Edifícios enormes sempre chamaram a atenção da humanidade, basta ver o grande número de arranha-céus em diversos países, e é por isso que resolvi trazer aqui o tema dos prédios mais altos do mundo.
Já imaginou estar no topo de um prédio com mais de 500 metros de altura e pensar na bela visão que ele pode lhe proporcionar?
No mundo, há muitos que passam, bastante, dessas alturas enormes e desafiam, cada vez mais, os limites da física e da arquitetura, sempre pensando em trazer a melhor experiência e bater recordes.
Sendo assim, nesse texto você irá conhecer o top 10 dos prédios considerados, até o momento, como os mais altos de todo o planeta.
No Brasil, os prédios ainda estão chegando aos 300 metros de altura, estando os mais altos localizados em Balneário Camboriú (a “Dubai brasileira”), mas não é demais pensar que logo o país alcançará os arranha-céus mais altos do mundo.
Desse modo, veja agora aqueles que podem ser, no futuro, inspiração para arquitetos e engenheiros brasileiros que desejarem quebrar recordes de altura de edifícios.
Boa leitura!
Prédios mais altos do mundo: Conheça agora o top 10
Se alguém lhe perguntasse, você saberia dizer em quais países localizam-se os prédios mais altos do mundo? Qual deles detém o recorde de maior número de arranha-céus gigantes do planeta?
Para deixar você mais por dentro do assunto, veja a lista abaixo com os 10 prédios mais altos de todo o mundo:
- Burj Khalifa (Emirados Árabes)
- Shanghai Tower (China)
- Makkah Clock Tower (Arábia Saudita)
- Ping An Finance Center, na China
- Lotte World Tower (Coreia do Sul)
- One World Trade Center, nos Estados Unidos
- Guangzhou CTF Finance Centre (China)
- Tianjin CTF Finance Centre (China)
- Citic Tower ou China Zun (China)
- Taipei 101 (Taiwan)
Agora que você conheceu a lista com os 10 prédios mais altos do mundo, é hora de saber um pouco mais sobre cada um deles, como curiosidades (como o número de andares) e um pouco da história, de forma rápida.
Acompanhe!
1- Burj Khalifa, nos Emirados Árabes
Para começar a lista dos prédios mais altos do mundo, como não poderia deixar de ser, está o Burj Khalifa, nos Emirados Árabes, com seus imponentes 828 metros de altura e 160 andares.
Quando começou a ser construído, o Burj Khalifa era tido como um projeto bastante ousado, considerado como um dos marcos da história da construção civil.
Durante 5 anos ele foi construído até ser finalizado, tendo contado com um orçamento de 1,5 bilhão de dólares, de modo a construir o maior edifício misto do mundo (uso tanto residencial quanto comercial).
Inaugurado no ano de 2010, ou seja, já com quase 10 anos de existência, o Burj Khalifa já quebrou diversos recordes ao longo dessa década, como de maior mirante ao ar livre, a de boate mais alta do mundo e o de maior número de andares.
2- Shanghai Tower, na China
Nos últimos 5 anos, diversos prédios, como você verá abaixo nessa lista, foram construídos na China, todos buscando alcançar o Burj Khalifa, nos Emirados Árabes, e tentando o título de maior edifício chinês.
Apesar de toda essa empreitada, em várias cidades do imenso país chinês, nenhum conseguiu, ainda, bater o Shanghai Tower, edifício que possui 632 metros, o maior da China e o 2º maior do mundo.
Para ser finalizado, foram longos sete anos até que o prédio ficasse pronto, tendo ele uma fachada de vidro, em forma de espiral, que é incrível para quem o vê.
O prédio conta com 128 andares, entre os quais há mais de 100 elevadores, todos dotados de uma alta tecnologia, de modo a permitir que os visitantes locomovam-se da melhor forma dentro do Shanghai Tower.
Os elevadores desse prédio, aliás, contam com um super recorde: o de elevadores mais rápidos do mundo, sendo capazes de transportar pessoas a 20,5 metros por segundo, um verdadeiro feito.
3- Makkah Clock Tower (Arábia Saudita)
Fechado o top 3 dessa lista está o Makkah Clock Tower, localizado em Meca, na Arábia Saudita, e que também é conhecido como Abraj Al Bait.
Além de ser o edifício mais alto de toda a Arábia Saudita, o prédio ainda é considerado como o hotel mais alto do mundo, tendo 601 metros de altura.
Dentro do Makkah Clock Tower, existem 95 andares, e o mesmo está cercado por outras seis torres menores, que juntas formam um complexo de edifícios de mais 1,5 milhões de metros quadrados.
Fora o título de 3º maior prédio do mundo e de maior hotel do planeta, ainda há outros títulos que o Makkah Clock Tower carrega, como o de mais alta torre de relógio do mundo, bem como de maior mostrador de relógio.
4- Ping An Finance Center, na China
O segundo maior prédio da China é o 4º da lista dos top 10 dos prédios mais altos do mundo, sendo um dos principais símbolos da atual geração de arranha-céus gigantes da Ásia.
No Ping Ang Finance Center, localizada na cidade de Shenzhen, na China, foram investidos mais de 1,5 bilhão de dólares, e todo o edifício é feito de aço inoxidável.
O material foi escolhido, justamente, por conta da sua alta resistência ao clima da cidade, que pode contar com tufões em algumas épocas do ano, de modo a revestir todos os 599 metros de altura do Ping Ang.
Dentro do edifício, há 115 andares, entre os quais o que localiza-se um dos maiores deques de observação do mundo, a 541 metros de altura, que é o Free Sky.
De lá, o visitante tem acesso a toda a vista panorâmica de Shenzhen, uma cidade que teve um rápido crescimento em um pequeno espaço de tempo, contando, hoje, com uma vida noturna bastante agitada.
5- Lotte World Tower, na Coreia do Sul
Esse é um dos muitos prédios da lista localizados no continente asiático, sendo o maior da Coreia do Sul, localizando-se na capital Seul.
O Lotte World Tower foi inaugurado em 2017, chegando já para ocupar o top 10 dos prédios mais altos do mundo, com seus 555 metros de altura e 123 andares, no total.
Além dos escritórios com a finalidade comercial/de negócios, o prédio ainda possui várias unidades residenciais/apartamentos, além também do seu próprio hotel de luxo.
Para construir o Lotte World Tower, foram investidos cerca de 3,6 bilhões de dólares, tendo o gigante prédio um dos maiores pontos de observação do mundo (a quase 500 metros), bem como uma das piscinas mais altas do planeta.
Dentro da península coreana, o Lotte World Tower também ganhou o título de maior do mundo, tendo ultrapassado o hotel Ryugyong em Pyongyang, na Coreia do Norte.
6- One World Trade Center, nos Estados Unidos
No 6º lugar da lista dos prédios mais altos do mundo está o One World Trade Center, em Nova York, nos Estados Unidos, conhecido como WTC1.
É o prédio principal do novo complexo do World Trade Center, inaugurado em 2014, construído para substituir os antigos arranha-céus que foram derrubados nos atentados de 11 de setembro de 2001.
O edifício possui 541 metros de altura e conta com 104 andares, tendo sido um dos top cinco dos mais caros construídos, em todo o mundo, desde o início dos anos 90.
A construção do novo World Trade Center demorou 8 anos para ser concluída, sendo voltado, assim como o era o anterior, para o mundo dos negócios, tendo a maioria dos andares ocupados por escritórios.
Para quem deseja observar Nova York de cima, é possível fazê-lo por meio de um observatório, localizado a 386 metros, que é totalmente aberto ao público.
7- Guangzhou CTF Finance Centre, na China
A China é o país com o maior número de prédios no top 10 dos arranha-céus mais altos do mundo, muitos deles inaugurados nos últimos 5 anos, como é o caso do Guangzhou CTF Finance Centre, em Guangzhou.
Ao todo, o enorme prédio possui 530 metros de altura, com 111 andares no total, tendo sido um dos destaques da paisagem na cidade chinesa.
O prédio foi inaugurado no ano de 2016, após sete anos de construções, e tem a finalidade, estritamente, comercial, ou seja, diferentemente de outros prédios enormes com multifuncionalidade, ele não possui funções residenciais, por exemplo.
Entretanto, os últimos andares do grande prédio são direcionados para um hotel (com 16 andares e contando com mais de 200 quartos), além de um observatório utilizado pelos visitantes para observar a bela paisagem da cidade.
8- Tianjin CTF Finance Centre, na China
Um arranha-céu recentemente inaugurado em território chinês, o Tianjin CTF Finance Centre tornou-se um dos prédios mais altos do mundo, seguindo a ideia das cidades chinesas de reduzirem a diferença para o Burj Khalifa.
A torre, em sua totalidade, possui o total de 530 metros, localizando-se na área de desenvolvimento econômico-tecnológico de Tianjin, sendo uma das atrações principais do centro financeiro da cidade chinesa.
Na torre de 530 metros, existem apartamentos de luxo, um hotel inteiro e muitos escritórios/andares comerciais, o que faz dele muito diverso na sua funcionalidade.
O projeto do arranha-céu foi idealizado para que ele tivesse, ao final da sua construção, a forma de um foguete, o que se dá devido à sua fachada que é curvilínea.
9- Citic Tower ou China Zun, na China
O prédio mais alto de Pequim, inaugurado em 2018, entrou na lista dos 10 prédios mais altos do mundocom seus 528 metros de altura.
O Citic Tower, também conhecido como China Zun, que é o centro financeiro de Pequim, começou a ser construído em 2011 e teve a sua torre finalizada em 2017, com inauguração no ano seguinte.
Ao longo dos seus quase 530 metros de altura, o edifício possui 109 andares e é marcado, principalmente, por conta da fachada espelhada que possui, e por sua curvatura, ocasionada pela silhueta baseada em um vaso chinês chamado de Zun.
A construção do China Zun, que se tornou o mais alto da capital chinesa, se dá no contexto das cidades da China (como Xangai e Pequim) para tentarem reduzir a diferença que possuem em relação ao maior prédio do mundo.
10- Taipei 101, em Taiwan
Por muitos anos, desde que foi inaugurado em 2004, o Taipei 101 foi considerado como o prédio mais alto do mundo, ao longo dos seus 508 metros de altura.
Entretanto, em 2010, após 6 anos no “topo do mundo”, o prédio foi desbancado da primeira colocação e, desde então, diversos outros edifícios enormes foram sendo construídos e rebaixando o Taipei 101 no top 10.
O prédio, localizado na pequena ilha de Taiwan e que faz parte do continente asiático, possui 101 andares, como seu próprio nome sugere, e é possível ir até o 89º andar apreciar a vista de Taipé, capital de Tawian.
Uma das atrações é justamente a velocidade pela qual você pode subir do 5º andar, onde se compra o ingresso do observatório, para ir até o 89º andar em apenas 40 segundos.
Como o Taipei 101 está localizado em uma área que possui constante atividade sísmica, assim como vulcânica, a construção do prédio foi feita para que ele pudesse aguentar um terremoto de até 7 graus (na escala Richter).
Além disso, ventos de até 450 km/h podem atingir o enorme prédio sem causar danos a ele, tudo por conta de um amortecedor eólico que é capaz de protege-lo contra eventuais desastres que possam vir a ocorrer.
Quais são os 10 edifícios mais altos do Brasil?
Você sabe onde estão localizados os edifícios mais altos do Brasil? Sabe a que se destinam?
Nesse artigo você poderá ver quais são eles, onde estão localizados e o que representam para a área de localização. Primeiramente, vamos apresentar em lista, quais são eles:
- One Tower (Balneário Camboriú)
- Yachthouse Residence Club, Torres 1 e 2 (Balneário Camboriú)
- VR Tower (Itapema)
- Infinity Coast (Balneário Camboriú)
- Boreal Tower (Balneário Camboriú)
- Phoenix Tower (Balneário Camboriú)
- Sky Tower (Balneário Camboriú)
- Vitra by Pininfarina (Balneário Camboriú)
- Epic Tower (Balneário Camboriú)
- Órion Business and Health Complex (Goiânia, Goiás)
Balneário poderá receber destaque no ranking mundial
Mas a lista dos 10 edifícios mais altos do Brasil poderá sofrer alterações. Isso porque está no radar de Balneário Camboriú, a construção do maior prédio residencial do mundo, o que fará com que a cidade seja incluída no ranking mundial dos maiores arranha-céus.
O projeto ainda está em fase de aprovação, sendo apenas protocolado para aprovação da Prefeitura de Balneário Camboriú e poderá sofrer algumas alterações até o seu lançamento.
Para se ter ideia, o empreendimento passará a altura do maior edifício das Américas, o One World Trade localizado em Nova York.
Até o momento, não há informações oficiais sobre a mega construção, mas ficamos na torcida para que, em breve, seja lançado esse projeto que mudará o ranking mundial dos maiores arranha-céus.
Conclusão
Como você viu, em todo o mundo há uma grande concentração de prédios altos, muitas vezes com interesse em bater recordes dentro de um mesmo país, como é o caso da China, que ano após ano tem novos edifícios enormes inaugurados.
Neste texto, você pôde ver uma lista daqueles que são considerados, atualmente, como o top 10 dos prédios mais altos do mundo, todos eles acima de 500 metros de altura e a maior parte concentrada em território asiático.
Gostou do artigo de hoje sobre o top 10 dos prédios mais altos do mundo?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.