Dicas para aplicar hábitos sustentáveis na sua casa

5 minutos para ler

A conscientização da sustentabilidade está cada vez mais necessária e por isso, reunimos dicas para aplicar hábitos sustentáveis na sua casa.

Sustentabilidade é aquela palavra que todo mundo já ouviu falar e compreende o quanto é importante aplicar hábitos sustentáveis em sua casa para proteger o meio ambiente controlando a poluição.

Com algumas mudanças simples, podemos planejar um futuro melhor para o nosso planeta, beneficiando esta e gerações seguintes.

Neste artigo, iremos abordar algumas dicas para aplicar hábitos sustentáveis na sua casa.

Substituição do plástico

O plástico é um material que possui longo tempo de decomposição, podendo chegar a mais de 400 anos. Embora seja um grande aliado à praticidade, ele se torna um vilão da natureza se não for descartado de forma correta.

Uma dica é substituí-lo por vasilhames de vidro, por exemplo, para guardar os alimentos na geladeira. Opte por cotonetes com haste flexível de papel, que são mais sustentáveis que as opções de plástico.

Cultive sua própria horta

Ter uma horta dentro de sua residência, além de ajudar na alimentação e na qualidade de vida, é uma maneira de reduzir a produção de lixo, já que esses produtos vêm em embalagens plásticas.

E, claro, lembrando do impacto dos agrotóxicos para a nossa saúde e para o meio ambiente, já que são substâncias químicas sintéticas muito utilizadas para eliminar pragas, insetos, bactérias e fungos.

Se você mora em casa, poderá plantar seus próprios alimentos em uma horta no quintal e se reside em apartamento, é possível cultivar temperos como a salsinha e o coentro em vasos.

Reutilize a água

Economizar água é um ato consciente e por se tratar de um recurso finito, é importante desenvolver hábitos para evitar o desperdício.

Por exemplo, reutilize sempre que puder a água da máquina de lavar roupas. Alguns modelos mais modernos já possuem a função de reuso da água programada podendo, após o uso, aproveitar a água para higienizar o quintal ou a varanda.

Evite desperdiçar a água durante o banho. A dica é desligar o chuveiro enquanto ensaboa o corpo e a cabeça, por exemplo, e ao escovar os dentes, deixe a torneira fechada.

São atitudes que beneficiam tanto o seu bolso quanto o meio ambiente, pois economizará nas contas de água, de luz ou gás.

Consumo consciente

Tenha cuidado com o desperdício de alimentos e a aquisição de produtos com embalagens que possam ser evitados. Evite as sacolas de plástico, substituindo por materiais de panos, por exemplo, os quais você poderá reutilizar ao fazer as próximas compras.

Os sacos plásticos levam até 1.000 anos para se decompor e são um dos principais vilões da natureza.

Economia de energia elétrica

Sempre que puder, evite deixar aparelhos eletrônicos ligados na tomada sem necessidade.

Tirando os aparelhos da tomada fará com que menos energia elétrica seja gerada, impactando positivamente tanto para o seu bolso, quanto para a natureza.

Consuma a iluminação natural

Consuma, sempre que possível, a iluminação natural. Por isso, o indicado é pensar em cores ideais de revestimento cerâmico para uma parede, já que garante a claridade necessária durante o dia evitando a necessidade de utilizar a luz artificial.

Se for preciso utilizar lâmpadas, opte por fluorescentes ou LED.

Separe e recicle o lixo

Quando separamos e reciclamos o lixo corretamente, contribuímos no sustento das famílias que dependem da reciclagem. Além disso, evita que produtos como o alumínio e plástico se destinem aos aterros sanitários, onde podem levar muitos anos para se decomporem.

Faça seus produtos de limpeza

Alguns produtos de limpeza que compramos podem provocar reações químicas quando misturados, causando poluição em rios e lagos quando escorrem pelo ralo da residência.

Isso acontece porque algumas cidades não contam com um sistema adequado de tratamento do esgoto.

A dica é produzir os seus próprios produtos de limpeza, diminuindo a poluição e o risco de intoxicação dos produtos químicos.

Faça manutenção residencial

É muito importante fazer a manutenção de vazamentos da sua residência para que não se tornem grandes problemas no futuro. Se você perceber qualquer vazamento ou outro tipo de anomalia, chame imediatamente um encanador para fazer o reparo e evitar o desperdício de água.

Evite ar condicionado

Evite a utilização do ar-condicionado e prefira o uso de ventiladores. Equipamentos que possuem refrigeradores emitem gases prejudiciais para o efeito estufa e consumem mais energia elétrica.

Programação da Semana do Meio Ambiente de Balneário Camboriú

E fique ligado: nesta semana, começou a programação da Semana do Meio Ambiente de Balneário Camboriú realizada pela prefeitura da cidade.

No próximo sábado (5), haverá uma Parada Sustentável para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

O evento será das 10h às 12h na Quarta Avenida. Será disponibilizado um ecoponto para que a população descarte corretamente produtos como óleo de cozinha usado, lâmpadas, pilhas, tampinhas de garrafa pet e lacres de latas.

Os moradores que participarem do descarte na Parada Sustentável receberão brindes como camiseta, canudo retornável, caneca e ecobag, além de mudas de plantas.

Um evento muito bacana que tem apoio da Guarda Municipal e BC Trânsito.

A Salute Imóveis preza pela sustentabilidade do meio ambiente e, por isso, esperamos que você aproveite ao máximo as dicas para aplicar hábitos sustentáveis na sua casa para preservar o nosso meio ambiente.

E não esqueça: estamos sempre prontos para atendê-lo por meio de nossos canais de atendimento e recebê-lo com um delicioso café em nosso endereço.

Posts relacionados

Deixe um comentário