Itapema em Santa Catarina

6 minutos para ler

Uma das regiões mais cobiçadas do país para se viver e investir.

Orla de Itapema

Itapema em Santa Catarina, é um verdadeiro oásis e transformou-se em um dos locais mais cobiçados do país. A cidade possui aproximadamente 60 mil habitantes. Seus sete quilômetros de orla marítima, águas calmas e temperatura agradável tornou o município uma das regiões litorâneas com um dos maiores crescimentos populacionais nos últimos anos.

Assim como outras cidades da região, Itapema foi colonizada por açorianos, marca registrada vista por todo o município. A cidade, faz limite com os municípios de Balneário Camboriú, Porto Belo, Tijucas e Camboriú. Distante apenas a 13,5 km de Balneário Camboriú e a 73,5 km da capital, Florianópolis. Ambas ligadas pela BR-101.

Por ser uma cidade de ambiente calmo, Itapema é ideal para quem deseja tranquilidade, aproveitar momentos em família e curtir a calmaria de uma cidade litorânea sem perder o conforto e praticidade de uma cidade grande, já que sua infraestrutura é uma das melhores do país. Além de ser considerada uma das melhores praias em Santa Catarina.

História

Os primeiros habitantes conhecidos do litoral de Santa Catarina foram povos coletores (caçadores), os quais foram derrotados, por volta do ano 1000, pelos índios carijós e que a partir do século XVI, foram escravizados pelos colonos de origem europeia de São Vicente.

Em meados do século XVIII houve a chegada de povoadores açorianos, a partir da baía de Porto Belo, que por sua vez foram os responsáveis pelo povoamento da baía de Porto Belo. Os descendentes desses imigrantes, no início do século XIX, povoaram a região de Itapema, dando a ela, em 30 de dezembro de 1914, sua primeira estrutura administrativa, com a criação de seu Distrito Policial.

Porém, foi no ano de 1962, em 21 de abril, que Itapema nasceu após se desvincular do Município de Porto Belo. O fato ocorreu quando o então governador de Santa Catarina, Celso Ramos, aprovou a lei estadual 28/02/1962 e nomeou Osni Santos como o prefeito provisório da cidade. A lei foi criada por iniciativa do vereador Olegário Bernardes.

Nomes

O primeiro nome dado a cidade foi Vila de Santo Antônio de Lisboa ou Tapera, por conta do modelo das casas. Apenas em 1912, o arraial da Tapera passou a se chamar Itapema.

Praias

Itapema em Santa Catarina, é conhecida por possuir belas praias cercadas por morros que detém uma exuberante vegetação subtropical da Mata Atlântica. As praias mais conhecidas da cidade são: Praia do Centro, Meia Praia, Canto da Praia e Praia do Ilhota. Essas regiões possuem características específicas desde a calmaria e tranquilidade de águas cristalina, até ondas agitadas que favorecem a pratica de esportes radicais, como o surf e Kitesurf.

Por ser um município propicio a pratica de viagens, trilhas, passeios e a exploração das belezas exóticas, o local conta também com itinerários de ecoturismo, turismo de aventura e o cicloturismo.

Por ter uma vegetação nativa e possuir riachos, cachoeiras além de praias, Itapema é o destino ideal para os amantes de trilhas e de aventuras. A fauna e a flora mostram toda a beleza da Mata Atlântica. Em alguns locais também é possível realizar a observação de espécies raríssimas de pássaros.

Estrutura

O Centro é um dos melhores bairros da cidade, permite acesso fácil a vários estabelecimentos e ainda possui uma praia. Por ser o coração da cidade, essa região concentra uma grande quantidade de farmácias, mercados, lojas, bancos e postos. Também à poucos metros de caminhada, é possível encontrar bares e restaurantes, que dão vida à noite mesmo em épocas fora de temporada.

Outro bairro bem conhecido é a Meia Praia, o local conta com comércios bem estruturados, bares, restaurantes, hotéis e pousadas, que complementa a estrutura oferecida aos visitantes. A região também tem se valorizado muito por causa dos imóveis de alto padrão construídos ao longo da extensão da orla.

Investimentos

Por ser uma região tranquila e de belezas exóticas, Itapema se tornou um destino requisitado e, por isso, teve um crescimento no setor da construção civil acima da média nacional.

Exemplo disso é a orla central que teve seu processo de ocupação muito rápido, o que transformou a paisagem do cartão postal da cidade. O local que possuía apenas residências de moradores passou a dar lugar a casas e apartamentos de veraneio ou uma segunda propriedade.

Itapema em Santa Catarina é considerada uma das cidades que mais cresce e que vem investindo amplamente em obras de infraestrutura com mobilidade, saúde de qualidade, educação de alto nível e novos e modernos espaços de esporte e lazer.

Por possuir diversos atrativos turísticos, econômicos e condições de conforto e qualidade de vida, Itapema tem várias vantagens para se viver e investir.

Faça um ótimo investimento com quem entende do assunto!

Um dos passos mais importantes para investir neste momento em que o mercado imobiliário está super aquecido é contar com o auxílio de profissionais que conseguirão entender suas necessidades e apresentar as melhores oportunidades que você procura.

Para atender clientes que procuram segurança em suas negociações, é que a Salute Imóveis oferece um atendimento diferenciado na venda, compra e aluguel de imóveis de alto padrão na região de Balneário Camboriú e Praia Brava.

Por isso, se você deseja morar ou investir em uma das melhores cidades do Brasil, entre em contato conosco e feche agora mesmo o melhor negócio da sua vida!

Procure agora mesmo um de nossos corretores e realize o seu maior sonho.

Para saber mais, entre em contato conosco:

📞 (47) 98811-3063

contato@saluteimoveis.com

www.saluteimoveis.com

Instagram: @saluteimoveis

Salute Imóveis, na sua hora, no seu tempo e do seu jeito!

Posts relacionados

Deixe um comentário