O que é o CUB na construção civil?

5 minutos para ler

Saiba mais sobre o CUB (Custo Unitário Básico), um dos principais indicadores da construção civil e com grande efeito no mercado imobiliário.

Você sabe do que se trata o CUB? Bom, primeiramente, se você está planejando a compra de um imóvel na planta ou na construção, provavelmente, vai encontrar essa sigla em algum momento, pois impacta diretamente na compra do seu imóvel.

No artigo de hoje, vamos explicar de forma bastante simplificada a definição do indexador considerado um dos principais indicadores da construção civil. Acompanhe o conteúdo até o final e saiba mais sobre o CUB.

O que significa o CUB?

O CUB refere-se ao Custo Unitário Básico, que resumidamente, é o cálculo de quanto custa, em média, para construir 1 metro quadrado. O CUB é um indicador monetário que determina o custo básico da construção civil, demonstrando a evolução dos custos das obras de forma geral.

A credibilidade do CUB se deve a Lei Federal 4.591/64, de 16 de dezembro de 1964, que exigiu do Sinduscon (sindicatos da construção civil) de cada estado brasileiro, a divulgação dos valores do m² das edificações, geralmente, no início de cada mês.

Isso porque o CUB é definido através dos custos das construções de edificações calculados em diversos âmbitos desde a fase de planejamento e orçamento até a execução da obra, incluindo os custos de mão de obra, insumos e materiais.

Shutterstock/Cbic

Em Santa Catarina, o valor do CUB está entre os mais caros do Brasil, resultado da falta de trabalhadores disponíveis no mercado.

Os maiores aumentos do indexador ocorrem nos meses de maio e junho, quando os reajustes salariais da categoria acontecem. E como o CUB é uma referência para guiar o mercado de incorporação imobiliária conforme os custos, inclusive de mão de obra, é esperado esse aumento.

Embora a média do CUB tenha se mantido constante com a média de variação entre 4 a 6% ao ano, a pandemia fez com que os mantimentos e insumos ficassem escassos e com isso o indicador monetário disparou. 

Quais são os tipos de CUB?

Existem tipos de CUB que basicamente se dividem pelo padrão da obra, se é alto, médio ou baixo padrão, que é definido pelo parâmetro do acabamento e, também, pelo projeto-padrão. Ou seja, qual é tipo de construção civil, se a obra é residencial ou comercial.

Como já sabemos, CUB/m² é calculado a partir dos custos com insumos, salários, preços de materiais de construção, despesas administrativas e custos com alugueis de equipamentos. Porém há alguns itens que não são levados em consideração no cálculo do CUB como:

  • serviços de infraestrutura/fundação;
  • terrenos;
  • projetos estruturais e arquitetônicos;
  • instalações e equipamentos.;
  • elevadores;
  • remuneração do construtor;
  • custos com urbanização e jardinagem;
  • custo com obras complementares;
  • despesas com cartório;
  • áreas de lazer e playground,
  • regulamentação de condomínio.

Como o CUB vigente interfere na parcela do financiamento imobiliário?

É preciso compreender que no contrato de compra e venda do imóvel, quando corrigido pelo CUB, a parcela vai variar todos os meses.

Por isso, os compradores de imóveis adquiridos ainda na planta devem utilizar o CUB como um indexador, conferindo o reajuste do preço, pois será preciso somar a porcentagem às parcelas do financiamento.

Conhecido como a moeda dos imóveis, o cálculo geralmente é o valor financiado dividido pelo valor do CUB. Dessa forma, a dívida não é medida em reais e sim em CUBs e suas variações mensais.

E esse aumento é bastante vantajoso na hora de adquirir um imóvel, pois com o aumento do CUB, a valorização do imóvel também acontece.

Qual a vantagem de comprar um imóvel utilizando o CUB?

Bom, toda a compra a prazo tem a correção de valores e juros. Quando se tratam de imóveis que estão sendo construídos, todos os materiais e mão de obra variam conforme o passar dos meses, porém é importante frisar que esse aumento valorizará ainda mais o empreendimento e o apartamento.

Então, se a sua dúvida era: “vou perder dinheiro?” A resposta é não! Até porque o CUB não é juros e a finalidade não é a mesma. Como já mencionamos anteriormente, o indicador equilibra os valores de mercado da construção civil para não haver prejuízo para construtoras e incorporadoras.

Porém, é sempre necessário um bom planejamento financeiro para a aquisição da compra de um imóvel na planta ou em construção.

Além disso, é fundamental que você esteja amparado por profissionais que entendem do mercado imobiliário para comprar o seu imóvel dos sonhos com tranquilidade e segurança.

Conte com a Salute Imóveis para encontrar o seu apartamento na praia, na sua hora, no seu tempo e do seu jeito. 

Você está convidado a conhecer as nossas lojas e para tomar um delicioso cafezinho. Ou, se preferir, entre em contato conosco. Nossa equipe está preparada para lhe apresentar as melhores oportunidades do mercado imobiliário em Balneário Camboriú, Praia Brava e Itapema.

Posts relacionados

Deixe um comentário