As 10 melhores cidades para morar no mundo

11 minutos para ler

As 10 melhores cidades para morar no mundo

A mudança de cidade, estado e país é uma frequente na vida de grande parte das pessoas, que precisam trocar de lugar por algum motivo, seja por conta de um trabalho, de um estudo ou mesmo por procurar uma maior qualidade de vida. Para ajudar aqueles que estão em busca de uma nova cidade, selecionamos para vocês as 10 melhores cidades para morar no mundo.

Seja como for, é muito comum as pesquisas que ocorrem para se saber quais são aquelas consideradas como as melhores cidades para viver no mundo e para definir esse ranking é preciso levar-se em consideração alguns fatores.

O IDH, a oferta de trabalho e de boa educação, a segurança, o bem-estar geral e o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade são alguns dos fatores que podem ranquear melhor ou pior uma cidade como boa ou não para se morar.

Você consegue imaginar alguma cidade no mundo que pode estar no ranking das 10 melhores para se viver?

Esse artigo tem, justamente, o objetivo de “desvendar” para você quais são essas cidades, de modo que seja possível, para quem está procurando um bom lugar para morar, escolher da melhor forma levando-se em conta os critérios certos.

Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

Melhores cidades para morar no mundo: Conheça quais são elas!

1- Viena, Áustria

Há 10 anos, Viena, capital da Áustria, é considerada como a melhor cidade para morar no mundo, com um índice de quase 100% na pontuação dada por órgãos e institutos especialistas.

Algumas das principais características atrativas de Viena estão relacionadas com a sua cultura, uma cena artística incrível, além também de uma excelente culinária que cultiva a todos.

Além disso, essa é uma cidade bastante segura, o que faz dela muito atrativa por quem procura viver de forma mais tranquila, além de possuir um transporte público que funciona de verdade.

Em questão de custo de vida, Viena costuma pesar um pouco mais no bolso de que pretende morar lá, tendo quase o dobro do custo para se viver, por exemplo, do que em São Paulo.

Sendo assim, por tudo o que foi dito, Viena tem tudo para se manter, nos próximos anos, como uma das melhores cidades mundiais para se morar.

2- Zurique, Suíça

Mais uma cidade europeia na lista das melhores do mundo para se morar e apesar de não ser a capital suíça, Zurique é a cidade mais populosa do país.

Com um IDH muito alto, ela é considerada como uma das cidades modelo mundiais e por isso, a cada ano, recebe mais pessoas que desejam morar por lá.

Em termos culturais, não há dúvida de que Zurique está no topo, ultrapassando até mesmo a capital Berna, e contando com tudo o que é preciso para ser uma das cidades com maior índice de qualidade do mundo.

Referente à infraestrutura geral da cidade, ela é ranqueada como excelente, sendo ideal para quem quer ter uma habituação de qualidade.

Além disso, sua estabilidade política, as baixas taxas de corrupção e a alta segurança marcam a cidade como uma das ideais para se morar no mundo.

Assim como ocorre com Viena, o custo de vida de Zurique está bem relacionado com o alto padrão de qualidade de vida da cidade, o que faz dela bastante cara.

Entretanto, para quem mora na cidade mais populosa da suíça, no final as despesas valem a pena em meio a tudo o que a cidade oferece em termos de possibilidades para se viver bem.

3- Vancouver, Canadá

Depois das duas primeiras colocadas, as outras cidades abaixo delas possuem uma grande semelhança em termos de qualidade de vida para se morar.

Essa é uma cidade que não possui uma aglomeração urbana tão extensa, possui bem menos do que 1 milhão de habitantes, mas mesmo assim tem uma infraestrutura de cidade de médio para grande porte.

Para quem deseja morar no Canadá, um dos melhores países do mundo em termos de qualidade de vida, mas não gosta muito do frio que faz em algumas regiões, Vancouver aparece como uma excelente opção com clima ameno.

Além disso, em termos culturais, de sustentabilidade ambiental, de educação, de segurança e de saúde, a cidade encontra-se em níveis considerados como praticamente perfeitos.

Com um ambiente político bastante estável, as políticas sociais, como algumas das cidades acima, funcionam de modo real, proporcionando uma vida tranquila, segura e agradável para quem se aventura em terras canadenses.

4- Munique, Alemanha

Mais uma cidade europeia no ranking das melhores cidades para morar no mundo, Munique é a terceira mais populosa da Alemanha e é conhecida, mundialmente, como a “capital da cerveja alemã”.

Em termos de fatores que elevam a qualidade de vida da cidade, não há dúvidas de que Munique ganha muitos pontos pela sua excelente segurança, sendo a cidade alemã mais segura que existe.

Além disso, a cidade é considerada como um centro econômico muito importante da Alemanha (e também do mundo), e conta com um governo e uma economia bastante estáveis, o que eleva seu índice de qualidade.

Em comparação com outras cidades da lista, como Viena e Zurique, Munique é considerada como tendo um custo de vida alto, sendo uma das 100 mais caras para se viver.

Apesar disso, as possibilidades oferecidas em termos de saúde, educação, lazer e segurança fazem com que ela valha muito a pena.

5- Melbourne, Austrália

A primeira cidade fora do eixo “Europa-América do Norte” em termos de qualidade de vida é Melbourne, que já chegou a liderar o ranking de melhor cidade para morar no mundo por diversos anos.

Em quesitos como saúde, educação, segurança e infraestrutura, ela é considerada como sendo exemplo no mundo, além também de ter uma “veia cultural” bastante ampla.

Por tudo isso, a segunda cidade mais populosa da Austrália, ficando atrás apenas de Sydney, é considerada como uma das mais habitáveis do planeta e atrai, anualmente, milhares de pessoas em busca de uma vida melhor.

6- Auckland, Nova Zelândia

Mais uma cidade da Oceania que faz parte da lista das melhores cidades para morar no mundo, e Auckland, apesar de não ser a capital neozelandesa (posto esse ocupado por Wellington), é a maior cidade do país.

A economia de Auckland, assim como o seu governo, é bastante equilibrada e, além disso, essa grande cidade mundial possui uma excelente segurança pública.

Um outro ponto que coloca Auckland como entre uma das melhores cidades para morar no mundo está a questão da saúde, já que a cidade possui serviços médicos com uma alta qualidade.

Em termos de custo de vida, Auckland está entre as 50 cidades mais caras do mundo para se viver, mas o investimento feito em todas essas despesas vale muito a pena em relação a tudo que é possível ter de benefícios dentro dela.

Por essas e outras, não há dúvida de que se você pretende morar na Oceania e, mais especificamente, na Nova Zelândia, então Auckland é uma excelente opção.

7- Düsseldorf, Alemanha

Mais uma cidade Alemã na lista, e apesar de o conhecimento sobre ela ser mais referente ao que esse centro econômico e industrial, além de portuário, pode oferecer, há outros fatores envolvidos.

A questão cultural, por exemplo, chama bastante atenção e faz com que ela esteja inclusa dentro das cidades mais recomendadas para se morar em todo o mundo.

O sistema de transporte em Düsseldorf, considerado como um dos mais eficientes de todo o mundo, faz com ela também esteja inclusa dentro das que oferece uma maior qualidade de vida.

Já pensou morar em uma cidade economicamente estável, com um transporte que funcione de forma eficiente (sem congestionamentos de horas) e que seja culturalmente muito rica?

Então saiba que Düsseldorf é, sem dúvida nenhuma, uma das melhores opções para se morar em todo o mundo.

8- Sydney, Austrália

Sydney é a maior cidade australiana, e de toda a Oceania, apesar de não ser a capital do país, e possui um IDH altíssimo, sendo considerado como um dos cinco maiores do mundo.

Em relação à preocupação com o meio ambiente, os constantes esforços pela sustentabilidade, por parte do governo da cidade, a transformaram em uma das opções mais atrativas para se morar.

Além disso, Sydney possui uma grande riqueza cultural, que chama a atenção em todo o mundo, recebendo milhões de pessoas que visitam e outras mais que vão morar, todos os anos, nessa populosa cidade australiana.

Em termos de saúde, segurança e transporte, Sydney também não fica atrás de outras cidades já citadas aqui, tendo uma excelente rede de hospitais públicos que atendem nos quatro cantos da cidade.

É por essas e outras que essa importante metrópole australiana é considerada como uma das melhores cidades para morar no mundo.

9- Copenhague, Dinamarca

A capital dinamarquesa entra na lista das melhores cidades para morar no mundo, levando-se em consideração tudo o que ela pode oferecer à sua população.

Ela é um importante centro de cultura e arte, mas também de negócios/financeiro e também referente à ciência, além também de ser levada em consideração a questão gastronômica.

Nos últimos anos, Copenhague foi classificada, inclusive, como uma das cidades mais felizes para se viver em todo o mundo, contando também a seu favor a alta estrutura de saúde e também em relação à infraestrutura em geral.

Um outro ponto positivo é a questão da sustentabilidade da cidade, que está inclusa também com o maior estímulo das pessoas para trocar os veículos com combustíveis pelas bicicletas.

Sendo assim, apesar de seu custo de vida considerado como um dos mais elevados do mundo, morar na capital dinamarquesa é uma das melhores opções da atualidade.

10- Toronto

Mais uma cidade canadense que não poderia ficar de fora dessa lista, e que apesar de também não ser a capital do país, é a maior cidade do Canadá e considerada como o maior centro financeiro do mesmo.

Já esteve no ranking das 5 melhores cidades para morar no mundo, apesar de ter sido ultrapassada, nos últimos anos, por várias outras que acabaram por se destacar no ranking.

A questão da cultura e do entretenimento coloca uma importante luz sobre a cidade, mas é a sua saúde e, além disso, a sua enorme segurança que chama a atenção das pessoas que lá desejam morar.

Cidade Bônus: Balneário Camboriú

Apesar de tudo o que foi visto, ou seja, de todas as 10 cidades do mundo consideradas como as melhores para se morar estarem localizadas em outros continentes, não tinha como deixar o Brasil de fora.

Mesmo que o país seja marcado por problemas com a saúde pública, com a educação e com a segurança pública, principalmente, não há dúvidas de que há sim cidades que são bem vistas em solo brasileiro para se morar.

Um exemplo disso é Balneário Camboriú, conhecida como a “Dubai brasileira”, tendo grandes prédios (arranha-céu) e com uma população abaixo de 200 mil habitantes.

Em épocas de verão, a cidade chega a comportar milhões de habitantes, o que faz dela excelência em termos de economia, e em épocas de baixa estação o nível de segurança também é altíssimo.

Para quem quer uma cidade que ofereça excelentes opções de lazer, Balneário é uma das melhores, já que oferece desde uma infraestrutura para o transporte ciclístico até belas praias para se apreciar.

Sendo assim, Balneário Camboriú, no sul do Brasil, pode ser considerada como uma das melhores cidades do mundo para se morar, não é à toa que atrai tantas pessoas de fora do país.

Conclusão

Como você viu, há diversas cidades, nos mais diversos locais do mundo, que são consideradas como de excelência em termos de moradia, como mostrado neste artigo.

Neste texto, você pôde ver como as cidades na Europa, no Canadá e na Oceania, de uma forma geral, são as que estão entre as melhores do mundo para se morar.

Além disso, ainda foi possível ver como Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina, também pode ser inclusa dentro dessa lista devido a tudo o que oferece aos seus moradores.

Gostou do artigo de hoje sobre as 10 melhores cidades para morar no mundo?

Se você ficou com alguma dúvida ou quer saber um pouco mais, acesse nosso site: saluteimoveis.com e entre em contato conosco.

Posts relacionados