Porto de cruzeiros BC Port em Balneário Camboriú

4 minutos para ler

Porto de cruzeiros BC Port em Balneário Camboriú será a única instalação portuária plena do Brasil 

Assim como os grandes terminais de navios de cruzeiros, a exemplo o Porto de Vancouver no Canadá, o de Kai Tak em Hong Kong ou o de Singapura, também na Ásia, o BC Port, que deverá começar suas obras no primeiro semestre de 2020 em Balneário Camboriú, será referencial para turistas que desejam chegar, sair ou conhecer a cidade por meio das grandes linhas de cruzeiro.

Com um investimento inicial previsto em 318 milhões de reais, as cinco empresas que dão base ao projeto do BC Port estão finalizando a documentação necessária para que a cidade turística de Balneário Camboriú tenha no turismo marítimo, a efetivação de sua matriz econômica de forma sustentável – sem poluir o meio ambiente, gerando cerca de mil empregos diretos e mais de cinco mil indiretos.

O porto marítimo de passageiros contará com área alfandegada, estações de check ins e escâneres de bagagens, áreas de abastecimento, um grande hotel, 20 restaurantes, lojas e vários outros atrativos que tornarão o local, além de terminal de embarque e desembarque, um novo ponto turístico e de lazer para o município e região.

O diretor do BC Port, André Guimarães Rodrigues, explicou à redação da Revista Salute Imóveis que após quase cinco anos de início do projeto, falta apenas a expedição de um  documento para começarem as obras do futuro terminal, junto à Barra Sul da Praia Central. É a Licença Ambiental de Instalação (LAI), expedido em Santa Catarina pelo IMA – Instituto do Meio Ambiente. “Já passamos pela aprovação do Conselho da Cidade, pela Marinha do Brasil, e também nosso projeto contou com o aval da SPU – Secretaria do Patrimônio da União. Todos os trâmites já procederam e agora, após a Licença Ambiental Prévia e a autorização da União para construir, nos falta pouco para tornar o BC Port realidade”, assinala Guimarães.

Sobre a logística terrestre ter passado de Balneário Camboriú para a vizinha Camboriú, o diretor explica que se o município acredita não ter como suportar o fluxo de caminhões que vão ser necessários tanto para a obra como para o reabastecimento dos navios futuramente, Camboriú se encontrou pronta para esse encargo e já assinou documentos para viabilizar esse importante terminal turístico. Com isso, o transbordo de cargas, equipamentos e demais insumos para o BC Port deverá ser feito pelo Rio Camboriú, às margens do município limítrofe. “Qualquer oposição ao porto poderá ser apresentada em tempo hábil, de forma não vinculante, mas a obra será realizada pela posição favorável do ente federativo”, tranquiliza.

Estudos apontam que turistas que procuram viagens por meio de cruzeiros, geralmente continuam suas férias nas cidades onde embarcam e desembarcam. Entre uma cidade turística e uma que é apenas portuária, essas pesquisas revelam que a preferência é por portos que se localizam em destinos turísticos como Balneário Camboriú. Com essa inclinação a aumentar o turismo de passageiros com maior poder de permanência e gastos, que é o turista de cruzeiros, Guimarães ratifica que a tendência é a valorização de imóveis, a movimentação na rede hoteleira, o aumento na geração de empregos locais e, principalmente, o acréscimo na arrecadação de impostos. “Queremos tornar Balneário Camboriú uma matriz econômica turística forte, ampliando a geração de riquezas na cidade e, consequentemente, na região”.

O BC Port pretende servir de embarque e desembarque de cruzeiros vindos tanto do país, como do Mercosul. A intenção é criar várias rotas entre Balneário Camboriú e outros portos, como Ushuaia, no extremo sul da Argentina.

Posts relacionados