5 dicas para planejar a reforma do seu imóvel

6 minutos para ler

Antes de quebrar paredes e mudar a pintura, confira essas 5 dicas para planejar a reforma do seu imóvel

Reformar uma casa ou apartamento demanda tempo, orçamento e muita paciência com todas as exigências necessárias. Por isso é importante planejar com antecedência cada detalhe para evitar situações incômodas.

E os motivos para uma mudança são muitos, desde uma sala para relaxar ou um quarto a mais para um novo filho que está à caminho.

E saber o que fazer e seu objetivo é o primeiro passo. Pode parecer óbvio, mas antes de qualquer coisa, é importante refletir com calma sobre o que será feito, pesquisar referências e colocar no papel os objetivos do projeto.

E, para te ajudar nesse processo, trouxemos hoje 5 dicas para planejar a reforma do seu imóvel.

Contrate um bom profissional

Seja para mudar toda a decoração ou mexer na estrutura, o arquiteto, engenheiro ou designer de interiores são os profissionais mais indicados, pois são eles que vão projetar todas as suas vontades e ideias para que se tornem realidade. 

O profissional da área é quem vai analisar o que é possível ou não realizar, e vai buscar um resultado funcional e bonito ao mesmo tempo. 

Com o projeto é possível saber o valor aproximado do total que será gasto nessa obra, e assim você avaliar se tem condições ou não de iniciar nesse momento.

Pesquise todas as informações sobre quantidade de materiais a serem comprados e mão de obra que vai precisar contratar e se essas pessoas já possuem alguma experiência. 

É preciso tomar cuidado com profissionais com o preço muito abaixo do mercado e buscar sempre indicações de pessoas de confiança.

Faça um orçamento detalhado

Muitas pessoas acabam gastando mais do que o planejado por falta de um orçamento detalhado.

O profissional que fará o projeto é quem vai ouvir as suas referências, conversar com você para entender seu estilo de vida e entender onde você sonha morar. 

Só então ele começará a desenhar plantas do projeto, cada uma para uma etapa, como marcenaria, hidráulica, elétrica, decoração etc.

Com tudo detalhado é possível ter uma ideia de quanto e no que o investimento será gasto e, se houver a possibilidade de fazer o pagamento à vista, essa sempre será a melhor opção.

Defina bem com a equipe contratada o que você deseja da reforma para evitar mudanças durante a obra e custos e tempo adicionais e não compre nada antes de estabelecer exatamente o planejamento de cada parte do projeto. 

Então é o momento de pesquisar preços, aproveitar promoções e fazer a compra dos materiais necessários.

Consulte o condomínio antes de iniciar as obras

Se a sua reforma for em um apartamento, é importante conversar com o condomínio antes de derrubar as paredes.

Como uma das  5 dicas para planejar a reforma do seu imóvel, essa é primordial que seja feita antes de colocar o projeto em prática.

Isso porque podem haver normas específicas sobre a entrada e saída de materiais, horário de execução, e dessa forma todos os condôminos ficam cientes. 

Se a sua obra for mexer na parte externa do apartamento, também podem existir normas a serem seguidas pelos moradores.

Além disso, fique atento se as mudanças feitas não poderão desvalorizar o apartamento no futuro, caso você queira vendê-lo, por exemplo.

Porém, algumas dicas podem fazer o contrário, e valorizar ainda mais o seu imóvel no mercado.

Divida a obra em etapas

Para não mexer com toda a estrutura, é importante que a reforma seja realizada em um cômodo de cada vez, porém, se possível, tudo em uma única reforma. 

Isso porque a obra causa sujeira, barulho e um grande movimento de pessoas dentro da sua casa e é melhor ter esses transtornos uma vez só. 

Tenha claro qual será o primeiro passo, onde a obra começa, quais locais serão reformados, quanto tempo deve durar cada processo e quantos profissionais precisam fazer parte da sua equipe.

Estabeleça prazos, metas, valor máximo de gastos e uma data limite para o fim das obras e, com isso, é possível acompanhar o avanço da reforma e preparar a casa nova conforme o seu desejo.

Cada etapa precisa ser determinada junto com o planejamento e com acompanhamento do profissional contratado que é responsável por cada etapa. 

Se o imóvel estiver ocupado, defina qual será o primeiro cômodo a ser reformado, o destino das mobílias que faziam parte do local, como vai ficar a acomodação da casa e se haverá a necessidade de sair do imóvel durante o período.

Forneça os materiais solicitados dentro do prazo

Como última mas não menos importante das 5 dicas para planejar a reforma do seu imóvel, está o fornecimento dos materiais que serão solicitados no prazo.

Junto com o seu planejamento, orçamento e cronograma, é importante adquirir todos os equipamentos e produtos que serão utilizados durante a reforma o mais breve possível. 

Essa antecipação é essencial para garantir que apenas o fundamental será comprado, sem exageros e evita que a mão de obra fique ociosa ou desmotivada a manter o ritmo planejado.

A qualidade dos materiais também precisa de atenção especial, pois economizar comprando produtos sem um bom padrão pode causar retrabalho e gerar a necessidade de uma nova reforma em um curto período. 

Portanto, não tenha medo de comprar as melhores opções. Em longo prazo essa decisão será mais econômica.

Vale lembrar que, mesmo após a definição do orçamento, normalmente aparecem gastos extras e é essencial contar com uma reserva extra. 

Aproveite o resultado

Depois de terminar a reforma é hora de curtir os bons momentos que um imóvel repaginado proporciona e relaxar após semanas ou meses de obras.

Se o seu objetivo for vender ou alugar o imóvel, essas reformas valorizam ainda mais o local e atraem compradores ou inquilinos felizes e qualificados.

A Salute Imóveis é especialista em unir compradores e vendedores e realizar os melhores negócios.

Posts relacionados

Um comentário em “5 dicas para planejar a reforma do seu imóvel

Deixe um comentário