5 curiosidades sobre Itapema que você precisa conhecer

6 minutos para ler

Conheça algumas curiosidades sobre Itapema e saiba mais sobre a Capital dos Ultraleves de Santa Catarina.

Santa Catarina é um estado bastante conhecido por abrigar diversas das melhores praias do país e, por isso, tem o turismo como uma de suas principais atividades econômicas, sendo um dos destinos mais desejados pelos turistas de todos os cantos do Brasil.

A cidade de Itapema é uma das preferidas durante a temporada de verão, afinal, conta com praias de mar tranquilo, uma boa gastronomia local, excelentes opções de passeios, trilhas, bares, diversão e uma das melhores infraestruturas entre as praias do litoral norte do estado. Quer conhecer melhor sobre a Capital dos Ultraleves? Aproveite o artigo de hoje e confira 5 curiosidades sobre Itapema que você precisa conhecer.

1. Capital dos Ultraleves

Como já mencionamos logo acima, a cidade de Itapema recebe o título de Capital dos Ultraleves. O motivo é por possuir o maior número de horas desta modalidade no estado de Santa Catarina. 

Mas, vamos por partes: você sabe o que é ultraleve? Não?! Tudo bem… Nós explicamos! Ultraleve é um avião considerado leve, como o próprio nome já diz, com um peso ínfimo, contando apenas com requisitos indispensáveis para voar e com capacidade somente para o piloto ou mais uma pessoa.

Itapema oferece condições climáticas bastante favoráveis para oportunizar os turistas de realizarem voos pela orla e apreciarem uma linda vista panorâmica sobrevoando pela cidade.

Além disso, é realizado todos anos o Encontro de Ultraveles, onde pilotos especializados fazem apresentações no ar como verdadeiros shows de manobras radicais.

2. Colonização Açoriana

Foi no ano de 1670, que os açorianos, primeiros moradores de Itapema, chegavam para colonizar a cidade, assim como outros municípios do litoral catarinense.

Inicialmente, os portugueses se instalaram no município vizinho, Porto Belo. Com o passar dos anos, mais especificamente em 1748, que 461 imigrantes começaram a povoar Itapema, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Antes de Itapema ser reconhecida como tal, se chamava Tapera. Isso aconteceu até 1912, quando a cidade era povoada principalmente por alemães, espanhóis e italianos. Já a emancipação política, foi feita apenas em 1962, quando conquistou a sua independência.

Até hoje a cultura açoriana está fortemente presente, através da culinária e sotaque dos moradores.

Divulgação Itapema Governo de Santa Catarina

3. Ecoturismo

Itapema é referência no ecoturismo. A cidade é rodeada por morros com a vegetação predominante da Mata Atlântica, que oportunizam moradores e turistas a explorarem as belezas naturais, através de trilhas e práticas esportivas.

Aliás, algumas trilhas são bem famosas na cidade como: Pico da Pedra, Morro da Gurita ou do Trombudo, Parque das Capivaras, da Ilhota e da Praia Grossa.

Alguns desses lugares contam com mirantes para admirar uma vista privilegiada de toda a orla da praia de Itapema. Uma dica é registrar lindas fotos, pois as paisagens são de tirar o fôlego!

No meio do caminho desses roteiros, além de contemplar a natureza, você poderá encontrar com uma diversidade de animais, como macacos-prego, tatus e algumas espécies de aves.

Para quem gosta de cachoeiras e cascatas, a Cachoeira do Sertão e Manarick (a mais conhecida e, consequentemente, mais movimentada) são ótimas opções de passeio e ficam nas encostas dos morros.

Quando se trata de passeios de turismo ecológico, Itapema não decepciona!

4. Cidade que mais cresce em Santa Catarina

O mercado imobiliário do litoral de Santa Catarina, no geral, vem crescendo em ritmo acelerado. Porém, principalmente, a cidade de Itapema vem sendo “a menina dos olhos” de grandes investidores.

Com tantas praias lindas e excelente infraestrutura, a cidade recebeu uma maior valorização no setor da construção civil em comparação a outros destinos brasileiros. Mas isso não é de hoje! Quando inaugurou o trecho da BR-101 na região, no ano de 1971, houve um grande up no desenvolvimento.

Onde antes só existiam residências de moradores, logo a cidade foi sendo ocupada por casas de alugueis de temporada, movimentando o turismo local. Só para se ter ideia, apenas na última década, a população aumentou em mais de 20 mil habitantes.

E, claro, com o passar do tempo, Itapema foi recebendo cada vez mais investimentos na infraestrutura, atraindo investidores que já visavam a valorização imobiliária da região.

De acordo com uma pesquisa da FipeZap (o primeiro índice de preço com abrangência nacional que acompanha os preços de imóveis residenciais e comerciais), a cidade de Itapema teve um crescimento nos últimos 12 meses, de 18%, tornando-se a segunda cidade do litoral catarinense que mais cresceu no quesito de valorização imobiliária.

5. A BR-101 cruza o bairro Meia Praia

Uma das principais estradas rodoviárias do Brasil, a BR-101, é bastante conhecida por turistas que pegam a estrada para chegar ao litoral de Santa Catarina.

Como mencionamos anteriormente, um dos fatores que contribuíram para o desenvolvimento surpreendente de Itapema foi a inauguração da rodovia na cidade.  

Você sabia que ela corta o bairro Meia Praia? Sim! A estrada cruza um dos bairros mais valorizados do município, onde o metro quadrado chega a ser 20% mais caro em comparação com outros.

Além disso, é a principal região que os turistas escolhem para se hospedarem, por oferecer boas opções gastronômicas, completa infraestrutura e excelentes redes hoteleiras.

Escolha investir e morar na cidade que teve uma das maiores valorizações do país!

Já pensou desfrutar o melhor da vida em Itapema? São inúmeras opções de lazer, entretenimento, gastronomia… e claro.. as suas fantásticas e encantadoras praias!

A Salute Imóveis é altamente qualificada em lhe apresentar as melhores opções para que você possa investir no seu futuro com total tranquilidade.

Entre em contato conosco e comece a escolher o endereço do seu imóvel dos sonhos na praia agora mesmo. 🙂

Esperamos por você!

Posts relacionados

Deixe um comentário