7 dicas de marketing para você alugar ou vender seu imóvel mais rápido

12 minutos para ler

Pensando em vender ou alugar um imóvel? Com a chegada da internet no nosso dia a dia, a maneira de consumir e de comprar mudou completamente. A comodidade de ter acesso a muitos produtos e bens a um clique em uma tela de smartphone ou computador simplesmente tem facilitado a nossa vida.  No mercado imobiliário, a realidade não é diferente.

Atualmente, quem não está ciente dessas mudanças no mercado como um todo, pode ficar para trás. 

O modo de os clientes buscarem imóveis também mudou.  É por isso que é importante entender a importância do marketing imobiliário na hora de você alugar ou vender o seu imóvel.

Você tem um imóvel e pretende anunciá-lo para aluguel ou venda, mas ainda não sabe por onde começar? Fique sabendo que não é necessário ser um expert em marketing para obter bons resultados.

No artigo de hoje vamos te mostrar algumas dicas essenciais que podem fazer você vender ou alugar um imóvel muito mais rápido anunciando na internet. E, claro, lucrar ainda mais com este tipo de investimento.

O mercado imobiliário no Brasil como investimento

Muitas pessoas se perguntam se vale a pena investir no mercado imobiliário hoje. Nós podemos afirmar para você que, com as perspectivas favoráveis de juros baixos e uma retomada de crescimento no setor imobiliário,  especialmente em 2020: sim, vale a pena investir no mercado imobiliário brasileiro!

Neste ano, as taxas de juros do crédito imobiliário estão muito mais baixas do que nos últimos anos. Outro dado importante é que os níveis de emprego estão subindo. 

O aumento do índice de empregos, significa que o brasileiro está mais confiante e seguro para comprar um imóvel, o que é ótimo para quem pensa em investir.

Segundo informações levantadas no terceiro semestre do ano passado pelo FipeZap, em uma pesquisa 38% dos entrevistados declararam que queriam comprar um imóvel nos próximos três meses. Destes, 88% desejam comprar por moradia própria, e 12% para investir.

Não dá para esquecer que investir no mercado imobiliário significa ter a garantia de um dos investimentos mais rentáveis e seguros. Além disso, isso significa ter a valorização do seu dinheiro com o passar dos anos, especialmente para aqueles que desejam comprar um imóvel na planta.

Venda e locação de imóveis: ótima opção de investimento para lucrar

Vender ou alugar imóveis são ótimas opções para você ter uma renda extra e lucrar. Para isso, existem várias formas de investir, desde comprar um imóvel na planta e revender ou alugar depois de pronto, até reformar imóveis com baixo custo de investimento para lucrar com a venda depois dele reformado.

Em um país com grande potencial turístico como o Brasil, a possibilidade de lucrar com aluguel de imóveis para temporada também é muito grande, principalmente nas cidades litorâneas. 

Mas antes de investir procure tomar alguns cuidados, como oferecer uma mobília básica (coloque isso nos seus custos), priorizar imóveis que tenham um condomínio atrativo para os turistas e definir bem o perfil de locação antes de levar para a rua o investimento.

Lucrar com o mercado imobiliário não é uma tarefa fácil, mas também não é algo impossível. Por isso, se você tem interesse em investir no mercado imobiliário, estude, busque informações e avalie o melhor momento. 

Se você já possui um imóvel e deseja anunciá-lo de uma forma a obter bons negócios, nós podemos ajudá-lo.  

A seguir, você acompanha algumas dicas que consideramos fundamentais para se obter resultados satisfatórios anunciando imóveis na internet. Acompanhe.

7 dicas de marketing para você alugar ou vender um imóvel na internet

1. Esteja nas redes sociais

Pode parecer óbvio, mas estar nas redes sociais é essencial para você se mostrar ao seu público. 

Estamos na era da internet e da comunicação, momento em que seu cliente tem liberdade para pesquisar e escolher entre as milhares de opções do mercado.

Nesse sentido, você precisa mostrar sua autoridade nas redes para ser encontrado por eles. Uma boa alternativa é trabalhar com estratégias para ganhar ou comprar seguidores no Instagram ou até mesmo comprar curtidas no Instagram para um post específico que esteja promovendo.

Além disso, busque veicular anúncios atrativos nas suas redes sociais, seja no Facebook ou no Instagram. 

Aproveite a grande quantidade de grupos de divulgação de imóveis em redes sociais como Facebook. Esses grupos são geralmente segmentados por região e podem ajudar muito a disseminar a sua venda ou aluguel.

Outro fator importante é que as redes sociais permitem fotos, vídeos e outras informações que podem atrair o seu futuro inquilino ou comprador para conhecer mais seu imóvel.

O Facebook tem a ferramenta do Marketplace, que é uma área dentro da rede social que permite divulgar e comercializar um produto ou serviço. As vantagens são a segmentação dos anúncios. Você pode definir a categoria, incluir localização, preço e outras especificidades do negócio. Aproveite estes espaços para anunciar.

2. Invista no audiovisual 

Hoje uma das maiores facilidades em consumo e disseminação de conteúdo é o audiovisual. Isso porque o vídeo ou o áudio permitem que o consumidor possa aproveitar do conteúdo mesmo fazendo outra atividade.

Imagens e vídeos estabelecem conexões emocionais e auxiliam nas percepções das mensagens, e por isso é cada vez mais indispensável este tipo de investimento ao trabalhar com anúncios.. 

Por isso, além de textos, você deve também produzir vídeos e imagens do seu imóvel que possibilitem ao seu possível comprador/inquilino vislumbrar como realmente é o que está sendo anunciado. 

Eles trazem a possibilidade de visualizar como são os cômodos e dependências e facilitam a vida de quem não pode, por exemplo, fazer uma visita presencial. Invista em um editor de vídeo profissional para garantir a qualidade do vídeo produzido.

3. Valorize seu imóvel com uma boa decoração 

Aposte na decoração do seu imóvel para alugá-lo ou vendê-lo mais rápido. Para isso você pode usar a estratégia do Home Staging. 

Isso nada mais é do que aplicar alguns princípios de decoração no seu imóvel para deixá-lo mais atrativo aos olhos do seu cliente. 

Essa prática vai valorizar ainda mais o seu imóvel e atrair mais compradores, pois envolve estratégias de marketing e psicologia, que a tornam mais eficaz. 

Usando os móveis que já tem no apartamento, com regras simples de decoração você consegue chamar a atenção para o imóvel. Alguns dos truques são utilizar bem as cores, de forma a explorar detalhes na iluminação.

Além disso, é importante que você deixe o ambiente ‘despersonalizável’, ou seja, nada de incluir na decoração porta-retratos da sua família ou objetos muito pessoais. 

O seu cliente precisa se imaginar morando no local, então, quanto mais neutro o ambiente, melhor. Se você quer saber mais, aqui no blog nós já listamos seis dicas para quem quer usar o home staging como estratégia para vender um imóvel

4. Capriche bem nas fotos

Pode ter certeza: a maior parte das pessoas que buscam imóveis são fisgados pela aparência. Então, é imprescindível que você capriche nas fotos que vai divulgar dos seus imóveis para vender ou alugar mais rápido.

Para isso você precisa, primeiramente, cuidar da iluminação do ambiente na hora das fotografias. Identificar se o local recebe boa iluminação natural ou se você precisará de luz artificial, é de extrema importância e faz toda a diferença na qualidade das imagens.

Além disso, os ângulos que escolher também precisam ser atrativos. Antes de fazer as fotos busque aplicar algumas das técnicas do home staging que explicamos no item anterior.

Dessa forma, com certeza você conseguirá alugar ou vender o seu imóvel com mais facilidade. Aqui no blog da Salute você pode conferir essa e outras dicas para seu imóvel ficar bem na foto.

5. Faça reparos e cuida da aparência

Um apartamento ou uma casa bem cuidados transmitem mais confiança para quem quer comprar ou alugar, por isso é tão importante que você tome cuidado e observe se o seu imóvel precisa de algum reparo antes de anunciá-lo para venda ou locação.

Pintura nas paredes, retoques no gesso, ajuste de fiações e principalmente, uma boa limpeza no imóvel, podem dar outra aparência ao seu apartamento e torná-lo mais atrativo, especialmente antes de tirar fotos de divulgação. 

Vale a pena prestar atenção nisso e planejar os reparos necessários para que você possa vender ou alugar seu imóvel mais rápido.

6. Anuncie em bons portais imobiliários 

Considere a possibilidade de anunciar em portais imobiliários na web. Faça pesquisa para saber quais são confiáveis e trarão maior visibilidade ao seu imóvel. 

Esses portais permitem que você faça um anúncio detalhado, com muitas fotos, localização precisa e informações minuciosas do seu produto.

Capriche no anúncio com imagens de qualidade e detalhes relevantes que  aumentarão as suas chances de ser encontrado e obter resultados mais rápidos.

7. Utilize o WhatsApp

Essa é uma ótima forma de fazer o atendimento dos seus possíveis clientes, uma vez que possibilita o envio de fotos e vídeos e até a realização de chamadas com os interessados pelo seu imóvel.

O WhatsApp é dos melhores e mais utilizados meios de comunicação na atualidade, e cada vez mais tem ganhado espaço no na hora de se fazer negociações.

Aposte nessa ferramenta que pode te auxiliar a não só conquistar um novo cliente, como também pode auxiliar na retenção do mesmo como cliente por um período mais longo, junto a estratégias pontuais como a distribuição de brindes personalizados.

Vantagens de anunciar em uma imobiliária

Se você é uma daquelas pessoas que não gosta de ter contato com o público, de se expor ou até mesmo se não domina as ferramentas da internet, pode evitar possíveis incômodos e muito envolvimento com burocracias e papeladas, anunciando seu imóvel com uma imobiliária de confiança.

Além disso, anunciar seu imóvel em uma imobiliária vai aumentar as chances de você alugar ou vender seu imóvel muito mais rápido, isso porque existe uma infinidade de ferramentas e estratégias que podem potencializar sua divulgação nesse vasto território que é o meio digital. E muitas dessas ferramentas já são usadas diariamente como instrumentos de divulgação de imóveis pelas imobiliárias. 

As estratégias utilizadas para o marketing digital no mercado imobiliário irão, de alguma forma, ajudar a fazer com que seu imóvel seja encontrado com mais facilidade. Algumas ferramentas e estratégias que o marketing imobiliário abrange, além dos já mencionados portais são:

  • Blogs otimizados para SEO (Search Engine Otimization) 
  • Google Ads e Facebook Ads, com anúncios e links patrocinados
  • Disparos de e-mail marketing

Veja abaixo mais detalhes sobre as modalidades:

Blog 

Se o seu cliente utiliza ferramentas de busca, como o Google, pode ser bem fácil encontrar o blog da imobiliária que você escolher a partir dos conteúdos buscados. 

Essa é uma das estratégias do já bastante disseminado “inbound marketing” ou “marketing de atração”, que utiliza conteúdos relevantes como uma forma de atrair potenciais clientes para o site no qual os produtos estão sendo anunciados.

Google Adwords

Maior e mais utlizado buscador da internet, o Google é indispensável em qualquer estratégia de marketing digital. E o Google Adwords nada mais é do que usar uma estratégia de links patrocinados para impulsionar os conteúdos do site.

No caso das imobiliárias, esse tipo de estratégia é utilizada para aumentar o tráfego para os produtos anunciados 

Facebook Adwords

Assim como o Google Ads, a ferramenta de anúncios do Facebook também é um recurso importantíssimo para o marketing imobiliário. 

Com as postagens patrocinadas é possível segmentar o público que irá receber o anúncio, aumentando assim a sua assertividade.

E-mail Marketing

Pode até parecer ultrapassado, mas o uso do e-mail marketing é indispensável para o marketing imobiliário. 

Isso porque ele traz uma espécie de contato mais personalizado com os possíveis clientes e, além disso, conta com um excelente custo-benefício. 

O recurso permite a criação de listas de contato segmentadas, e o envio de e-mails personalizados e assertivos. Essa prática já tem sido adotada por muitas imobiliárias em etapas de automação de marketing e apresentam resultados muito satisfatórios. 

Pensando em anunciar seu imóvel em Balneário Camboriú?

Ao escolher uma boa imobiliária você tem a chance de aproveitar de todos estes recursos apresentados para que seu imóvel seja anunciado de forma correta e com maiores possibilidades de venda e locação rápida. .

Se você está pensando em anunciar seu imóvel para alugar ou vender em Balneário Camboriú, mas não sabe por onde começar, pode contar com a equipe de especialistas da Salute Imóveis. 

Nossa imobiliária está localizada no centro de Balneário Camboriú e estamos atentos às melhores estratégias de venda e locação de imóveis. Venha anunciar com a gente.

Não deixe também de conferir o material exclusivo que nós preparamos para você. Conheça o nosso Manual do Proprietário e descubra Tudo o que você precisa saber antes de anunciar seu imóvel em Balneário Camboriú

Posts relacionados

2 comentários em “7 dicas de marketing para você alugar ou vender seu imóvel mais rápido

Deixe um comentário