programa de exclusividade imobiliária programa de exclusividade imobiliária

Avalista e fiador: entenda quem são e suas funções na compra ou locação de imóvel

6 minutos para ler

Você sabe a diferença entre um avalista e fiador? Saiba diferenciá-los e entenda suas funções em uma compra ou locação de imóvel.

Quem já financiou um imóvel sabe: uma das etapas necessárias é a de comprovar que terá como honrar com o compromisso da compra do bem e é neste momento que o papel do avalista e fiador se torna indispensável.

Mas o que muitos não sabem, é que há diferenças entre entres. Por isso, no artigo de hoje, iremos explicar quem é o fiador e o avalista, suas funções e como encontrar a melhor opção no planejamento para financiar um imóvel.

O que é um avalista?

A própria palavra já diz: é a pessoa que oferece o aval como garantia, ou seja, que se responsabilize pelo pagamento do imóvel se o comprador não o efetue. Essa situação pode ser, também, em contrato de locação de imóvel.

Para assumir com o compromisso, o avalista precisa possuir um imóvel no qual não esteja residindo, pois caso haja inadimplência da dívida, este bem será utilizado como garantia pela falta de pagamento do solicitante.

Além disso, é feita uma pesquisa que avalie se o avalista possui alguma pendência financeira, sendo que se for aprovada na condição de avalista no contrato, o indivíduo precisará assinar um título de crédito e atuará como codevedor na chamada obrigação solidária.

E o papel do fiador?

Assim como o avalista, o fiador assumirá com o pagamento do bem, caso o comprador não cumpra com as obrigações financeiras. Porém, o que o diferencia do avalista é a responsabilidade de arcar com outras condições de um contrato e não somente com o valor da dívida.

 O fiador passará pela mesma análise cadastral, assinando o acordo contratual, de forma que assuma com o pagamento do bem e todas as cláusulas estipuladas no contrato de venda ou locação do imóvel.

Será necessário, também, que possua uma propriedade (que pode ser uma casa ou apartamento) quitado em seu nome. Porém, diferente do avalista, neste caso, o fiador pode residir local.

Então, o que diferencia um avalista de um fiador?

Basicamente, o avalista fornece a garantia financeira no contrato como um codevedor assinando um título de crédito e que possua um imóvel quitado diferente no qual ele mora.

O fiador também assume a responsabilidade pelo pagamento, caso o comprador não consiga arcar com o pagamento da dívida.

Porém, diferentemente ao avalista, o fiador assume outras cláusulas contratuais, além do montante da dívida. E poderá residir no imóvel quitado e garantidor do pagamento, caso o solicitante do crédito não consiga continuar a pagar.

Além de possuir essas responsabilidades um pouco diferentes, o fiador só poderá assumir a dívida quando a tentativa de contato e cobrança com o devedor se esgotarem. Já no caso do avalista, ele poderá ser contatado a qualquer momento, podendo ser feito desde a ausência do pagamento da primeira parcela. Neste caso, o avalista poderá atuar como um auxiliar na cobrança do devedor.

Quais as vantagens de assinar um contrato com avalista ou fiador?

Até aqui, já conseguimos entender a diferença de cada um, mas a próxima dúvida é: quais são as vantagens de possuir um avalista ou fiador na compra do imóvel?

Apesar de que se tornar um avalista ou fiador é assumir um risco de arcar com a dívida, esta garantia é interessante, principalmente, para a instituição financeira, já que envolverá uma terceira pessoa que cumprirá com o pagamento das dívidas.

Para o solicitante, contar com um garantidor também tornará o processo mais barato, pois não acarreta em custos extras à operação. Isso porque, outras formas que garantam o pagamento geram altos custos mensais, como um seguro, por exemplo, que pode corresponder a 15% do que está estipulado no contrato.

Além disso, o avalista e fiador, muitas vezes, são pessoas próximas e funcionam, de certo modo, como um estímulo para manter o pagamento em dia, evitando trazer problemas para alguém que costuma ser alguém da família ou um amigo.

E se o seu interesse for de atuar como avalista ou fiador, o que deve saber?

Como já entendemos até aqui, a solicitação de um garantidor de pagamento em grandes aquisições, como a compra de imóveis, traz muitas vantagens para as partes envolvidas.

E por diversas razões, pode acontecer de você mesmo estar interessado em se tornar um avalista ou fiador. Muitas das vezes, isso acontece quando há o interesse e necessidade em ajudar pessoas próximas.

Para isso, será necessário estar ciente de alguns aspectos como:

  • Você está colocando um bem como garantia do pagamento de um imóvel de uma terceira pessoa. É preciso ter em mente que este é um risco que se corre no negócio.
  • Neste caso, se o comprador não assumir a dívida, o fiador ou avalista será responsável pelo pagamento.
  • Até mesmo no caso de falecimento do devedor, o avalista deverá arcar com as próximas parcelas e arcar com a quitação do pagamento do bem.

Agora que você já conseguiu entender as funções de cada um e suas diferenças, saiba mais sobre as opções de financiamento aqui neste artigo.

E se tiver dúvidas sobre contratos, não se preocupe! Aqui você encontra todas as informações necessárias para assinar este documento com total segurança.

Por último, mas nada menos importante: conte com o auxílio de uma imobiliária de confiança que poderá lhe auxiliar em todo o processo de compra e venda do seu bem tão importante: o seu imóvel!

Nós, da Salute Imóveis, priorizamos um atendimento diferenciado e uma equipe disposta a tirar todas as suas dúvidas sobre o mercado imobiliário.

Entre em contato conosco agora mesmo ou venha até nossa loja que lhe esperamos um cafezinho feito no capricho! 😉

Esperamos que a leitura deste artigo seja de bom proveito. Ah, e não esqueça de compartilhar com seus amigos!

Até logo!

Posts relacionados

Deixe um comentário