9 Benefícios de Morar na Praia

11 minutos para ler

Você sempre gostou do verão, da areia e da água salgada? É simplesmente apaixonado por praias? Então este é um artigo para você, porque vamos trazer aqui alguns dos melhores benefícios de se morar na praia!

Muitos são os motivos para uma pessoa gostar da praia e do clima que elas normalmente proporcionam.

Mas, para além das motivações, o que mais chama a atenção e já foi até comprovado por várias pesquisas é a qualidade de vida que morar na praia oferece.

Mas a qualidade de vida está relacionada a diversas razões, como: clima, paisagens naturais, entre outros.  É por isso que resolvemos te mostras os 9 benefícios de morar na praia. Então continua aqui com a gente para saber mais sobre essa delícia.

Mas o que morar na praia tem de tão importante?

Muitos estudos comprovam que morar na praia aumenta a qualidade de vida das pessoas em geral.

Isso porque influencia de forma muito positiva em nossa rotina proporcionando dias mais agradáveis e menos estressantes, contrários ao que os grandes centros oferecem.

É comum que a vida no litoral seja mais tranquila e pacífica, além de não exercer uma cobrança exagerada, como a que estamos acostumados normalmente.

Isto porque o contato com a natureza consegue transmitir uma leveza que nem sempre é fácil de ser alcançada em meio a prédios, trânsito parado, poluição (seja ela visual, sonora ou do ar) e também o estresse provocado pelas diversas horas no trabalho.

É por isso que resolvemos te apresentar esses 9 benefícios de se morar na praia, que são:

  • Contato com a natureza e belezas naturais;
  • Alimentação saudável e diferenciada;
  • Prática de exercícios físicos;
  • Mais segurança;
  • Ofertas frequentes de emprego;
  • Saúde mental;
  • Melhora do humor;
  • Mais tempo para o lazer;
  • Melhora da saúde em geral.

Agora vamos te mostrar melhor como cada um desses benefícios atua na prática para a melhora de sua vida no geral.

benefícios de morar na praia

Contato com a natureza e belezas naturais

Esse nem precisaria ser um benefício citado, já que é evidente para quem tem o desejo de morar na praia, que é infinitamente uma das coisas mais prazerosas da vida. Mas nós queremos te mostrar o que está além.

Temos a sorte de morar em um dos países mais ricos em beleza natural do mundo. Em sua maioria, podem ser encontradas em cidades praianas.

O que acontece é que essas belezas naturais são transformadas em áreas de conservação ambiental, com a intenção de manter em equilíbrio o ecossistema local, sem que haja muita interferência do homem.

E é possível perceber que as pessoas que residem em cidades com praias passam a se identificar ainda mais com a natureza e passam a respeitar ainda mais tudo que ela representa.

Agora, se você ama bichos, esse se torna mais um ponto positivo na sua escolha, pois terá contato com muitas espécies de animais que só são encontradas nas áreas litorâneas.

Alguns bons exemplos dessas belezas naturais e que também são consideradas como área de conservação natural, podemos destacar:

  • Lençóis Maranhenses – Maranhão;
  • Búzios – Rio de Janeiro;
  • Fernando de Noronha – Pernambuco;
  • Maragogi – Alagoas;
  • Caminho dos Cânions – Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
  • Jericoacoara – Ceará;
  • Arembepe – Bahia.

Alimentação saudável e diferenciada

Você gosta de ter uma alimentação diferenciada e balanceada? Então morar na praia pode ser uma grande vantagem para você!

Aquelas pessoas que preferem uma alimentação baseada em peixes e frutos do mar, podem se aproveitar bastante, visto que são encontrados em seu habitat natural e estarão mais frescos.

Outro ponto positivo no consumo desses alimentos para o organismo é que você fará maior ingestão de ômega-3, o que influencia na absorção de gordura poli-insaturada que são consideradas boas.

Além disso, ela ainda ajuda a reduzir a incidência do chamado colesterol ruim no sangue, o LDL.

O calor também se torna um ponto positivo para a alimentação, uma vez que você irá ingerir alimentos mais frescos, mais saudáveis e menos gordurosos.

Prática de exercícios físicos

Normalmente a rotina cansativa dos grandes centros acaba fazendo você deixar os exercícios físicos de lado? Então é preciso que você mude seus hábitos, pois é comprovada cientificamente a falta que manter a prática de exercícios faz ao corpo.

Morar na praia pode te ajudar a mudar esse hábito, pois favorece a criação de uma cultura de se exercitar regularmente, uma vez que terá contato constante com a água e a areia, por exemplo.

Isso porque como a praia favorece atividades ao ar livre, você acorda com mais disposição. Com uma natureza exuberante à sua volta, bem como uma grande incidência de sol o dia todo, fica muito mais fácil manter um ritmo.

Você pode praticar exercícios aeróbicos como corrida, bicicleta, futebol e até mesmo natação. Além disso, ainda pode tentar exercícios mais voltados para a concentração como ioga, meditação, alongamentos etc.

Não existem contraindicações para a prática de exercícios físicos, diversas pesquisas ao longo dos anos só vêm demonstrando como pode ser vantajosa uma prática regular.

Ela ajuda a melhorar a qualidade do sono, metabolismo, concentração e sua disposição no dia a dia de forma geral.

Mais segurança

Se você quer segurança, então um dos melhores lugares para se encontrar é morar na praia.

O turismo, muito comum das cidades litorâneas, favorece o investimento em maior segurança para manter o bem-estar das pessoas que visitam esses locais.

O índice de assaltos, furtos e assassinatos nas cidades litorâneas é menor se comparado às demais cidades ou grandes metrópoles do Brasil.

Um exemplo que podemos citar para sua melhor compreensão é com relação à cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, que foi considerada uma das cidades mais seguras para se morar no país.

Isto porque a cidade investe em pontos importantes para a segurança da população, como:

  • Presença das polícias militar e civil nas ruas;
  • Apoio da guarda-municipal da cidade;
  • Iluminação de áreas públicas;
  • Monitoramento de lugares considerados de risco;
  • Redução da taxa de homicídio;
  • Segurança dos imóveis.

Nesse sentido, é sempre bom antes de definir um lugar para morar, procurar saber com antecedência de seus números relacionados à segurança, pois acaba sendo um ponto mais que fundamental para a sua qualidade de vida.

Ofertas frequentes de emprego

Dentre os muitos benefícios de se morar na praia, não podemos deixar de citar a oferta de empregos, em todos os tipos de atividades.

Nas cidades do litoral, é comum encontrar mais disponibilidade de empregos em prestação de serviço como:

  • Garçom;
  • Cozinheiro;
  • Hotelaria;
  • Ambulante;
  • Comércio;
  • Pesca;
  • Autônomo (em diversos ramos, como artesanato, professor de surf, entre outros).

Em épocas de alta temporada a tendência é que a oferta de empregos de meio período ou até mesmo os trabalhos de tempo integral aumentem consideravelmente, o que é ótimo para conseguir um dinheiro a mais.

As atividades dos setores de comércio exterior e logística são atualmente um dos que mais crescem no país, devido a área portuária, como é o caso por exemplo, das cidades litorâneas do estado de Santa Catarina.

Saúde mental

Se você está pensando em maneiras de melhorar sua saúde mental, então pode parar de procurar, pois já encontrou!

Um dos grandes benefícios de se morar na praia é a redução de estresses diários como passar horas preso no trânsito, realizar trabalhos que consomem a maior parte do seu dia dentro de um escritório ou até mesmo disputar lugar no transporte público, que sempre está muito cheio.

Além disso, é comprovado que o barulho das ondas do mar quebrando na praia, provoca em nosso corpo uma maior sensação de relaxamento.

Elas acabam proporcionando um efeito calmante que incide sobre os índices de cortisol (hormônio responsável por provocar o estresse) de seu organismo.

Uma vez que você se encontra mais relaxado, é possível perceber também melhora na qualidade de sua saúde mental. Isso é um importante fator para diminuir problemas atuais ou futuros como:

  • Dores de cabeça ou enxaqueca frequente;
  • Depressão;
  • Alterações de humor;
  • Crises de ansiedade;
  • Doenças respiratórias crônicas, dentre outras.

benefício de morar na praia

Melhora do humor

Se você acha que seu humor se altera com frequência, é hora de repensar suas necessidades e morar na praia.

É comum que haja oscilações de humor ao longo do dia, quando você se encontra sob pressão. Fator muito recorrente na maioria das pessoas expostas ao ambiente de trabalho, por exemplo.

Mas quando isso se torna frequente é hora procurar por soluções que o ajudem a controlar essas oscilações.

Quando você está na praia é natural que seja exposto com maior frequência a luz solar. Devido ao calor por ela provocada, a pele normalmente tem maior contato com os raios solares.

Isso resulta em níveis ideais de absorção da Vitamina D, responsável por fornecer cálcio para o organismo e ainda atua sobre o humor, ajudando a controlá-lo.

Além disso, à medida que as chateações e os estresses diários diminuem, a tendência é que o organismo passe a administrar melhor os desgastes externos, provocando menos danos a você e a sua vida.

Mais tempo para o lazer

Morar na praia pode te oferecer muito mais oportunidades de se aproveitar momentos de lazer, do que as grandes cidades, pois se transformará em um prazer cotidiano.

Você poderá se aproveitar de muitas atividades e eventos na natureza ou ao redor dela, como:

  • Luau à beira da praia;
  • Prática ou competições de surf;
  • Visitar restaurantes diferenciados e experimentar diferentes pratos;
  • Se aventurar em Stand Up Paddle, caiaque;
  • Fazer trilhas, ou até mesmo camping.

Você pode também fazer passeios pelas praias próximas, a fim de conhecer um pouco mais a cidade e as belezas naturais que ela proporciona.

Como a grande maioria das regiões litorâneas possuem uma grande área de conservação natural é possível conferir o trabalho das ONGs e empresas privadas que ajudam a manter a fauna e a flora intactas.

Um bom exemplo é o projeto Tamar, que atua na preservação de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção. Sua área de atuação é bem abrangente e atinge algumas cidades como:

  • Aracaju – Sergipe;
  • Arraial do Cabo – Rio de Janeiro;
  • Pipa – Rio Grande do Norte;
  • Costa do Sauípe – Bahia;
  • Ilha da Trindade – Espírito Santo;
  • Farol de São Tomé – Rio de Janeiro;
  • Florianópolis – Santa Catarina.

Mas se você é uma daquelas pessoas que prefere programas mais calmos, também existem algumas opções, pois pode apenas se sentar ou caminhar à beira da praia e admirar a paisagem, que além de trazer uma paz imensa, se torna uma grande atividade para lazer.

Melhora da saúde

O último, mas não menos importante, item da lista dos benefícios de se morar na praia acaba sendo uma junção. Ou, até mesmo, o fim de cada um deles.

Isto porque ao ter mais contato com a natureza é possível reduzir o estresse, se alimentar de forma mais saudável e equilibrada, se sentir com mais segurança para ir e vir e ter oportunidades de trabalho, a qualidade de vida de qualquer pessoa melhora consideravelmente.

Aos poucos o corpo e a mente vão se adaptando às mudanças e você passa a adquirir um estilo de vida mais natural, o que faz com que as melhorias passem a ficar ainda mais evidentes no dia a dia.

Essa é uma escolha que as pessoas podem fazer em qualquer momento da vida e que influencia de forma muito positiva sob muitos aspectos.

Diz para a gente se não é um máximo, você esbanjar saúde e ainda fazer aquela invejinha nos seus amigos que moram nas grandes cidades!

beneficio de morar na praia

Conclusão

Nós te mostramos nesse artigo os 9 benefícios de se morar na praia, que certamente te fizeram repensar sua rotina e sua vida na cidade grande.

Os benefícios refletem principalmente na qualidade de vida e melhor saúde para as pessoas, trazendo mudanças realmente significativas.

Além de todos os benefícios citados, as cidades possuem boas estruturas em educação, saúde e conveniências básicas, que não serão problemas ou preocupações para você.

Então conta para a gente nos comentários como o nosso artigo tem feito você pensar em se mudar logo para uma cidade litorânea.

Posts relacionados