Área Gourmet em apartamento

4 minutos para ler

Já pensou em ter em seu lar um ambiente dedicado à gastronomia reunindo conforto e praticidade? Conheça a proposta da área gourmet e confira as dicas para se inspirar e adequá-lo em sua residência.

O que significa a área gourmet?

A área gourmet se popularizou nos últimos anos no mercado imobiliário recebendo este nome por ser um espaço dedicado ao lazer aliado à gastronomia em um ambiente mais descontraído, através de uma decoração mais despojada, diferenciando-se da cozinha cotidiana.

Esta área deve ter espaços multiuso, desde o preparo até servir os alimentos, e também para a apreciar a paisagem e o curtir o relaxamento. É o local do imóvel destinado a curtir momentos de lazer com familiares e amigos.

Este espaço é possível de ser externo, em uma área com cobertura fixa ou retrátil ou interno, na sua sacada, varanda ou até mesmo uma ampliação da sala de estar e cozinha.

A área gourmet é destinada para receber equipamentos sofisticados e modernos, churrasqueiras, fornos, bancadas, mesas de jantar, sofás e muito mais.

A decoração é um quesito muito particular, mas podemos lhe auxiliar com algumas dicas para transformar seu espaço gourmet de forma prática e eficiente.

Ambiente pequeno:

Se o espaço é pequeno, será preciso pensar na otimização do local, avaliando os móveis utilizados. Uma dica é trocar a geladeira por frigobar, utilizar uma única mesa e escolher móveis dobráveis é uma boa pedida.

Na hora de escolher a iluminação, uma luz branca, por exemplo, se a intenção é criar uma ilusão, ganhando mais espaço.

Área externa:

É preciso ficar atento aos móveis para a área externa. Madeira maciça, metal e plástico são ótimas escolhas. Se tiver estofado, é necessário que seja impermeável.

Utilizar a iluminação natural na área externa é uma boa ideia, além de ampliar o espaço e deixar o ambiente mais agradável.

Neste ambiente, há a possibilidade de ter, além de uma pia espaçosa para preparar os alimentos e utilizar na hora da limpeza, um tanque exclusivo para essa área é uma boa opção.

Ambiente integrado:

É uma ótima opção, pois permite a mescla de diferentes ambientes, como a cozinha, a sala ou a varanda.

O ambiente integrado pode ser criado tanto em espaço pequeno, pois ajuda a aumentar as dimensões, quanto em espaço grande, já que contribuí em deixar a composição mais organizada e bonita.

Iluminação

A iluminação é um item que merece atenção, pois faz toda a diferença em qualquer ambiente. São infinitas as possibilidades de luzes: brancas, amarelas, coloridas, luz negra, entre outras. Tudo de acordo com o seu gosto e o conceito que existe por traz do seu espaço gourmet .

Equipamentos e decoração

O próximo passo está em escolher os equipamentos e os itens decorativos que devem ter em seu espaço gourmet.

É importante pensar nos revestimentos, uma vez que são fundamentais para tornar o ambiente bem decorado. Desta forma, vale a pena investir, por exemplo, nos pisos de porcelanato e pias de granito, que tornam o espaço mais bonito, além de oferecer praticidade.

Existem inúmeras maneiras de decorar uma área gourmet, lembrando que é necessário avaliar o tamanho do espaço, gosto pessoal e o orçamento disponível.

Na escolha dos móveis, para deixar a decoração mais descontraída, a escolha por bancadas, banquetas e puffs pode ser uma ótima opção, pois são compactos e podem ser trocados de lugar facilmente.

Um jardim vertical ou uma horta é uma ideia de transformar o local funcional, trazendo um toque de naturalidade para o ambiente. Que tal deixar seus temperos favoritos ao seu alcance? Além da praticidade, deixará sua área gourmet charmosa.

Prateleiras: Uma dica valiosa é utilizá-las ocupando um espaço vertical, principalmente em um espaço compacto, decorando e servindo de apoio para os utensílios.

A hora de escolher os acessórios gourmet é a cereja do bolo para deixar o cantinho com a cara dos moradores da casa. Vale apostar em luminárias, plaquinhas temáticas e barzinho.

Agora que já conhece sobre a área gourmet, que tal criar a sua e compartilhar momentos incríveis em família e com amigos no conforto do teu lar? Com essas dicas, com certeza será seu lugar favorito da sua casa!

Posts relacionados

Deixe um comentário