Marketing de indicação no mercado imobiliário

7 minutos para ler

Vender imóveis exige um contato próximo com os clientes e fidelização. Saiba como funciona o marketing de indicação no mercado imobiliário.

Quem trabalha com vendas, especialmente dentro do âmbito do mercado imobiliário, sabe que fechar um negócio não é algo que acontece do dia para a noite.

E por isso várias estratégias são usadas para o processo de negociações de compra e venda.

O marketing e algumas táticas desenvolvidas para divulgar bem o seu serviço e produto para os potenciais compradores pode ajudar neste sentido.

Por isso, no texto de hoje, vamos falar sobre um assunto que pode mudar o rumo da venda de imóveis: o marketing de indicação no mercado imobiliário.

Mas, por que este tipo de marketing pode ser um grande aliado para ajudar a captar potenciais clientes? É o que nós vamos te mostrar a seguir.

Fique com a gente!

O mercado imobiliário no Brasil

Investir no mercado imobiliário no Brasil é sinônimo de ter uma garantia de investimento que, na grande parte das vezes, passa praticamente imune a crises.

Isso porque um imóvel dificilmente vai deixar de valorizar, diferente de outros tipos de investimentos nos quais você pode correr mais riscos. 

Além disso, um imóvel é também considerado um patrimônio familiar, um bem que pode ser passado por gerações.

Sem contar que, alguns dados mostram que estamos em um momento interessante para o investimento de imóveis no Brasil. Neste ano de 2020, há uma perspectiva favorável de juros baixos, o que representa uma retomada no crescimento do setor.

As taxas de juros relacionadas ao crédito imobiliário, especialmente, têm se mostrado bem mais baixas do que nos anos anteriores.

Além disso, no âmbito da iniciativa privada, segundo dados divulgados pelo Ministério da Economia, cerca de 250 empresas demonstraram intenção de investir mais de 60 bilhões de dólares no país, nos próximos anos.

Outro dado interessante é que a Câmara Brasileira da Indústria e da Construção (CBIC) estima que, neste ano, os lançamentos e vendas de imóveis residenciais cresçam em torno de 10 a 15 %.

As moradias de alto e médio padrão seriam apontadas como as principais responsáveis por este aumento.

A importância do marketing para o mercado imobiliário:

Marketing de indicação no mercado imobiliário

Divulgar bem o seu negócio imobiliário é fundamental para que você atraia, não apenas clientes, mas os clientes certos para o seu empreendimento.

Com todas as ferramentas da web à nossa disposição como o alcance de um computador ou qualquer dispositivo conectado à rede, basta conhecer um pouco melhor sobre o marketing e saber se relacionar com o seu público.

É certo que o seu resultado vai ser sempre a resposta de qual estratégia foi utilizada. É possível utilizar o outbound marketing – que é o mais tradicional – , ou o inbound, que usa as estratégias de marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo, por exemplo, é utilizado para nutrir e ensinar o seu potencial cliente, antes mesmo do contato com os corretores.

Marketing de nicho, marketing sazonal, off ou online, há muitas opções que podem ser aplicadas ao seu negócio para que se obtenha um retorno satisfatório e que converta em vendas.

Entre todas essas possibilidades, o marketing de indicação pode ser um ótimo aliado. Afinal de contas, é sempre importante lembrar que cliente satisfeito indica a sua marca.

A seguir, vamos explicar para você o que é e como marketing de indicação pode ser aplicado no mercado imobiliário.

O marketing de indicação: o que é e como ele pode ajudar no mercado imobiliário

Com certeza você já percebeu que, para alguém indicar uma marca ou um serviço, é necessário que essa pessoa ame a marca ou tenha tido uma experiência extremamente positiva.

E é assim que o marketing de indicação, ou, também chamado, marketing de referência, funciona: a partir da fidelização dos clientes.

Este tipo de estratégia leva em conta  a indicação do seu cliente para outros potenciais clientes, que poderão fechar um negócio com a sua marca.

Ele é um processo que começa na fidelização do seu cliente, para que, depois que ele efetivar uma compra, acabe indicando para outra pessoa. 

Todo mundo sabe que as pessoas fazem pesquisas na internet, e pesquisas comprovam: 90% dos compradores buscam informações na internet antes de efetivar suas compras.

Se um cliente teve uma experiência boa com o seu serviço, ele pode recomendar a sua empresa e assim ainda fará uma espécie de marketing do seu serviço.

E a gente sabe como a opinião de clientes que já usufruíram dos serviços tem peso na nossa decisão, não é mesmo?

Entre os objetivos principais do marketing de indicação, está a captação de clientes a custo menor.

E, aliado a isso, busca-se também o aumento das vendas, aumento da margem do negócio, e a fidelização dos clientes atuais e também dos indicados.

Dicas de como realizar marketing de indicação no mercado imobiliário

Confira, a seguir, algumas dicas para você fazer um bom marketing  de indicação para o seu negócio imobiliário:

Ofereça vantagens para os indicados

É possível, dentro do marketing de indicação, oferecer algumas vantagens para os seus clientes que fizerem indicações, como benefícios por indicar novas pessoas. E também os indicados podem receber benefícios, proporcionando uma troca que os estimule.

Proporcione a melhor experiência de compra

Marketing de indicação no mercado imobiliário

Você precisa ter em mente que, quem faz uma indicação, está emprestando sua reputação para a empresa. Portanto, você precisa fornecer a este cliente que irá indicar sua empresa, a melhor experiência de compra possível.

Programa de indicações

Utilizar a tática de programa de indicações pode ser uma estratégia para encontrar o sucesso nas vendas do mercado imobiliário.

O programa de indicações geralmente é baseado em quatro pilares, que são:

  1. Pedir indicações: é preciso ter em mente exatamente como e quando pedir;
  2. Facilitar: proporciona facilidade no processo. A indicação precisa ser fácil para não desestimular a pessoa que irá indicar;
  3. Recompensar: como já falamos anteriormente, se você for dar uma recompensa a quem está indicando, isso irá, com certeza, aumentar significativamente o volume das indicações;
  4. Transparência no processo: é importante, por último, deixar o seu cliente a par das negociações com as pessoas que ele indicou.

Os pilares que citamos acima poderão ajudar na execução de um programa de indicações que seja eficaz e que realmente traga um retorno interessante.

Conclusão: o marketing de indicação é essencial para o mercado imobiliário

No artigo de hoje nós mostramos para você a importância do marketing de indicação no mercado imobiliário. Agora você já sabe como aplicar este tipo de marketing no seu negócio e certamente colher bons resultados.

E é claro que é importante lembrar que o marketing de indicação traz resultados, mas não pode ser a única estratégia para o seu negócio. Antes disso, seu cliente precisa encontrar você, para assim poder te recomendar.

Como as recomendações são influenciadas por uma série de fatores dentro dessa experiência, é imprescindível que  sua empresa esteja alinhada em todos os setores: marketing, venda, atendimento e suportes.

Se você tem um imóvel que gostaria de colocar para alugar, ou vender, veja aqui um texto que preparamos com as vantagens de anunciar seu imóvel com uma imobiliária em Balneário Camboriú

Se você ainda não conhece a Salute Imóveis, não deixe de entrar em contato conosco. Nós somos referência e temos profissionais de excelência no ramo imobiliário.

E, é claro, aplicamos todas as dicas de marketing imobiliário para alavancar ainda mais a venda do seu imóvel. Inclusive, por aqui também temos um programa de indicações. Vamos conversar? Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.