Lista das 5 melhores escolas bilíngues de Balneário Camboriú 

8 minutos para ler

Lista das 5 melhores escolas bilíngues de Balneário Camboriú 

Para aqueles que são pais, oferecer uma educação de qualidade aos filhos é sempre uma prioridade. Balneário Camboriú, além do alto índice de desenvolvimento, tem uma educação exemplar. A cidade possui ótimas opções de escolas particulares e, não à toa, está entre as melhores cidades do Brasil para se viver.

Mas você sabia que aqui há também escolas bilíngues? 

Importância da língua inglesa nos dias atuais

A língua inglesa tem se tornado cada vez mais importante no mundo globalizado. É o idioma mais estudado como segunda língua no mundo, e comanda grande parte do turismo, educação, mercado de trabalho e negócios.

A fluência na língua inglesa é, atualmente, um dos maiores diferenciais para quem busca se posicionar no mercado e por isso, investir numa educação de qualidade, é tão importante.

Há uma década, para se aprender um outro idioma no Brasil, as opções eram cursos em escolas próprias de línguas, professores particulares, ou escolas internacionais. 

Atualmente, o ensino bilíngue tem se consolidado como uma alternativa no País, ou seja, você aprende uma segunda língua enquanto estuda a grade regular proposta pelo Ministério da Educação (MEC). 

A tendência levou a uma nova modalidade de parcerias que uniu as escolas particulares de ensino regular com empresas que atuam exclusivamente no ensino de línguas. 

Cabe a elas em geral ofertar todo o programa didático, material pedagógico, tecnologias educacionais, plataformas digitais e muitas vezes, até a oferta de professores capacitados com o método de ensino. 

Educação bilíngue no Brasil

Dados do MEC apontam que existem hoje no País mais de 40 mil escolas privadas. Desse montante, apenas 3% oferecem o ensino bilíngue como alternativa. 

Comparados a outros países da América do Sul, tais como Argentina, Uruguai e Chile, onde esse número chega a 8%, é possível perceber que o processo ainda é lento no Brasil.

Em virtude disso, o país ainda não desenvolveu nenhuma regulamentação que reconheça essas escolas com língua adicional estrangeira e não há leis em vigor no Brasil. 

Sendo assim, quem tem buscado certa regulamentação são os Conselhos de Direito, que tem feito um papel de fiscalizador e norteador desse tipo de estudo no país. 

Em Santa Catarina, o Conselho Estadual de Educação (CEE), por meio da Resolução N.087 de 22 de novembro de 2016, definiu o que seria uma escola bilíngue. Em seu artigo primeiro o documento deixa claro o que estadualmente entende-se do conceito bilíngue: 

“Por Escola Bilíngue entende-se como sendo um ambiente em que se falam duas ou mais línguas, onde são vivenciadas por meio de experiências culturais, em diferentes contextos de aprendizado e número diversificado de disciplinas, de forma que o(a) aluno(a) incorpore ao longo do tempo o novo código como se fosse sua língua nativa. Requer ainda que a escola tenha vínculo com uma instituição certificadora que acompanhe o cumprimento dos critérios legais e que renove de tempos em tempos a certificação.” 

Além disso, o documento regulamenta aspectos como Matriz Curricular, carga horária mínima, plano pedagógico entre outros elementos. 

O Ensino bilíngue no município de Balneário Camboriú

O Conselho Municipal de Educação (CMEBC) também publicou sua Resolução N.04 em 2019, seguindo as orientações do Conselho Estadual. 

Os entendimentos são iguais entre os órgãos: entre as exigências, uma carga horária mínima de 800 horas anuais, distribuídas em duzentos dias de efetivo trabalho escolar. 

No documento é preciso descrever quais línguas estrangeiras são adotadas. Além disso, deve apresentar seu plano político pedagógico com a metodologia utilizada para o bilinguismo. 

Após receber a documentação, o Conselho Municipal visita a instituição de ensino e possui um corpo técnico que verifica, por exemplo, os registros escolares que contém as informações das aulas em outro idioma. 

Lista das principais escolas bilíngues de Balneário Camboriú

O Ministério da Educação (MEC) ainda não tem rankeamento para esse tipo de modalidade, pois não há nem mesmo legislação específica. Entretanto, alguns elementos podem ajudar na avaliação de qual escola escolher para os seus filhos. 

O Prêmio Top Educação, por exemplo, é uma pesquisa qualitativa de participação espontânea que busca apontar marcas destaque no segmento educacional. O prêmio é uma iniciativa da Revista Educação e possui uma categoria intitulada: Sistema De Ensino Bilíngue. 

Na lista a seguir você acompanha as melhores escolas particulares de Balneário Camboriú que possuem ensino bilíngue. 

  • Escola Construindo o Saber

Nos anos de 2017, 2018 e 2019 o prêmio foi para a Escola International School, que integra mais de 240 escolas, em 23 estados do país. No município de Balneário Camboriú quem possui parceria é o Centro Educacional Construindo o Saber (CECS). 

A Internacional School criou parceria com escolas do ensino regular privadas, onde implementa seu Programa seguindo a abordagem metodológica CLIL, que promove a aprendizagem por meio da integração entre linguagem e conteúdos, adaptando o Programa à realidade e necessidade de cada escola. 

A escola CECS existe há 27 anos em Balneário Camboriú.

Endereço:

Rua: 2950 nº 345 – Centro – Balneário Camboriú – SC

Atendimento: 

Segunda a sexta- feira: 08h às 17h

Contato: 

(47) 3367-7695

  • Sistema de Ensino Unificado

Entre as 100 melhores de Santa Catarina, está o Unificado School. Inaugurado em 2018 com opções de ensino bilíngue e de ensino integral. Os alunos do Unificado School vão semanalmente passar o dia na Escola de Campo, localizada no bairro Rio do Meio, zona rural de Itajaí, com atividades pedagógicas e esportivas em meio à natureza.

Em Balneário Camboriú, há o Unificado Kids para o Ensino Infantil, a unidade da rua 1822 de Ensino Fundamental II e Médio, além do Unificado School, com opções de Bilíngue e Integral.

O Colégio Unificado tem cerca de 2.500 alunos em suas unidades de Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema.

Ensino Fundamental II e Médio
Rua 1822 nº 160 – Centro – Balneário Camboriú – SC
Atendimento: Segunda a sexta- feira: 08h às 17h
Contato: (47) 3367-1025

Educação Infantil – Kids
Rua Acre nº 4990 – Bairro dos Estados  – Balneário Camboriú – SC
Atendimento: Segunda-Feira a Sexta-Feira: 08h às 17h
Contato: (47) 3366-0900

Fundamental I – School
Rua 1542 nº 405 – Centro  – Balneário Camboriú – SC
Atendimento: Segunda a sexta- feira: 08h às 17h
Contato: (47) 3398-0450

  • Escola Bilíngue Semear

Uma das primeira escolas bilíngues da região, foi a Semear, que atualmente conta com grande parceria com a Oxford University Press e tem um material preparado por uma das universidades mais antigas do mundo. 

Ainda em seu apoio pedagógico,  conta com a Editora Abril por meio do Sistema SER. O ensino regular é totalmente repassado em inglês, com exceção da matéria de língua portuguesa. 

Ensino Infantil e Fundamental

Avenida Alvin Bauer, N. 540 – Centro

Ensino Médio

Rua 3100, N. 876 – Centro

Contato: (47) 3366-5566

Atendimento:

Segunda a sexta- feira: 08h às 17h

  • Maple Bear

É bom ainda diferenciar as escolas que se denominam bilíngues daquelas que são internacionais. 

A primeira destina-se ao aprendizado de outra língua dentro do ensino regular, muitas vezes integrados a outras matérias como matemática, geografia ou história. 

Já a escola internacional segue o currículo base educacional do país-alvo, não o currículo brasileiro. 

Nesse sentido, Balneário Camboriú conta com a Mapple Bear, de origem canadense. A Maple Bear é uma instituição internacional com mais de 200 escolas espalhadas, que possuem desde o Ensino Infantil ao Fundamental, atuando em 11 países. 

A escola tem seu currículo e metodologia desenvolvida por canadenses, sendo considerada as mais bem sucedidas do mundo. 

O Canadá tem seu destaque comprovado através do PISA, Programa Internacional que produz indicadores de efetividade do ensino nas áreas de matemáticas, leitura e ciências. 

Desde 1970, a educação canadense é oficialmente bilíngue  (inglês e francês). 

Escola Maple Bear – Balneário Camboriú

Rua: 620 nº 1155 – Centro – Balneário Camboriú – SC

Atendimento: 

Segunda a sexta- feira: 08h às 17h

Contato: (47) 3246-4338

  • Escola Valley International School

Outra escola que apesar de seguir o currículo brasileiro tem todo um programa internacional é a Valley International School, que fica na divisa com Itajaí e possui um convívio multilíngue, com português, inglês e francês.

O inglês é a língua oficial da Valley, mas o português é utilizado nas disciplinas com conteúdos nacionais, como língua portuguesa, história e geografia.

Endereço:

Avenida Osvaldo Reis, N. 2000

Praia Brava – Itajaí

Atendimento:

Segunda a sexta- feira: 08h às 17h30min

Contato: (47) 3349-0969  – (47) 98419-6011

contato@valleyschool.com.br

Educação de Qualidade em Balneário Camboriú

Como você pode ver, morar em Balneário Camboriú pode ser a garantia que você precisa de proporcionar aos seus filhos uma educação de qualidade através de boas escolas particulares, escolas bilíngues e até faculdades e universidades de referências que possibilitarão uma formação completa e diferenciada. 

Não perca a oportunidade de viver em um lugar que une belas paisagens à excelente qualidade de vida. 

E se precisar, já sabe: Entre em contato conosco e encontre o seu imóvel perfeito!

Posts relacionados

2 comentários em “Lista das 5 melhores escolas bilíngues de Balneário Camboriú 

Os comentários estão fechados.