eventos em santa catarina eventos em santa catarina

7 eventos em Santa Catarina que você não pode perder

11 minutos para ler

Lar de muitas riquezas naturais e culturais, o estado de Santa Catarina dispõe de atrativos para todos os públicos durante o ano inteiro.

Se você está planejando uma viagem mas não sabe bem para onde ir, este artigo é para você!

Além de lhe oferecer mais detalhes sobre essa linda região e suas muitas atrações, vou recomendar também 7 eventos em Santa Catarina que você não pode perder de jeito nenhum.

Vem comigo!

O Estado de Santa Catarina e suas belezas (nada) escondidas

Localizado no sul do país, o estado de Santa Catarina tem suas próprias características singulares e especiais. 

Seus mais de 5 milhões de habitantes tornaram a região palco de uma miscigenação cultural ímpar. Basta observar um pouco mais detidamente suas artes, gastronomia e arquitetura para perceber as muitas influências polacas, italianas, austríacas, portuguesas e alemãs.

Esta última é com certeza a mais facilmente perceptível. Devido ao grande fluxo migratório de alemães no século 19, cerca de 40% da atual população catarinense é de origem alemã. 

Ainda que fortemente influenciado por essa etnia, o encontro de tantas culturas distintas resultou em um lugar único no mundo, com peculiaridades que atraem milhares de visitantes todos os anos.

Acredite. Não é à toa que Santa Catarina é um dos melhores estados para se morar no Brasil

Além de muitas de suas cidades serem amplamente conhecidas por sua alta qualidade de vida, o lugar também conta com um litoral esplêndido e traz consigo uma bagagem histórica riquíssima.

Sua linda margem conta com enseadas largas, praias de água cristalina, ilhas naturalmente paradisíacas e uma mata atlântica exuberante que se estende por boa parte de seu território.

Agora que você já tem ideia do que esperar do estado de Santa Catarina, vou lhe mostrar algumas das inúmeras razões pelas quais a região atrai tantos turistas.

O que fazer em Santa Catarina?

Que tal experimentar algo novo? 

Não importa de que tipo de atividades você goste, pode apostar que em algum lugar do estado você se sentirá muito bem representado. Não acredita? Vou lhe mostrar!

Se você procura uma praia quente e gostosa para passar o verão, vai adorar visitar a Praia do Rosa em Imbituba. Agora se você é do tipo que acha que praia e frio combinam, basta visitar Florianópolis ou Balneário Camboriú no inverno.

Se você é um grande fã de adrenalina e esportes radicais, você pode praticar surf e outros esportes náuticos em centenas de praias distintas em Santa Catarina, descer corredeiras emocionantes no Vale do Itajaí e até fazer um vôo de parapente em Florianópolis.

Se gosta de aventura, mas prefere algo mais tranquilo, você pode fazer trilhas pela mata atlântica à beira mar, descer cachoeiras, escalar montanhas e fazer mergulhos em abrigos naturais.

Os amantes da natureza costumam ficar encantados com a fauna e flora desse estado. Mesmo os que não quiserem entrar na mata podem se divertir vendo baleias-francas a poucos metros de distância.

Caso a “sua praia” seja a arquitetura, vale a pena ir conhecer a catedral, o castelinho e as outras construções tradicionalmente alemãs de Blumenau. 

Se você quer fazer um passeio pela história, pode ir até Florianópolis conhecer a Catedral Metropolitana e o Forte São José da Ponta Grossa ou admirar as belezas de Laguna, a terra de Anita Garibaldi.

Caso você queira conhecer uma nova cultura e experimentar novos sabores, pode ir até a Nova Veneza experimentar uma verdadeira comida caseira italiana ou experimentar pratos germânicos como o Wurst (Salsicha) e o Kassler (Chuleta de porco) em Blumenau.

Viu só? Não importa quais sejam suas preferências, o estado de Santa Catarina está preparado para te receber.

Agora você já sabe: o turismo na região não se resume apenas a visitar praias maravilhosas e lindas cidades históricas.

Conheça 7 eventos em Santa Catarina que você não pode perder

Vale lembrar que suas tradicionais festividades, eventos e encontros também são algumas das principais razões pelas quais o estado é amado por turistas do mundo todo.

São muitos os eventos realizados por lá, mas separei aqui os que julgo serem os 7 mais imperdíveis!

  • Oktoberfest – Blumenau

Sem dúvida o mais popular entre os eventos da lista é a Oktoberfest que acontece na linda cidade de Blumenau.

A festa alemã acontece todos os anos em outubro e se assemelha muito ao Oktoberfest que é realizado tradicionalmente em Munique, na Alemanha.

A festividade é pautada na cultura germânica e conta com pratos típicos, música alemã, desfile e, é claro, diversos tipos de cerveja.

Todos os anos mais de 500 mil pessoas visitam a Oktoberfest de Blumenau e experienciam todo o amor que a cidade tem por suas tradições.

É um evento extremamente animado que se faz muito interessante para jovens e adultos. É um dos mais importantes eventos em Santa Catarina e merece estar no topo da lista!

  • Schützenfest – Jaraguá do Sul

eventos em santa catarina

Outra festa tradicionalmente alemã muito animada e divertida é a Schützenfest, que acontece no Brasil em Jaraguá do Sul.

O evento visa encorajar e reunir praticantes de tiro esportivo em confraternizações típicas que contam com música e dança folclórica, comidas típicas e mostras de artesanato.

A atração principal é o tradicional Schützembaum, um desfile que reúne grupos folclóricos, sociedades de tiro e bandas em uma grande cerimônia.

Há também elegantes festas de Rei e Rainha. além de um grande baile para selar o evento com toda a sofisticação que o acompanha.

Se você se interessa pela cultura germânica certamente vai adorar a Schützenfest. Que tal incluir Jaraguá do Sul no seu roteiro de viagem?

  • Festa das Flores – Joinville

Quem ama flores e plantinhas não pode deixar de visitar Joinville durante a tradicional Festa das Flores.

Sendo a mais antiga festa do gênero no Brasil, o evento acontece há mais de 80 anos, transformando Joinville todos os anos em um enorme jardim.

O evento conta com exposições, concursos de orquídeas e jardins além de oficinas de cultivo e palco cultural.

A festividade é tão importante para a região que atualmente a Festa das Flores é reconhecida como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina. 

Nas últimas edições, o evento reuniu mais de 100 mil pessoas de diversos cantos do Brasil.

Seja você um orquidófilo, paisagista ou um simples amante da natureza, é certo que a festa das flores vai lhe deixar completamente encantado. 

O evento que já completa 8 décadas ocorre sempre no mês de novembro.

  • Festival Gastronômico – Balneário Camboriú

eventos em santa catarina

Conhecer novos sabores é como visitar novos lugares. Em Balneário Camboriú você pode fazer ambos e aproveitar a sua viagem duas vezes mais com este evento de dar água na boca.

Há mais de 10 anos acontece na cidade o Festival Gastronômico “Balneário Saboroso”, um evento que tem uma dinâmica excepcional. 

Durante o evento, desfrutar de menus exclusivos com entrada, prato principal e sobremesa por preços bem abaixo do costumeiro.

Em 2019 foram selecionados 36 restaurantes com especialidades culinárias distintas. E é claro que esse evento tão gostoso não só tem atraído muitos visitantes como também encantado os próprios habitantes de Balneário Camboriú. 

Além do Festival Gastronômico, Balneário Camboriú também tem muitos outros eventos que merecem a sua atenção. 

Para saber mais sobre cada um deles leia nosso artigo: “Principais eventos de Balneário Camboriú”

  • Marejada – Itajaí

eventos em santa catarina

Sendo a maior festa de Pescados de todo o Brasil, a Marejada vem a cada ano ganhando mais destaque e atraindo mais visitantes para a cidade de Itajaí. 

O tema da festa é o peixe! Dentro do pavilhão principal ou do lado de fora nos jardins… em todo o evento é possível encontrar restaurantes e lanchonetes que usam ingredientes muito similares das mais diversas formas.

A última edição do evento contou também com a presença de bares e cervejarias artesanais, parque de diversões para os pequenos e até ofereceu um bicicletário gratuito para os participantes.

A Marejada é realizada no mês de outubro na aprazível cidade de Itajaí! Que tal fazer uma viagem diferente e ainda aproveitar um evento delicioso?

  • Fenaostra – Florianópolis

Ainda falando de boa comida e festividades tradicionais, vale a pena dar uma boa conferida na Fenaostra, a Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana.

Realizada anualmente na bela cidade de Florianópolis, a Fenaostra é um evento que visa resgatar raízes históricas e estimular a produção e o consumo de ostras, que são amplamente cultivadas na ilha e seus arredores.

O evento conta com concursos gastronômicos e uma grande agenda folclórica e cultural. Na verdade, ela é a única festa deste tipo no país a reunir no mesmo evento atividades técnico-científica, econômica, gastronômica, artística e cultural que tematizam a maricultura.

Durante 6 dias, todos são bem-vindos para participar das tantas atrações preparadas para públicos de diversos gostos, interesses e faixas etárias. Inclua esse evento no seu roteiro de viagens. Você não vai se arrepender!

  • Osterfest – Pomerode

eventos em santa catarina

Diferente das outras festas, a Osterfest é uma festa sazonal que celebra a páscoa de forma especial. 

Durante um mês inteiro a cidade de Pomerode complementa sua belíssima arquitetura germânica com enfeites coloridos que encantam crianças e adultos.

Uma das grandes atrações do evento é a Osterbaum, a maior Árvore de Páscoa do mundo, que também é o tema da logo que representa a festa.

Outro grande atrativo da Osterfest é a chamada “Ostermarkt”, uma feira temática que vende artesanato e artigos de decoração, contando também com apresentações de grupos folclóricos e outras atrações artísticas. 

Se você e sua família estão procurando um lugar bem bacana para passar a páscoa, eu certamente recomendaria Pomerode!

  • (Bônus) Tirolerfest – Treze Tílias

Basta passar pela entrada da cidade toda construída em arquitetura austríaca para perceber o esplendor único de Treze Tílias. 

A pequena e charmosa cidadezinha é como um pequeno pedacinho da Áustria no Brasil e tem seus traços exclusivos.

A Tirolerfest, realizada todos os anos em Outubro é a maior festa de cultura tirolesa no país e é realizada tradicionalmente para celebrar a imigração austríaca. 

Quase todas as construções da cidade ostentam uma torre e um galo, o símbolo da disposição do tirolês para o trabalho. 

Durante o período festivo os visitantes podem conhecer um pouco das atividades que compõem essa tradição artística tão singular, que conta com animadas festas populares, grupos musicais e de dança folclórica tirolesa.

Desfrute de todos os parques, trilhas e lagos de Treze Tílias enquanto experimenta sua deliciosa culinária e gradualmente conhece uma nova cultura. 

A melhor parte é que ela pode ser incluída em um roteiro de viagem mais abrangente, como o Circuito de Festas de Outubro em Santa Catarina

Realize o Circuito Festivo de Outubro em Santa Catarina!

Depois de ter acompanhado a lista acima, você já deve ter notado que muitas das festas listadas tratam de celebrar a cultura dos imigrantes em Santa Catarina e são também realizadas durante o mês de outubro.

A proximidade entre as cidades em que acontecem os eventos possibilita que os visitantes façam um longo circuito festivo, indo de uma cidade a outra para aproveitar diversos eventos em sequência.

As datas são também geralmente planejadas para que os visitantes possam fazer todo o percurso sem deixar de visitar nenhuma das atrações no caminho.

Escolha as festas que mais lhe chamaram a atenção, monte o seu próprio roteiro e visite Santa Catarina para fazer uma viagem inesquecível!

Ainda procurando o destino perfeito para férias incríveis? Acabou de encontrar!

Nesse artigo, você acompanhou apenas uma pequena parte das inúmeras coisas a se fazer em Santa Catarina.

Como você pode perceber, não são só belas praias e exuberantes paisagens que ela oferece.  Há muita história, cultura e agitação o ano todo.

O turismo nesse estado é extremamente valorizado e propicia aos seu visitantes uma ampla variedade de atrações.

Se ainda não conhece, com certeza vale a pena planejar uma visita até lá! Garanto que o lugar vai lhe encantar e apetecer de tal maneira que será impossível não querer voltar.

Você já conhece algum dos eventos citados a cima? Então não deixe de contar nos comentários o que achou. 

Até a próxima!

Posts relacionados