Principais festas típicas de SC em outubro: Conheça quais são!

6 minutos para ler

Conheça as principais festas típicas de SC, em especial às da região do Alto Vale do Itajaí, que contam com uma programação especial de eventos durante todo o mês de outubro.

Quem curte um bom evento com muita cerveja, música e gastronomia com deliciosos pratos típicos, definitivamente, não tem desculpas para ficar em casa durante o mês de outubro em Santa Catarina!

O calendário de festas do período é recheado de programações no estado, principalmente, na região do Alto Vale do Itajaí.

Após o período da pandemia da Covid-19, os eventos estão sendo retomados e garantindo até mesmo um recorde de público que não era registrado há anos, como na tradicional Oktoberfest em Blumenau e a Marejada de Itajaí.

Confira no artigo de hoje as festas que marcaram o mês de outubro em Santa Catarina.

Conheça as principais festas típicas de SC

Entre as principais festas típicas de SC que ocorrem no mês de outubro estão: a tradicional Oktoberfest de Blumenau, a Marejada de Itajaí e a Fenarreco de Brusque.

Os eventos movimentam o turismo e a rede hoteleira da região e, neste ano, com a volta das festas pós-pandemia, as comemorações alegraram os moradores e turistas de todos os lugares do país com muita cultura, atrações musicais, dança, pratos típicos e diversidade de bebidas.

Cada festa tem sua característica própria, mas o que elas têm em comum é a animação garantida dos visitantes.

Vamos conhecer um pouco sobre cada um dos eventos do Alto Vale do Itajaí?!

1 – Oktoberfest em Blumenau

Foto: Divulgação

A Oktoberfest é a mais tradicional e famosa festa de Santa Catarina. Com origem alemã, o evento promove muita cerveja, música, dança e gastronomia típica.

É a segunda maior festa de cerveja do mundo, ficando atrás apenas da Oktoberfest de Munique, na Alemanha. Sendo esta, a inspiração para a primeira edição realizada na cidade de Blumenau.

O primeiro ano que o município realizou o evento foi em 1984, quando mais de 100 mil pessoas puderam prestigiar a festa no antigo Pavilhão A da Proerb, atual Parque Vila Germânica.

Desde então, o evento mostrou a sua grandeza e segue até hoje reunindo um grande público que deseja encontrar um pedacinho da Alemanha no Brasil.

Em sua 37ª edição, a festa teve como destaque a culinária típica alemã, oferecendo mais de 150 pratos tradicionais, como o goulash, spätzle e bretzel. Além disso, contou com um recorde de cervejarias, com 128 opções de bebidas com os mais variados rótulos e estilos.

A Oktoberfest de Blumenau de 2022 iniciou no dia 5 de outubro e encerrou no dia 23 do mesmo mês, recebendo mais de 600 mil pessoas pelos pavilhões do Parque da Vila Germânica. O número representa o terceiro maior público dos últimos 20 anos.

2- Marejada de Itajaí

Foto: Divulgação

Uma das principais festas típicas de SC é a Marejada de Itajaí, a maior festa do pescado do Brasil.

Em sua 34º edição, o evento ofereceu diversas atrações musicais, além da gastronomia voltada a produtos do mar e da cultura portuguesa.

Neste ano, a Marejada ocorreu do dia 06 de outubro até o último dia 23.

Ao todo, mais de mais de 300 mil pessoas visitaram o Centreventos em Itajaí, registrando o maior público de toda a história.

Outro recorde é quanto a quantidade de sardinhas consumidas no local, totalizando mais de 22 mil delas, assim como 17 mil porções de pescados comercializados durante os 18 dias de festa.

Foram oferecidas cerca de 70 opções gastronômicas, além de mais de 100 shows musicais, apresentações artísticas e exposição de itens de artesanato.

A edição deste ano teve como foco a sustentabilidade, atuando com responsabilidade ambiental através da utilização de copos de uso contínuo, prevenindo o descarte de mais de 200 mil copos plásticos.

Além da conscientização com o meio ambiente, o evento se destacou quanto ao compromisso com a acessibilidade. A festa se comprometeu com o fácil acesso a 100% das pessoas com balcão de acessibilidade, banheiros acessíveis, mesa tátil, equipe de libras, pulseira de identificação para autistas, canudo adaptável para pessoas com dificuldade de deglutição, entre outras ações que garantiram segurança e autonomia às pessoas com deficiência.

Conhecida como uma festa para toda a família, a Marejada de Itajaí ampliou a área infantil com a implantação de dois parques de diversão com diversas opções de brinquedos e até uma pista de patinação artística. 

3. Fenarreco de Brusque

Foto: Divulgação

Em sua 35º edição, a Festa Nacional do Marreco, ou Fenarreco de Brusque como é bastante conhecida, aconteceu entre os dias 6 e 16 de outubro e é mais um evento de origem germânica, inspirado na Oktoberfest de Blumenau.

Com o slogan “a festa mais gostosa do Brasil”, a festa resgata a cultura alemã através da comida, chope e o folclore.

A primeira edição foi em 1985 e foi criada, inicialmente, para receber os visitantes que passavam pela Oktoberfest de Blumenau e, com o sucesso do primeiro ano de evento, a Fenarreco entrou de vez para o calendário de festividades da região do Alto Vale do Itajaí.

O nome que recebe é referente ao marreco recheado com repolho roxo, um dos mais tradicionais pratos típicos da Alemanha, conhecido em terras germânicas como Ente mit Rotkohl.

Entre as programações durante os 11 dias de festa, a Fenarreco contou com o tradicional desfile que cruza a avenida Cônsul Carlos Renaux, shows com mais de 30 bandas regionais, desafio do chope em metro e brincadeiras como a corrida do tamanco e a corrida do saco. 

Cerca de 105 mil pessoas passaram pelo evento e garantiram a diversão durante os dias de programações.

O seu lugar para morar e/ou investir é aqui!

Já pensou em morar ou investir na região de Balneário Camboriú?! Quem vive na cidade tem fácil acesso às principais festas típicas de SC, diversos eventos, festivais gastronômicos e, claro, às lindas praias.

Quem não busca viver ou deseja rentabilizar o seu investimento em uma localização privilegiada, não é mesmo?!

Afinal, este é um fator que impulsiona o turismo e, consequentemente, a valorização.  

Conte com a Salute Imóveis para encontrar o seu imóvel perfeito no melhor do litoral de Santa Catarina. 

Entre em contato conosco e feche o melhor negócio da sua vida com a imobiliária especializada em imóveis de alto padrão mais amada de Balneário Camboriú, Praia Brava e Itapema.

Posts relacionados

Deixe um comentário