejando o dia exato para estar na casa ou apartamento novo. 

  • Faça do seu jeito

Outra vantagem que conquista muita gente é a possibilidade de deixar o imóvel conforme o seu gosto! 

Quando você investe em um apartamento na planta, por exemplo, é possível conversar com a construtora e, em alguns casos, pedir algumas mudanças ou características diferentes no seu apartamento. 

Afinal, quem não quer planejar cada espaço do próprio imóvel?

  • Formas de pagamento 

Quando você decide investir no mercado imobiliário e escolhe comprar um imóvel na planta, é possível optar por algumas formas de pagamento mais acessíveis, já que a conversa será direto com a construtora. 

Na maioria dos casos, há a possibilidade de pagar até 30% do valor total até a entrega das chaves e financiar o restante do valor conforme a sua disponibilidade financeira. Muito tentador, não é mesmo?

  • Dê atenção para a documentação 

A documentação é uma das etapas mais sérias do processo, portanto, vale focar em cada detalhe e solucionar todas as dúvidas. 

Outra vantagem de quem escolhe comprar apartamento na planta é saber que a documentação será feita sem depender de inventário ou registros incompletos, problemas que acontecem com imóveis já prontos ou antigos. 

  • Seu pé-de-meia 

Investir no mercado imobiliário e comprar um imóvel na planta pode ser o começo do seu pé-de-meia! 

Muitas pessoas decidem viver investimento em imóveis, afinal, a renda dos aluguéis e vendas pode ser a garantia de um renda extra.  Em cidades turísticas, além dos aluguéis anuais, é possível que o proprietário lucre com os aluguéis de temporada. 

O investimento no mercado imobiliário pode ser o primeiro passo para buscar bons frutos nos próximos anos, tirando a responsabilidade de depender apenas do salário para pagar as contas no final do mês, além de garantir a tão sonhada liberdade econômica. 

Agora que você já conhece algumas vantagens de investir no mercado imobiliário brasileiro, acompanhe 5 dicas imperdíveis para lucrar com um imóvel na planta. 

5 dicas infalíveis para lucrar com um apartamento na planta 

Agora que você já entendeu como funciona o mercado imobiliário no Brasil, as características nacionais para investir, os índices econômicos para 2020 e as principais vantagens de lucrar comprando imóvel na planta, vamos apresentar as melhores dicas para garantir o sucesso na negociação. 

1. É isso mesmo que eu quero?

Antes de mais nada é fundamental fazer a seguinte pergunta: é isso mesmo que eu quero? É neste local que desejo morar ou investir?

Se a resposta for sim para as duas perguntas, então você está pronto para continuar e seguir os próximos passos rumo ao imóvel na planta. Ter a certeza de que esse é o negócio certo para você pode evitar compras realizadas por impulso e que fogem das suas necessidades e condições.

2. Conhecendo um pouco mais sobre a construtura

Vale salientar que, quando você escolhe comprar um apartamento na planta, está investindo no projeto da construtora, ou seja, em algo que está sendo construído, mas que ainda não está finalizado. 

Portanto, é fundamental que você faça uma boa pesquisa sobre a construtora: há quantos anos atua no mercado, quantas obras já foram entregues, se houve algum problema, qualidades dos empreendimento entregues e possíveis reclamações. 

Converse com amigos e conhecidos, pergunte se alguém conhece a marca. Ter a certeza de que a empresa é séria e vai entregar o seu imóvel como o combinado é o mínimo que você precisa saber antes de investir o seu dinheiro. 

3. Você tem a quantia para investir?

Como falamos no início do conteúdo, investir no mercado imobiliário e comprar um apartamento na planta é o sonho de muitos brasileiro. 

Entretanto, vale a pena a dica: avalie todas as suas economias e reveja se você está preparado para dar este passo, neste momento. 

Muitas pessoas acabam fechando negócios no calor da emoção, deixando de lado a razão, fator que contribui com o aumento de dívidas, empréstimos e situações arriscadas. 

Também vale a pena conversar com diversos bancos para compreender a forma de financiamento e juros que cada um deles oferece. Se o parcelamento for direto com a construtora, vale refletir se conseguirá arcar a longo prazo com o valor das parcelas.

4. Visite o bairro 

Outro fator preocupante e que, infelizmente, acontece com muitas pessoas que decidem investir em imóvel na planta é a insatisfação com a localização do empreendimento. 

Muitos acabam escolhendo o imóvel apenas pelo valor, mas acabam deixando de avaliar outros fatores fundamentais, incluindo a estrutura do bairro e a convivência com a vizinhança. 

Lembre que este é um quesito de extrema importância. Mesmo que não seja sua intenção morar no imóvel, outra pessoa irá caso você opte por colocá-lo para venda ou locação. Quanto melhor for a localização que você escolher, maiores as chances de você lucrar com seu apartamento na planta. 

Neste caso, a dica é: converse com pessoas próximas para saber se elas conhecem o bairro, visite-o em diferentes horas do dia, observe o comércio e infraestrutura locais e esteja atento a possíveis motivos para valorização ou desvalorização do imóvel. 

5. Verifique o registro de incorporação

O Registro de Incorporação é a garantia de que a construtora pode comercializar seu empreendimento e garante ao consumidor que o projeto no qual está investindo está aprovado e em conformidade com exigências legais.

No registro de incorporação são assegurados também a posse do terreno da construtora, memorial descritivo da obra, entre outras informações que possibilitam ao consumidor a ciência completa e segurança do que realmente será entregue.

6. Pergunte quantas vezes for preciso 

Não têm nada pior do que ficar com dúvida, não é mesmo? Nesta situação a dúvida pode ser ainda pior, afinal, você está depositando a sua confiança e o seu dinheiro em algo que pode ser um futuro investimento. 

Para evitar dor de cabeça e até brigas judiciais, o conselho é claro: pergunte, pergunte e pergunte quantas vezes for preciso!

Não tenha medo de questionar as pessoas que trabalham no local, de buscar informações e de solucionar todos os questionamentos. 

Lembre-se que este é o início da sua jornada de investimento no mercado imobiliário e todos os detalhes importam para você conseguir lucrar. 

Agora é com você!

Gostou das nossas dicas? Nosso material foi desenvolvido pensando em você! Agora que você já sabe as vantagens e etapas para adquirir o seu apartamento na planta com ótimas possibilidades de lucro, não deixe passar nenhum detalhe.

Lembre-se que a seriedade e cuidados são palavras-chave para garantir o sucesso do início ao fim da sua trajetória rumo à independência financeira. 

Caso tenha alguma dúvida, a Salute Imóveis pode te acompanhar neste passo tão importante do seu futuro! 

Com experiência no mercado e uma equipe de especialistas no mercado imobiliário de Balneário Camboriú e Praia Brava, nós podemos ajudá-lo a fazer um bom negócio.

E se você é proprietário de imóveis e deseja dicas de como anunciar o seu imóvel, não perca o nosso e-book exclusivo.

Continue acompanhando o nosso blog e esteja atento às novidades que ocorrem no mercado imobiliário de Balneário Camboriú e região.  

Até a próxima. 

Posts relacionados