O que você precisa saber sobre laudo de vistoria de imóvel para locação

6 minutos para ler

O laudo de vistoria de imóvel para locação é muito importante de tê-lo no processo para trazer mais segurança ao proprietário e locatário

No contrato da locação do imóvel, o laudo da vistoria do imóvel detalha as condições da construção, da estrutura e condições antes da entrega das chaves ao inquilino.

Dessa forma, traz mais segurança em relação à locação do imóvel, já que detalha as obrigações tanto do proprietário quanto do locatário, avaliando se a propriedade será devolvida nas mesmas condições que foi entregue ou se o inquilino precisa fazer algum reparo.  

Para evitar problemas, o documento deve ser feito de forma clara e detalhada das características do imóvel e dados relevantes que possam assegurar ambas as partes no momento da negociação.

Neste artigo, vamos te ajudar a entender o que você precisa saber sobre laudo de vistoria de imóvel para locação, qual a importância e os itens que não podem faltar no laudo de vistoria sobre o imóvel!

O que é o laudo de vistoria de imóvel?

O laudo de vistoria de imóvel consiste em um registro no qual são documentadas as informações sobre o estado de conservação de um imóvel.

Neste documento, é preciso que todas as informações sejam detalhadas, como as condições elétricas, encanamentos, portas, pintura, pisos e até mesmo as lâmpadas e mobílias disponibilizadas no momento da negociação.

Qual a importância do laudo de vistoria?

Basicamente, o laudo de vistoria é fundamental para resolver possíveis problemas para quem está alugando o imóvel e assegurando seus direitos para resolvê-los de forma prática.  

No contrato de locação, o proprietário descreve todas as informações de como o imóvel foi entregue ao locatário, informando tudo que há em sua propriedade e garantir que, se no futuro o imóvel for devolvido, esteja nas mesmas condições de preservação que foi entregue.

Feita a formalização do laudo, a locação torna-se muito segura tanto para o locatário que estará usufruindo do imóvel, quanto ao proprietário, que está oferecendo o espaço.

Lei do Inquilinato

Existe a Lei número 8.245/91, chamada de Lei do Inquilinato, que regulamenta as obrigações e responsabilidades que auxiliam na hora de elaborar o contrato de locação.

Conforme diz a lei, são obrigações do proprietário:

  • Entregar ao locatário o imóvel alugado em estado de servir ao uso a que se destina;
  • Fornecer ao locatário, caso este solicite, descrição minuciosa do estado do imóvel, quando de sua entrega, com expressa referência aos eventuais defeitos existentes.

Quanto às obrigações do locatário, o artigo 23 da Lei as descreve da seguinte maneira:

  • Servir-se do imóvel para o uso convencionado ou presumido, compatível com a natureza deste e com o fim a que se destina, devendo tratá-lo com o mesmo cuidado como se fosse seu;
  • Restituir o imóvel, finda a locação, no estado em que o recebeu, salvo as deteriorações decorrentes do seu uso normal.

Como elaborar o laudo de vistoria de imóvel?

No momento de fazer o laudo de vistoria do imóvel, é muito importante estar atento aos detalhes de cada espaço da propriedade. É preciso identificar se há, por exemplo, rachaduras, se a pintura do imóvel está bem feita e se a parte elétrica está funcionando corretamente.

Todas as informações são fundamentais que o locatário avise ao proprietário para que seja corrigido antes da entrega da chave para evitar futuros problemas e garantir que os desgastes piorem com o uso do imóvel.

Como fazer a vistoria?

É muito comum que o imóvel apresente sinais de desgaste com o tempo, como mofos nos rejuntes do banheiro, que as torneiras enferrujem, que a tintura descasque, então é de extrema importância que todos esses itens estejam registrados claramente no laudo de vistoria.

Na hora da vistoria, algumas ferramentas auxiliam no processo de identificar as condições do imóvel. Uma dica é começar pela parte elétrica e hidráulica, pois são muito importantes quanto à segurança do imóvel.

Ter um papel, caneta, trena e câmeras fotográficas em mãos vão te ajudar na hora de comprovar uma possível contestação na devolução do imóvel, assim como testar com algum aparelho elétrico a funcionalidade das tomadas da propriedade.

É importante mencionar que caso a parte elétrica e hidráulica não estejam funcionando corretamente, é necessário arrumá-las antes de entregar o imóvel para a locação.

Dessa forma, anote todas as condições dos cabos e fios, como os da internet e de telefone. Quanto a parte hidráulica, é necessário registrar qualquer vazamento em torneiras, pias, banheiros e goteiras.

Janelas, portas, pisos, revestimentos e pinturas do imóvel

Depois de registrar as observações da parte elétrica e hidráulica, é o momento de analisar as condições de uso das portas e janelas, cuidando se abrem e fecham corretamente e se as fechaduras estão funcionando.

É muito importante, também, observar o estado dos vidros das janelas, pois é preciso que estejam sem nenhuma trinca ou qualquer problema que possa causar acidentes.  

Quanto à pintura do imóvel, é preciso avaliar a qualidade da tinta, se foi pintado recentemente e averiguar se está desbotado para que o espaço seja devolvido ao locatário nas mesmas condições em que foi entregue.

 

Como a imobiliária pode te auxiliar na vistoria do imóvel? 

Há diversas razões para contratar uma imobiliária, pois garante a total transparência com relação à situação física e jurídica do imóvel. Alguns detalhes necessários podem passar despercebidos pelos proprietários no momento da vistoria do imóvel e a imobiliária te oferece um suporte na elaboração do documento.

A imobiliária confere cada detalhe do imóvel juntamente com um profissional para que se atentem a todas informações no momento da locação.

Na Salute Imóveis, profissionais qualificados elaboram o laudo de vistoria do imóvel que identificam os problemas na propriedade trazendo praticidade e segurança.

Nossa missão é trazer tranquilidade para os locatários, verificando todas as questões importantes da locação do imóvel garantindo que a concretização do contrato ocorra de forma que se alinhem às perspectivas do cliente, trazendo comodidade tanto para o inquilino quanto ao proprietário.

Ficou com alguma dúvida quanto ao laudo de vistoria do imóvel? Entre em contato conosco.

Te aguardamos em nosso endereço com um delicioso café. Será um prazer recebê-lo!

Posts relacionados

Deixe um comentário