Top 10 prédios mais altos do mundo

12 minutos para ler

Edifícios enormes sempre chamaram a atenção da humanidade, basta ver o grande número de arranha-céus em diversos países, e é por isso que resolvi trazer aqui o tema dos prédios mais altos do mundo.

Já imaginou estar no topo de um prédio com mais de 500 metros de altura e pensar na bela visão que ele pode lhe proporcionar?

No mundo, há muitos que passam, bastante, dessas alturas enormes e desafiam, cada vez mais, os limites da física e da arquitetura, sempre pensando em trazer a melhor experiência e bater recordes.

Sendo assim, nesse texto você irá conhecer o top 10 dos prédios considerados, até o momento, como os mais altos de todo o planeta.

No Brasil, os prédios ainda estão chegando aos 300 metros de altura, estando os mais altos localizados em Balneário Camboriú (a “Dubai brasileira”), mas não é demais pensar que logo o país alcançará os arranha-céus mais altos do mundo.

Desse modo, veja agora aqueles que podem ser, no futuro, inspiração para arquitetos e engenheiros brasileiros que desejarem quebrar recordes de altura de edifícios.

Boa leitura!

Prédios mais altos do mundo: Conheça agora o top 10

Se alguém lhe perguntasse, você saberia dizer em quais países localizam-se os prédios mais altos do mundo? Qual deles detém o recorde de maior número de arranha-céus gigantes do planeta?

Para deixar você mais por dentro do assunto, veja a lista abaixo com os 10 prédios mais altos de todo o mundo:

  1. Burj Khalifa (Emirados Árabes)
  2. Shanghai Tower (China)
  3. Makkah Clock Tower (Arábia Saudita)
  4. Ping An Finance Center, na China
  5. Lotte World Tower (Coreia do Sul)
  6. One World Trade Center, nos Estados Unidos
  7. Guangzhou CTF Finance Centre (China)
  8. Tianjin CTF Finance Centre (China)
  9. Citic Tower ou China Zun (China)
  10. Taipei 101 (Taiwan)

Agora que você conheceu a lista com os 10 prédios mais altos do mundo, é hora de saber um pouco mais sobre cada um deles, como curiosidades (como o número de andares) e um pouco da história, de forma rápida.

Acompanhe!

1- Burj Khalifa, nos Emirados Árabes

Para começar a lista dos prédios mais altos do mundo, como não poderia deixar de ser, está o Burj Khalifa, nos Emirados Árabes, com seus imponentes 828 metros de altura e 160 andares.

Quando começou a ser construído, o Burj Khalifa era tido como um projeto bastante ousado, considerado como um dos marcos da história da construção civil.

Durante 5 anos ele foi construído até ser finalizado, tendo contado com um orçamento de 1,5 bilhão de dólares, de modo a construir o maior edifício misto do mundo (uso tanto residencial quanto comercial).

Inaugurado no ano de 2010, ou seja, já com quase 10 anos de existência, o Burj Khalifa já quebrou diversos recordes ao longo dessa década, como de maior mirante ao ar livre, a de boate mais alta do mundo e o de maior número de andares.

2- Shanghai Tower, na China

Nos últimos 5 anos, diversos prédios, como você verá abaixo nessa lista, foram construídos na China, todos buscando alcançar o Burj Khalifa, nos Emirados Árabes, e tentando o título de maior edifício chinês.

Apesar de toda essa empreitada, em várias cidades do imenso país chinês, nenhum conseguiu, ainda, bater o Shanghai Tower, edifício que possui 632 metros, o maior da China e o 2º maior do mundo.

Para ser finalizado, foram longos sete anos até que o prédio ficasse pronto, tendo ele uma fachada de vidro, em forma de espiral, que é incrível para quem o vê.

O prédio conta com 128 andares, entre os quais há mais de 100 elevadores, todos dotados de uma alta tecnologia, de modo a permitir que os visitantes locomovam-se da melhor forma dentro do Shanghai Tower.

Os elevadores desse prédio, aliás, contam com um super recorde: o de elevadores mais rápidos do mundo, sendo capazes de transportar pessoas a 20,5 metros por segundo, um verdadeiro feito.

3- Makkah Clock Tower (Arábia Saudita)

Fechado o top 3 dessa lista está o Makkah Clock Tower, localizado em Meca, na Arábia Saudita, e que também é conhecido como Abraj Al Bait.

Além de ser o edifício mais alto de toda a Arábia Saudita, o prédio ainda é considerado como o hotel mais alto do mundo, tendo 601 metros de altura.

Dentro do Makkah Clock Tower, existem 95 andares, e o mesmo está cercado por outras seis torres menores, que juntas formam um complexo de edifícios de mais 1,5 milhões de metros quadrados.

Fora o título de 3º maior prédio do mundo e de maior hotel do planeta, ainda há outros títulos que o Makkah Clock Tower carrega, como o de mais alta torre de relógio do mundo, bem como de maior mostrador de relógio.

4- Ping An Finance Center, na China

O segundo maior prédio da China é o 4º da lista dos top 10 dos prédios mais altos do mundo, sendo um dos principais símbolos da atual geração de arranha-céus gigantes da Ásia.

No Ping Ang Finance Center, localizada na cidade de Shenzhen, na China, foram investidos mais de 1,5 bilhão de dólares, e todo o edifício é feito de aço inoxidável.

O material foi escolhido, justamente, por conta da sua alta resistência ao clima da cidade, que pode contar com tufões em algumas épocas do ano, de modo a revestir todos os 599 metros de altura do Ping Ang.

Dentro do edifício, há 115 andares, entre os quais o que localiza-se um dos maiores deques de observação do mundo, a 541 metros de altura, que é o Free Sky.

De lá, o visitante tem acesso a toda a vista panorâmica de Shenzhen, uma cidade que teve um rápido crescimento em um pequeno espaço de tempo, contando, hoje, com uma vida noturna bastante agitada.

5- Lotte World Tower, na Coreia do Sul

Esse é um dos muitos prédios da lista localizados no continente asiático, sendo o maior da Coreia do Sul, localizando-se na capital Seul.

O Lotte World Tower foi inaugurado em 2017, chegando já para ocupar o top 10 dos prédios mais altos do mundo, com seus 555 metros de altura e 123 andares, no total.

Além dos escritórios com a finalidade comercial/de negócios, o prédio ainda possui várias unidades residenciais/apartamentos, além também do seu próprio hotel de luxo.

Para construir o Lotte World Tower, foram investidos cerca de 3,6 bilhões de dólares, tendo o gigante prédio um dos maiores pontos de observação do mundo (a quase 500 metros), bem como uma das piscinas mais altas do planeta.

Dentro da península coreana, o Lotte World Tower também ganhou o título de maior do mundo, tendo ultrapassado o hotel Ryugyong em Pyongyang, na Coreia do Norte.

6- One World Trade Center, nos Estados Unidos

No 6º lugar da lista dos prédios mais altos do mundo está o One World Trade Center, em Nova York, nos Estados Unidos, conhecido como WTC1.

É o prédio principal do novo complexo do World Trade Center, inaugurado em 2014, construído para substituir os antigos arranha-céus que foram derrubados nos atentados de 11 de setembro de 2001.

O edifício possui 541 metros de altura e conta com 104 andares, tendo sido um dos top cinco dos mais caros construídos, em todo o mundo, desde o início dos anos 90.

A construção do novo World Trade Center demorou 8 anos para ser concluída, sendo voltado, assim como o era o anterior, para o mundo dos negócios, tendo a maioria dos andares ocupados por escritórios.

Para quem deseja observar Nova York de cima, é possível fazê-lo por meio de um observatório, localizado a 386 metros, que é totalmente aberto ao público.

7- Guangzhou CTF Finance Centre, na China

A China é o país com o maior número de prédios no top 10 dos arranha-céus mais altos do mundo, muitos deles inaugurados nos últimos 5 anos, como é o caso do Guangzhou CTF Finance Centre, em Guangzhou.

Ao todo, o enorme prédio possui 530 metros de altura, com 111 andares no total, tendo sido um dos destaques da paisagem na cidade chinesa.

O prédio foi inaugurado no ano de 2016, após sete anos de construções, e tem a finalidade, estritamente, comercial, ou seja, diferentemente de outros prédios enormes com multifuncionalidade, ele não possui funções residenciais, por exemplo.

Entretanto, os últimos andares do grande prédio são direcionados para um hotel (com 16 andares e contando com mais de 200 quartos), além de um observatório utilizado pelos visitantes para observar a bela paisagem da cidade.

8- Tianjin CTF Finance Centre, na China

Um arranha-céu recentemente inaugurado em território chinês, o Tianjin CTF Finance Centre tornou-se um dos prédios mais altos do mundo, seguindo a ideia das cidades chinesas de reduzirem a diferença para o Burj Khalifa.

A torre, em sua totalidade, possui o total de 530 metros, localizando-se na área de desenvolvimento econômico-tecnológico de Tianjin, sendo uma das atrações principais do centro financeiro da cidade chinesa.

Na torre de 530 metros, existem apartamentos de luxo, um hotel inteiro e muitos escritórios/andares comerciais, o que faz dele muito diverso na sua funcionalidade.

O projeto do arranha-céu foi idealizado para que ele tivesse, ao final da sua construção, a forma de um foguete, o que se dá devido à sua fachada que é curvilínea.

9- Citic Tower ou China Zun, na China

O prédio mais alto de Pequim, inaugurado em 2018, entrou na lista dos 10 prédios mais altos do mundocom seus 528 metros de altura.

O Citic Tower, também conhecido como China Zun, que é o centro financeiro de Pequim, começou a ser construído em 2011 e teve a sua torre finalizada em 2017, com inauguração no ano seguinte.

Ao longo dos seus quase 530 metros de altura, o edifício possui 109 andares e é marcado, principalmente, por conta da fachada espelhada que possui, e por sua curvatura, ocasionada pela silhueta baseada em um vaso chinês chamado de Zun.

A construção do China Zun, que se tornou o mais alto da capital chinesa, se dá no contexto das cidades da China (como Xangai e Pequim) para tentarem reduzir a diferença que possuem em relação ao maior prédio do mundo.

10- Taipei 101, em Taiwan

Por muitos anos, desde que foi inaugurado em 2004, o Taipei 101 foi considerado como o prédio mais alto do mundo, ao longo dos seus 508 metros de altura.

Entretanto, em 2010, após 6 anos no “topo do mundo”, o prédio foi desbancado da primeira colocação e, desde então, diversos outros edifícios enormes foram sendo construídos e rebaixando o Taipei 101 no top 10.

O prédio, localizado na pequena ilha de Taiwan e que faz parte do continente asiático, possui 101 andares, como seu próprio nome sugere, e é possível ir até o 89º andar apreciar a vista de Taipé, capital de Tawian.

Uma das atrações é justamente a velocidade pela qual você pode subir do 5º andar, onde se compra o ingresso do observatório, para ir até o 89º andar em apenas 40 segundos.

Como o Taipei 101 está localizado em uma área que possui constante atividade sísmica, assim como vulcânica, a construção do prédio foi feita para que ele pudesse aguentar um terremoto de até 7 graus (na escala Richter).

Além disso, ventos de até 450 km/h podem atingir o enorme prédio sem causar danos a ele, tudo por conta de um amortecedor eólico que é capaz de protege-lo contra eventuais desastres que possam vir a ocorrer.

Quais são os 10 edifícios mais altos do Brasil?

Você sabe onde estão localizados os edifícios mais altos do Brasil? Sabe a que se destinam?

Nesse artigo você poderá ver quais são eles, onde estão localizados e o que representam para a área de localização. Primeiramente, vamos apresentar em lista, quais são eles:

  1. One Tower (Balneário Camboriú)
  2. Yachthouse Residence Club, Torres 1 e 2 (Balneário Camboriú)
  3. VR Tower (Itapema)
  4. Infinity Coast (Balneário Camboriú)
  5. Boreal Tower (Balneário Camboriú)
  6. Phoenix Tower (Balneário Camboriú)
  7. Sky Tower (Balneário Camboriú)
  8. Vitra by Pininfarina (Balneário Camboriú)
  9. Epic Tower (Balneário Camboriú)
  10. Órion Business and Health Complex (Goiânia, Goiás)

Balneário poderá receber destaque no ranking mundial

Mas a lista dos 10 edifícios mais altos do Brasil poderá sofrer alterações. Isso porque está no radar de Balneário Camboriú, a construção do maior prédio residencial do mundo, o que fará com que a cidade seja incluída no ranking mundial dos maiores arranha-céus.

O projeto ainda está em fase de aprovação, sendo apenas protocolado para aprovação da Prefeitura de Balneário Camboriú e poderá sofrer algumas alterações até o seu lançamento.

Para se ter ideia, o empreendimento passará a altura do maior edifício das Américas, o One World Trade localizado em Nova York.

Até o momento, não há informações oficiais sobre a mega construção, mas ficamos na torcida para que, em breve, seja lançado esse projeto que mudará o ranking mundial dos maiores arranha-céus.

Conclusão

Como você viu, em todo o mundo há uma grande concentração de prédios altos, muitas vezes com interesse em bater recordes dentro de um mesmo país, como é o caso da China, que ano após ano tem novos edifícios enormes inaugurados.

Neste texto, você pôde ver uma lista daqueles que são considerados, atualmente, como o top 10 dos prédios mais altos do mundo, todos eles acima de 500 metros de altura e a maior parte concentrada em território asiático.

Gostou do artigo de hoje sobre o top 10 dos prédios mais altos do mundo?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Posts relacionados