9 dicas para você decorar um apartamento alugado

11 minutos para ler

9 dicas para você decorar um apartamento alugado

Decorar apartamento alugado é sempre um grande trabalho para os inquilinos, visto que não são todas as modificações possíveis de se fazer, pois muitos proprietários são bastante “restritos” em suas condições.

Por conta disso, as pessoas estão sempre buscando por dicas que as auxiliem na decoração dos apartamentos que foram alugados, de modo que eles possam ter um bom resultado final sem muito trabalho e sem correr riscos.

Assim, o objetivo aqui é mostrar a você algumas dicas do que pode ser feito sem que as normas estabelecidas pelo proprietário sejam quebradas, visto que muitos inquilinos desejam modificar o lugar que moram e deixar “a sua cara”.

Se você continuar acompanhando esse artigo até o final, conhecerá as melhores informações referentes a esse assunto e poderá colocar a sua decoração em prática de uma vez.

Sendo assim, não deixe de ler todo o material até o fim e fique por dentro de tudo sobre esse assunto tão importante!

Dicas para decorar apartamento alugado: As 9 melhores para você

Se antes as pessoas que alugavam apartamentos não sabiam o que fazer para deixa-los um pouco mais “pessoal”, com uma decoração mais ao seu gosto, hoje em dia isso mudou bastante com a quantidade de informações disponíveis.

Esse texto, por exemplo, tem o objetivo de trazer as mais atualizadas dicas a respeito de uma decoração de apartamento alugado, para que ela seja feita da melhor forma.

Assim, sem mais delongas, vamos a essas valiosas dicas para começar a pô-las em prática hoje mesmo!

1- Tapetes ajudam bastante na decoração

Os tapetes são itens que fazem parte, de um modo geral, de toda decoração que se preze, isso é um fato e vale para qualquer imóvel, mesmo os que são próprios.

No caso de apartamentos alugados, entretanto, a importância deles é maior ainda, já que com esses objetos é possível dar uma “cara” totalmente nova a qualquer espaço, desde uma sala até um quarto.

Com o tapete certo, você pode deixar o ambiente mais aconchegante e com muito mais estilo, visto que há tapetes dos mais diversos tipos, formatos e cores.

Para apartamentos alugados, eles são ideais porque servem para cobrir um piso que está gasto ou que você não gostou, mas que não pode ser mudado, levando-se em conta que o preço para tal, em um imóvel que não é seu, é bem alto.

Sendo assim, a primeira dica para promover a decoração de um apartamento alugado é utilizar tapetes que auxiliam bastante nesse momento.

2- Luminárias também são excelentes para decorar

Outro objeto que faz a diferença no momento de se decorar apartamento alugado, sem dúvida nenhuma, é a luminária e o melhor é que ela pode auxiliar de duas maneiras: a primeira é pelo estilo da própria e a outra pela iluminação.

Há muitos tipos e estilos diferenciados de luminárias no mercado, desde aquelas que podem ser usadas em mesas e criados-mudos até as de trilhos no teto.

O fato é que você pode escolher uma luminária com a cor e o formato desejado, de modo que ela traga um novo estilo e um charme diferenciado para o ambiente em que foi instalada.

Por outro lado, é possível alcançar um bom resultado decorativo com o tipo de iluminação alcançado com a luminária escolhida, que pode ser direta ou indireta.

As luminárias pendentes, que proporcionam uma iluminação direta ou focal, podem ser instaladas sobre mesas e/ou bancadas, trazendo uma “cara” diferente para cozinhas e salas.

Já as luminárias de pés, que também são focais, podem ser ideais para modificar o estilo da sala ou do quarto, além de serem funcionais para leitura.

Em banheiros e na cozinha, podem ser utilizadas luminárias, como as de paredes ou as de teto, que proporcionam uma luz indireta ou difusa para todo o ambiente.

Por último, a luminária com trilhos traz bastante charme ao ambiente, proporcionando um estilo diferenciado, mas mais do que isso, ela pode ter suas luzes direcionadas para vários pontos diferentes de um ambiente.

A grande questão é que há várias luminárias que podem ser instaladas sem obras ou “quebra-quebra” no apartamento, como é o caso das de trilho, facilitando a decoração do mesmo.

3- Papel de parede são ótimas opções

A terceira dica para decorar apartamento alugado é utilizar papéis de parede, ótimas opções para quem não pode fazer pintura dentro do imóvel locado.

Esse tipo de produto possui as mais diversas texturas, estampas, tamanhos e cores, o que proporciona a você a possibilidade de decorar seu apartamento como o desejado.

Eles são muito indicados quando o apartamento alugado está pintado em uma cor que não lhe agrada ou mesmo no caso de as paredes estarem com a tintura já desgastada.

Como ele é de rápida aplicação e é muito fácil para ser removido depois, além também de ser barato, não há nenhuma dúvida de que essa é uma opção excelente para mudar o estilo do apartamento.

Uma dica que pode ser dada, em complementação ao uso dos papéis de paredes para mudar o ambiente do imóvel, é a utilização de espelhos de decoração, o que ajuda, inclusive, a aumentar a sensação de amplitude do local.

4- Nichos e prateleiras nas paredes

Mais uma dica de suma importância para dar uma modificada na decoração do apartamento alugado é a utilização de nichos e prateleiras nas paredes.

Além da questão da função decorativa, esses elementos ainda são muito funcionais dentro de um apartamento, visto que permitem uma maior otimização do espaço.

Ao invés de colocar várias coisas pelo chão do apartamento, como os próprios objetos decorativos, você pode optar por coloca-los nos nichos e nas prateleiras, trazendo um melhor resultado final.

Assim, o ambiente da sua sala, do seu escritório, do seu banheiro ou do seu quarto, por exemplo, ficará muito mais bonito e 100% mais organizado.

O melhor é que eles são fáceis de serem instalados, não promovem uma grande quebradeira e podem ser levados por você na próxima mudança que for feita.

Sendo assim, use nichos e prateleiras para decorar apartamento alugado e traga estilo para a sua residência locada enquanto estiver morando por lá.

5- Faça uso das plantas para embelezar o local

Uma outra forma de proporcionar mais beleza na decoração de um apartamento alugado é por meio do uso de plantas, que podem ser utilizadas nos mais diversos ambientes e das mais diferentes formas.

É possível usar desde pequenos vasos com plantas de menor porte em banheiros até mesmo aquelas maiores em um pequeno jardim, na varanda ou mesmo na janela da sala, desde que se tenha proteção contra quedas.

Além de trazer, de uma forma geral, uma maior “vida” para o ambiente, o uso de plantas dentro do apartamento alugado proporciona uma maior sensação geral de bem estar.

Há vários tipos de plantas que podem ser utilizadas, mas o ideal é escolher aquelas que vivem melhor em ambientes onde não se tenha tanta luz solar, como a maior parte dos apartamentos.

Espécies como as suculentas, os cacos e a palmeira-ráfis, muito utilizada em decorações de interiores, são muito indicadas para essa finalidade.

6- Use objetos decorativos nas paredes

Como você já deve ter percebido até aqui no texto, as paredes estão entre as principais formas de se decorar apartamentos alugados, já que nelas é possível utilizar-se dos mais diversos tipos de artifícios.

Aqui foram mostrados, até o momento, como os papéis de parede, os espelhos, os nichos e as prateleiras podem ser úteis na decoração dos ambientes.

Entretanto, há várias outras formas de decorar um ambiente por meio das paredes, visto que é possível utilizar os mais diversos tipos de objetos decorativos.

Os pôsteres e as fotografias, por exemplo, são excelentes formas de preencher as paredes e dar um estilo mais pessoal para um apartamento alugado, e é muito utilizada por um grande número de pessoas.

Uma outra opção, também muito usadas e muito indicada, para decorar as paredes é por meio do uso de quadros, que podem compor o ambiente e dar o “tom” do mesmo.

É possível utilizar nas paredes do apartamento que você alugou aqueles quadros com um estilo mais moderno, bem como também optar pelos que proporcionam mais “retrô”, tudo dependerá do seu gosto.

Entre todas as paredes existentes em um apartamento, a melhor para se preencher com objetos desse tipo é aquela que fica voltada diretamente para a porta de entrada do imóvel.

Entretanto, há pessoas que preferem optar por não deixar apenas uma parede com quadros, mas sim todos os ambientes, com quadros que combinem com cada um deles, desde as salas até mesmo os banheiros.

Desse modo, não há dúvidas de que utilizar quadros é uma das melhores opções para mudar o estilo da decoração do apartamento que você alugou e deixar o ambiente mais personalizado.

7- Cortinas para compor o ambiente

Por incrível que pareça, muitas pessoas ainda se esquecem de se utilizar das cortinas para a composição dos ambientes, e elas fazem toda a diferença, ainda mais em espaços reduzidos e um apartamento alugado.

O melhor é que o uso de cortinas para decorar um apartamento sai muito mais barato do que qualquer obra que você se atrever a fazer.

Uma das funções das cortinas, inclusive, é proporcionar ao ambiente uma maior privacidade, além de combinar perfeitamente com a iluminação local e deixar a sensação de uma maior ocupação no espaço onde ela está localizada.

Entre as diversas opções de cortinas, você pode escolher entre os diferentes modelos, cores, comprimentos, texturas e muitas outras formas de personalizar seu quarto ou sala, por exemplo.

A sensação de aconchego, ainda mais quando fechadas, também faz das cortinas alternativas muito buscadas por quem está procurando uma forma de deixar o ambiente mais decorado e mais personalizado.

8- Utilize almofadas diversas no seu sofá

Mais uma dica de ouro na composição de qualquer ambiente é a utilização de almofadas diversas no sofá, que podem trazer uma grande diferença para o estilo de uma sala, ou mesmo do seu quarto, caso as use nele.

Essa, inclusive, é uma opção extremamente válida para quem não está podendo, no momento, comprar um sofá novo ou fazer outros tipos de modificações no ambiente.

As estampas de almofadas possuem os mais diversos modelos, inclusive podendo ser baseadas em estampas específicas, como as de séries ou filmes da sua preferência.

O melhor é que comprar as capas de almofadas ou as mesmas montadas é fácil e elas podem ser encontradas em, praticamente, qualquer loja que venda artigos de casa, o que é ideal para quem está procurando-as de modo mais urgente.

9- Utilize a mobília certa para decorar apartamento alugado

Por último, mais uma dica importante parasse decorar apartamento alugado é saber utilizar a mobília certa, o que pode dar desde um “ar” mais moderno até um estilo “vintage”, dependendo da sua opção e do seu gosto.

Se você alugou um apartamento que já vem mobiliado e a maior parte da mobília é planejada, uma dica é colocar móveis “soltos” pelo ambiente, de modo que eles modifiquem o estilo da decoração total do cômodo.

Usar poltronas, mesas de centros ou móveis antigos pode fazer toda a diferença no estilo decorativo do apartamento que você alugou, sem que seja preciso fazer obras ou infringir as regras do proprietário.

Conclusão

Como você viu, alugar um apartamento é algo muito comum, mas que acaba trazendo muitos problemas para quem deseja mudar a decoração do local, visto que a maioria dos proprietários restringe mudanças por parte dos inquilinos.

Neste texto, portanto, você pôde ver dicas importantíssimas de como decorar um apartamento alugado da melhor forma possível, de modo a gasta menos e ter um resultado mais positivo para o local onde está vivendo no momento.

Se você está pensando em morar em Balneário Camboriú e está querendo saber mais sobre a cidade e os imóveis que existem por lá, acesse nosso site: saluteimóveis.com.

Gostou do artigo de hoje sobre as 9 dicas para você decorar apartamento alugado?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Posts relacionados