O que fazer em Santa Catarina no inverno

11 minutos para ler

O inverno já está chegando e engana-se quem pensa que o Estado é o destino de turistas apenas no calor do verão. A estação mais fria do ano é também atração requisitada e você encontra muitas opções do que fazer em Santa Catarina no inverno.

Muitas pessoas podem não saber, mas o estado catarinense abriga as cidades mais geladas do Brasil. Ou seja, se o seu desejo é ver neve, é muito provável que você possa apreciá-la aqui com mais frequência do que no Rio Grande do Sul, por exemplo.

O texto de hoje é para você que também curte viajar e aproveitar o inverno e quer saber o que fazer em Santa Catarina no frio.

Fique com a gente e descubra dicas maravilhosas para aproveitar muito e se apaixonar também pelo inverno catarinense!

Qualidade de vida e belezas naturais

Santa Catarina, um dos três Estados que compõem a região Sul do país e está localizado entre o Rio Grande do Sul e o Paraná. O Estado é marcado por qualidade de vida e belezas naturais de encher os olhos.

Algumas pesquisas comprovam que a qualidade de vida é um dos grandes diferenciais nas cidades catarinenses. Não é à toa que Santa Catarina é um dos melhores estados para se morar no Brasil, como já falamos por aqui.

A Capital Florianópolis, por exemplo, foi o objeto de uma pesquisa do Projeto Focus, da FURB de Blumenau, que ouviu 400 moradores – entre nativos e não nativos.

Os resultados da pesquisa mostraram que 90% dos participantes consideram Florianópolis a cidade ideal para morar.

Qualidade de vida é palavra-chave quando falamos de Santa Catarina. O Estado está em 3º lugar no ranking de índice de desenvolvimento humano, em comparação a outros estados do Brasil.

Outro fator que coloca Santa Catarina no ranking da qualidade de vida é a pesquisa Conected Smart Cities, que foi divulgado recentemente pela Urbam Systems.

O ranking mostrou que cinco das 20 cidades mais conectadas e inteligentes do Brasil são catarinenses. 

Na ordem, são elas: Florianópolis (que está em 7º lugar), Blumenau (em 9º lugar), Joinvile ( na 15ª colocação), Itajaí (em 16º) e Balneário Camboriú, que ocupa a 17ª posição.

As belezas naturais são, com certeza, um ponto indiscutível quando falamos em Santa Catarina. Desde o litoral, passando pela serra, pelos vales catarinenses e pelo caminho dos cânions, há a certeza de que você vai enxergar águas cristalinas, paisagens de tirar o fôlego e uma natureza exuberante.

Turismo para além do litoral

Absolutamente, o forte da economia catarinense é o seu potencial turístico. Isso porque, muito mais do que as belezas naturais que se encontram no litoral, com praias lindíssimas e paradisíacas, há muitas outras opções de turismo no Estado.

Além das praias, Santa Catarina tem forte o ecoturismo, turismo rural, rotas de cachoeira e águas termais e, é claro, passeios na serra para curtir o inverno mais frio do Brasil.

Não é à toa que o estado é destino de milhares de turistas durante as variadas épocas do ano. Todas as épocas do ano são contempladas. 

Ousamos dizer que, se você procura SC para fazer turismo, tem centenas de opções para escolher e aproveitar nas diferentes estações. 

Apesar de ter uma valiosíssima quantidade de praias – só a região da Grande Florianópolis conta com mais de 40 delas -, absolutamente, não é só de mar que se vive o estado catarinense.

E você vai curtir seu passeio quase como se estivesse conhecendo, em cada região catarinense, um país diferente. 

Além das belas praias da Capital, SC conta com o conhecido Vale Europeu – destino muito procurado pelos turistas -, a serra catarinense, o caminho dos cânions, a região oeste, o Caminho do Alto do Vale, entre outros.

A cultura também é um ponto forte no estado catarinense. Cidades como Blumenau e Pomerode, por exemplo, fundadas por alemães, costumam manter as suas tradições com festas e encontros ao longo do ano.

Santa Catarina conta também com as cidades mais frias do Brasil. Cidades como Urupema e São Joaquim, por exemplo, são o destino de turistas que querem ver a neve – vamos falar mais disso logo abaixo.

O inverno catarinense

Já mencionamos anteriormente que o inverno catarinense é o mais gelado de todas as regiões do Brasil. 

Diferente do Rio Grande do Sul, que também concentra regiões geladas – como Gramado, que também é destino de muitos turistas -, Santa Catarina abriga o inverno mais frio do país.

No estado catarinense, possivelmente e com facilidade você terá a chance de ver a neve.

Com o frio intenso, a geada e a neve tornam os cenários deslumbrantes e perfeitos para quem quer escapar da rotina, e curtir um fim de semana ou uma temporada de descanso com charme e aconchego.

Por tudo isso, sem dúvida  inverno em  Santa Catarina já se destaca como uma das principais épocas para visitar nosso estado.

O planalto serrano, a região mais fria do país, se destaca pela neve, o sul pelos maravilhosos cânions, e até mesmo a região metropolitana de Florianópolis entra no páreo com suas águas termais e paisagens rurais. 

Opções para curtir o inverno em Santa Catarina

Confira, abaixo ótimas dicas para você curtir o inverno catarinense, o mais charmoso do Brasil.

1. Cânions

o que fazer em santa catarina no inverno

Para quem é adepto do ecoturismo, muitos passeios exploram as grandes montanhas no Caminho dos Cânions, região que fica no extremo sul catarinense e faz divisa com o Rio Grande do Sul.

Por ali, o Parque Nacional de Aparados da Serra e da Serra Geral oferecem paisagens incríveis e encantadoras.

A cidade de Praia Grande, por exemplo, que fica bem na divisa, é situada na baixada dos cânions protegidos pelos parques nacionais. E a paisagem lindíssima inclui cachoeiras, piscinas naturais, rios e penhascos. 

Mesmo que esteja frio para curtir as cachoeiras, você não vai se arrepender de visitar no inverno, já que as paisagens ficam ainda mais charmosas.

Nesta região está localizado um dos resorts mais charmosos e conhecidos de Santa Catarina, a Morada dos Cânions, que é um dos lugares ideais para visitar no inverno em Santa Catarina.

Na margem da rodovia BR-101, estão as duas maiores cidades que contemplam a rota dos cânions: Araranguá e Sombrio. Elas são a porta de entrada para a costa ainda bastante preservada da região.

No caminho dos cânions você também irá encontrar atividades e trilhas para conhecer e desfrutar das paisagens de tirar o fôlego do Cânion Fortaleza e do Cânion Itaimbezinho.

2. Rancho Queimado

o que fazer em santa catarina no inverno

Na região montanhosa de Rancho Queimado, que fica na região metropolitana de Florianópolis, não é tão comum a neve (o último registro foi em 2013). 

Mesmo com chance menor de ver a neve, ainda assim vale a sua visita, porque a cidadezinha rural conta com belíssimas paisagens e hotéis-fazenda ideais para você curtir o inverno. E é claro, por lá o frio também é bem intenso.

Outro ponto alto do município é a sua gastronomia campeira e a boa oferta de produtos coloniais e agrícolas, como o morango (o município é o maior produtor catarinense).

3. Águas Mornas 

O município de Águas Mornas também fica na região metropolitana de Florianópolis. Como o próprio nome sugere, por lá você vai encontrar como principal atrativo as águas termais, que são consideradas as melhores do mundo.

O cenário montanhoso e recortado pelos rios, cachoeiras e trilhas diversas, é perfeito para quem curte o ecoturismo. Algumas das atrações que você irá encontrar por lá são as colônias germânicas Vargem Grande, Teresópolis e Santa Isabel.

Nesses locais será possível entrar em contato com a cultura alemã da região.

4. Serra Catarinense

Se o seu objetivo é ver a neve, provavelmente o seu destino será a serra catarinense.

E mesmo se por acaso tiver o azar de não conseguir vê-la, ainda sim o seu passeio terá valido a pena: as paisagens por lá são incríveis e as opções de hotéis e pousadas na região são super variadas.

Mas preste atenção: esteja preparado para sentir as temperaturas mais baixas do Brasil e que, facilmente, podem chegar a graus negativos. 

É claro que, com preparação, isso não é problema para quem busca mesmo curtir o inverno catarinense, não é?

Entre os municípios que compõem a serra catarinense estão: Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Capão Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Curitibanos, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Rio Rufino, São José do Cerrito, São Joaquim, Urubici e Urupema.

Algumas dessas cidades são destaque e merecem a sua visita no inverno, confira abaixo.

Bom Jardim da Serra

o que fazer em santa catarina no inverno

Bom Jardim da Serra é a porta de entrada  da serra catarinense e conta com paisagens naturais impressionantes. 

São três cânions gigantes que você encontra por lá, além do mirante da Serra do Rio do Rastro, belas cachoeiras e paisagens de campos e araucárias.

Chegar a Bom Jardim da Serra, via litoral, já vale a viagem. Afinal de contas, percorrer a Serra do Rio do Rastro, considerada a estrada mais espetacular do mundo, é um privilégio e tanto. 

Também considerada uma das cidades mais frias do Brasil, Bom Jardim da Serra está localizada a 1.245 metros de altitude e, por lá, há grandes chances de você ver a neve. O município também tem muitas belezas naturais, entre elas o cânion das Laranjeiras.

Urupema

Vizinha de São Joaquim, a cidade de Urupema tem belezas naturais incríveis, entre elas o Morro das Torres e a Cascata que congela.

Localizada a 200 quilômetros da capital Florianópolis, e a 1.425 metros acima do nível do mar, também registra com frequência as temperaturas mais baixas do Brasil e por conta disso passou a ser chamada a cidade mais fria do Brasil.

A Cascata que Congela é uma pequena cachoeira que fica localizada ao pé do morro das anelas, e costuma ter sua água congelada no inverno. 

Urubici

o que fazer em santa catarina no inverno

A cidade de Urubici fica em um vale a 915 metros de altitude, onde está rodeada de montanhas.

Por lá, o Morro da Igreja é o ponto culminante habitado da serra geral, com 1822 metros de altitude. Do alto do morro, é possível visualizar o litoral sul catarinense. E na frente, está a Pedra Furada, uma lindíssima escultura natural que é o cartão postal da cidade.

Esta pedra tem uma abertura de 30 metros de circunferência e é possível chegar mais perto por meio de uma trilha com cerca de 6 quilômetros de extensão, contando ida e volta. 

A caminhada dura em torno de 5 horas e é considerada de nível moderado, atravessando matas, campos, pedras e alguns penhascos.

São Joaquim

São Joaquim é a cidade mais conhecida da serra catarinense. Localizada a 1.360 metros de altitude e também na disputa entre as cidades mais frias do Brasil, São Joaquim tem vários pontos turísticos bacanas para curtir o inverno.

A cidade já chegou a temperatura de – 10ºC e fica a 46 quilômetros de Bom Jardim da Serra. 

Em São Joaquim você pode visitar o Mirante Belvedere, apreciar as cachoeiras na Cascata do Pirata e curtir algumas atividades típicas de inverno no Snow Valley.

As vinícolas, como a Vinícola Villa Francioni, para curtir o frio tomando um vinho, e a praça João Ribeiro estão entre os destaques. A Igreja Imperatriz, com uma bela arquitetura, também vale a visita.

Além disso, São Joaquim é conhecida como a Capital Nacional da Maçã. Se for para lá, não deixe de conhecer o fondue de maçã, gastronomia típica da região.

Apaixone-se por Santa Catarina o ano inteiro

Com o artigo de hoje você pôde conhecer um pouco mais sobre como é curtir Santa Catarina no inverno e aproveitar as belíssimas paisagens que só a combinação de frio e belezas naturais pode proporcionar.

Não deixe de conhecer e apaixonar-se pelo nosso Estado  no inverno e em todas as estações do ano! 

Confira aqui outro conteúdo nosso, sobre dicas do que fazer em Santa Catarina. Nós garantimos que você não vai se arrepender.

E aí, já planejou sua viagem? Qual será o seu destino para curtir o inverno catarinense?

Não esqueça de deixar sua opinião nos comentários! Vamos adorar conversar com você.

Posts relacionados

Um comentário em “O que fazer em Santa Catarina no inverno

Deixe um comentário