As melhores praias de Santa Catarina

12 minutos para ler

É apaixonado por sol e mar? Então você não pode deixar de conferir as 10 melhores praias de Santa Catarina para férias incríveis.

O Estado Catarinense é um dos destinos turísticos mais procurados em todo o Brasil. Dono de belíssimas e paradisíacas praias e recantos, este Estado é um dos melhores para se viver no Brasil.

Por aqui, opções não faltam para aproveitar um descanso, especialmente quando o assunto é curtir uma boa combinação de praia, sol e mar.

São centenas de praias que fazem de SC um dos locais mais buscados para curtir uma boa temporada de férias – cidades como Balneário Camboriú, por exemplo, chegam a receber 1 milhão de pessoas na alta temporada.

No artigo de hoje nós vamos trazer para você uma lista com as melhores praias de Santa Catarina para curtir o descanso que você e sua família merecem.

Fique conosco e confira!

O segundo melhor Estado para viver no Brasil

Como nós já falamos aqui no Blog da Salute, Santa Catarina é o 2º melhor Estado para se morar no Brasil, ficando atrás apenas do Distrito Federal.

E é muito fácil entender porque ela  está entre os melhores Estados. De 32 indicativos do IBGE, Santa Catarina se destaca em primeiro lugar em 9 deles, especialmente pela expectativa de vida dos seus moradores. Quem mora em Santa Catarina vive, em média, 79,4 anos. 

Oferecendo um litoral paradisíaco com cidades que propiciam uma qualidade de vida indescritível, o Estado tem atraído cada vez mais olhar de investidores de todos os cantos do país.

Por isso, quem busca uma cidade para viver melhor encontra em Santa Catarina essa opção, aliada com boas alternativas de turismo e também combinando um dos menores índices de pobreza do Brasil.

O Estado de Santa Catarina e suas belezas

As belezas de Santa Catarina estão distribuídas em cada uma das 295 cidades que fazem do Estado um lugar plural, focado em uma economia diferenciada.

Essa economia engloba muito além do turismo, também o extrativismo, a agricultura e a pesca. E só o turismo corresponde a mais de 12% do PIB catarinense, de acordo com informações do Governo do Estado.

Apesar de nosso assunto neste artigo ser as melhores praias de Santa Catarina, é importante salientar que não é só de praia e mar que é feito o estado catarinense.

Suas diversas e variadas regiões permitem que o turismo seja ativo durante o ano inteiro, até mesmo no inverno, já que na Serra Catarinense, por exemplo, fica a cidade mais gelada do Brasil, e por isso é muito procurada por vários turistas.

Além da Serra, o Vale Europeu e o Caminho dos Cânions também oferecem múltiplas oportunidades para visitantes que curtem montanhas, cachoeiras ou apenas locais com visuais charmosos combinados com lindas paisagens de dias frios. 

Essa pluralidade de opções permite que o turismo abrace os mais variados gostos e que Santa Catarina receba os mais diversos turistas.

Os que buscam agitação encontram opções, e quem quer tranquilidade interiorana também vai ter tudo isso em Santa Catarina.

Litoral que atrai milhares de turistas ano a ano

Como também mencionamos acima, o litoral catarinense tem uma potência turística muito forte e, por isso, recebe todos os anos milhares de turistas em suas praias.

Regiões como a Grande Florianópolis muitas vezes ficam tão cheias de turistas em suas praias, que nos períodos de alta temporada – de novembro a março – fica difícil se locomover entre uma praia e outra de carro.

A cidade de Balneário Camboriú, no último verão, chegou a registrar 1 milhão de pessoas durante o ápice de público da cidade, que é na virada do ano, quando a queima de fogos atrai uma multidão na beira mar.

E o mais bacana é que as praias catarinenses também são para os mais ecléticos e variados turistas. Os amantes do agito, os que gostam de uma natureza exuberante e rústica até aqueles que procuram a paz de uma praia inabitada.

Por isso nós separamos uma lista bem variada com as melhores praias do litoral catarinense para você curtir o melhor do verão, no seu estilo.

As melhores praias de Santa Catarina

Confira, abaixo, uma lista que preparamos com as 10 melhores praias do Estado de Santa Catarina

1. Ilha do Campeche (Florianópolis)

as melhores praias de Santa Catarina: Ilha do Campeche

Conhecida como o “Caribe Brasileiro”, a ilha do Campeche tem uma beleza paradisíaca, com águas cristalinas.

Localizada na costa leste da capital Florianópolis, é considerado um local com os ‘maiores tesouros’ do litoral catarinense.

A Ilha do Campeche guarda belezas naturais indescritíveis, com fauna e flora admiráveis formados pela Mata Atlântica.

O mar com água transparente proporciona o visual de uma natureza exuberante. Se você for conhecer a Ilha do Campeche vai entender porque ela é considerada o local mais bonito de Santa Catarina.

Já que estamos falando de uma ilha, para chegar lá, só há um jeito: de barco. Os passeios podem sair da Praia da Armação, da praia do Campeche ou da Barra da Lagoa. Entre dezembro e março, eles são diários e ocorrem várias vezes ao dia. 

Já se você for visitar fora da temporada, o ideal é entrar em contato com alguma agência para saber se os passeios estão ocorrendo. 

O valor do passeio – do transporte de barco – é em torno de R$ 160 (ida e volta).

2. Lagoinha do Leste (Florianópolis)

as melhores praias de Santa Catarina: Lagoinha do Leste

A Praia da Lagoinha do Leste é outro pequeno paraíso escondido entre as belezas catarinenses. Essa praia fica localizada na costa sudeste da ilha de Florianópolis e a cerca de 30 quilômetros do centro da cidade.

Uma das opções para chegar lá é de trilha, que leva cerca de duas horas e é recomendada para quem já tem prática de trilhas. Ela proporciona um visual encantador e exuberante, com paisagens de tirar o fôlego.

Se você for escolher a trilha pode sair da praia de Pântano do Sul ou da Praia do Matadeiro. Mas também há a opção de barco, saindo das duas praias. 

A Lagoinha do Leste ainda tem a natureza muito preservada em função da dificuldade de acesso. Por lá, ainda é possível subir ao Morro da Coroa e usufruir de uma paisagem encantadora entre as rochas e o mar.

3. Praia Mole (Florianópolis)

as melhores praias de Santa Catarina: Praia Mole

Bem no meio da ilha, do ladinho da famosa Lagoa da Conceição, está a Praia Mole. Esta praia é opção para quem curte um local mais agitado e badalado – com certeza bem mais do que as anteriores.

A Praia Mole é reduto de surfistas e atrai os adeptos ao esporte em função de suas ondas fortes. Foi descoberta na década de 1980. 

Oferece uma boa estrutura para quem escolhe passar uma temporada por lá, especialmente durante o verão. Os bares, alguns com música ao vivo, estão por toda a orla.

Por ali, os praticantes de parapente curtem as encostas da praia como rampa de decolagem.

4. Praia de Quatro Ilhas (Bombinhas)

as melhores praias de Santa Catarina: Quatro Ilhas

Saindo um pouco das praias da Grande Florianópolis, temos também como uma das melhores praias catarinenses a Praia de Quatro Ilhas, que fica em Bombinhas.

Não raro esta praia aparece em listas das melhores praias do Brasil. E não é difícil compreender o porquê, já que o cenário que ela proporciona aos seus visitantes é realmente paradisíaco.

A praia tem a natureza bem preservada, o mar aberto e areia branquinha. As águas são cristalinas e perfeitas para quem ama o surf. Mas o outro extremo da praia recebe aqueles que curtem apenas um banho em águas calmas e fresquinhas.

A praia é tranquila e conta com uma infraestrutura boa para passar o dia inteiro à beira-mar, com restaurantes e aluguel de cadeiras e guarda-sol.

5. Praia da Sepultura (Bombinhas)

as melhores praias de Santa Catarina: Praia da Sepultura

A Sepultura é outro daqueles paraísos escondidos que amamos conhecer. Também localizada em Bombinhas, litoral norte de Santa Catarina, ela fica ao lado da praia Retiro dos Padres. 

Suas águas são transparentes e em função disso é o mar ideal para mergulhar.

Porém, caso você queira conhecer a Praia da Sepultura, precisa se programar para chegar cedo.

Na alta temporada, a faixa de areia fica lotada de banhistas que estendem suas cangas e guarda-sóis na pequena faixa de areia.

Você pode chegar até bem pertinho de praia tranquilamente de carro, até um estacionamento. De lá, precisa caminhar cerca de 5 a 10 minutos para ter acesso à praia.

6. Praias do Estaleiro e Estaleirinho (Balneário Camboriú)

Praia do Estaleiro em Balneário Camboriú

A Praia do Estaleiro é uma das dez praias da cidade de Balneário Camboriú, e tem acesso pela estrada de Interpraias, e é uma praia um pouco mais reservada.

Ideal para quem busca uma alternativa ao agito da Praia Central de BC, a Praia do Estaleiro é menos visitada e por isso não tem uma infraestrutura tão forte quanto a praia central. 

Mas mesmo assim você terá a chance de se hospedar em uma praia localizada em uma das melhores cidades para morar em Santa Catarina. 

Como a praia é mais deserta, é ideal para quem curte praticar surf, e o seu visual com as águas cristalinas, pedras e restingas, ainda é bem preservado.

Já a Praia do Estaleirinho, a 11 quilômetros ao sul do centro de BC, é mais tranquila que o centro e geralmente tem um pouco mais de movimento que o Estaleiro. 

No verão os beach clubs são o ponto de badalação, especialmente a partir do fim da tarde.

7. Guarda do Embaú (Palhoça)

A Guarda do Embaú é um verdadeiro paraíso na terra. Praticamente uma vila de pescadores, com muitos nativos morando por lá, a Guarda tem uma paisagem linda e um clima de cidade do interior.

Ali você pode se encantar com as belezas do rio se unindo ao mar e tem acesso a uma praia completamente preservada, mas ao mesmo tempo com boas estruturas de quiosques na beira do mar.

Localizada em um cantinho da cidade de Palhoça, a Guarda atrai cada vez mais turistas que buscam usufruir dessa natureza exuberante.

Por lá também é possível encontrar várias trilhas e caminhos em meio à natureza que encantam qualquer visitante. A trilha do Morro do Urubu, por exemplo, é de fácil acesso e em menos de 30 minutos você pode ter um visual encantador do mar visto de cima.

Para os mais aventureiros, é possível chegar da Guarda até o Vale da Utopia, em uma trilha bem selvagem, mas cheia de belas surpresas, como piscinas naturais escondidas entre as pedras.

Mas para quem gosta só de um sossego, também vai se sentir contemplado, pois as belezas naturais que guardam esse local são indescritíveis.

8. Praia da Ferrugem (Garopaba)

A Praia da Ferugem é outro reduto de surfistas. Fica bem pertinho de Garopaba – a apenas  8 quilômetros – e oferece uma versatilidade que abrange vários estilos de turistas.

De um lado da praia, as águas são mais tranquilas, e do outro, mais agitadas, com ondas ideias para o surf.

Esta praia também é recomendada para quem curte agito e festas, já que vários barzinhos reúnem uma turma mais jovem e descolada.

Trilhas também são atração neste local. Apesar de ser uma praia de natureza mais selvagem, a Ferrugem fica bem próxima de um centrinho que conta com lojas, bares e restaurantes, com uma boa estrutura para receber turistas.

9. Praia Brava (Itajaí / Balneário Camboriú)

Praia Brava de Itajaí

A Praia Brava, que fica bem na divisa entre Balneário Camboriú e Itajaí, consegue unir tudo aquilo que o litoral norte de Santa Catarina pode oferecer de melhor. 

É o destino favorito de milhares de pessoas, inclusive de famosos brasileiros para visitar, ou manter apartamentos de veraneio.

Com uma infraestrutura ótima, oferece desde bares e restaurantes com diversas opções gastronômicas até opções para curtir a noite. 

Além disso, tem extensa e charmosa orla, com três quilômetros de extensão, com bares e beach clubs charmosíssimos.

A Brava também oferece uma infraestrutura completa de hotéis,  pousadas temáticas, restaurantes e casas noturnas. Também conta com estacionamento, serviços de praia e agitação noturna garantida. 

Inclusive, uma das boates mais famosas do Brasil e do mundo – o Warung Beach Club – está na Praia Brava.

10. Praia do Rosa (Imbituba)

Essa é uma das praias favoritas de turistas mais descolados e que amam surf e um ambiente rústico.

A Praia do Rosa fica pertinho da Guarda do Embaú – localizada mais ao sul de Santa Catarina. É conhecida especialmente pelas competições da elite do surf mundial. 

O Rosa conta com bastante agitação e badalação, sem deixar de lado a tranquilidade para quem procura.

A região tem várias trilhas para desbravar e curtir uma natureza preservada com vistas deslumbrantes para a baía. A praia fica bem pertinho da Praia de Ibiraquera, outro destino para quem procura sossego. Em uma trilha de apenas 20 minutos para os aventureiros é possível chegar até lá.

A Praia do Rosa chegou a ser considerada pelo jornal ‘The Guardian’ um dos sete paraísos escondidos do mundo. Literalmente!

Você também merece se encantar por Santa Catarina

Aqui você conheceu as 10 melhores praias de Santa Catarina, e claro, também entendeu porque este Estado é considerado um dos melhores para se morar no Brasil.

Você também pode – e merece – desfrutar das belezas, da tranquilidade e da qualidade de vida que Santa Catarina oferece. Acredite!

Já planejou sua viagem para este destino incrível? Já conhece algum desses recantos catarinenses? Não esqueça de deixar nos comentários a sua opinião.. 

Posts relacionados

Deixe um comentário