O mercado imobiliário em 2021

4 minutos para ler

Para quem está em busca de investir em imóveis, é importante entender como está o mercado imobiliário em 2021

Assim como demais investimentos, as pessoas estão em dúvida sobre onde  colocar seu dinheiro num momento de crise pela pandemia de Coronavírus.

Porém, em um cenário de incertezas, foi onde o mercado imobiliário se mostrou como segura alternativa para quem está em busca de uma aplicação.

Isso porque investir em imóveis possui excelente rentabilidade, seja em casas ou apartamentos, terrenos ou salas comerciais, o retorno segue aquecido.

A verdade é que imóveis são, historicamente, uma das formas mais tradicionais de investimento e a segunda opção dos brasileiros, ficando atrás apenas da poupança.

O que dizem os especialistas?

De acordo com dados estimados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), neste ano o setor imobiliário deve apresentar um crescimento entre 5% e 10%, em comparação a 2020.

Isso significa que o mercado imobiliário em 2021, na contramão do cenário econômico atual, segue aquecido e uma opção segura para quem quer investir.

O mercado imobiliário foi bom em 2020 e será ainda melhor em 2021, enquanto para 2022 ainda não é possível prever o que vai ocorrer. Por isso é importante aproveitar o momento.

Esse cenário é atribuído por uma excessiva oferta de crédito imobiliário jamais vista na história brasileira, com taxas de juros baixas como a queda da taxa Selic que ocorreu em 2020.

E toda cadeia produtiva, de maneira geral, se beneficiou do momento. As construtoras compraram mais terrenos, lançaram mais empreendimentos, construtores aceleraram suas obras e as imobiliárias alcançaram novos patamares de vendas de imóveis.

Vantagens de investir em 2021

Para quem busca aplicar seu dinheiro em um local seguro e em crescimento, o mercado imobiliário em 2021 é uma excelente oportunidade.

Isso porque segue como opção segura, dentre os investimentos variáveis que podem alterar sua rentabilidade conforme o cenário político e econômico.

Em cidades litorâneas, como Balneário Camboriú, o retorno é ainda mais significativo por ser considerada uma das melhores cidades do país para se viver.

Perspectivas para o setor imobiliário

Conforme mencionamos, para  o mercado imobiliário em 2021 as expectativas são positivas.

De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), 97% dos empresários do setor estão com expectativas de lançar novos projetos nos próximos 12 meses e 92% afirmam que vão comprar novos terrenos nesse período.

As incorporadoras estão perdendo, inclusive, o interesse por terrenos de 800 m², por exemplo, pois estão e, busca de áreas que possam abrigar empreendimentos mais imponentes, de dois a quatro mil m².

Isso porque, de cada dez projetos negociados, cinco são de alto e altíssimo padrão e as incorporadoras passaram a valorizar a unidade familiar e investir em altas metragens e inovação arquitetônica.

Isso se deve, principalmente, pela expectativa da manutenção da taxa de juros em patamares baixos.

Há ainda uma expectativa para o crescimento do PIB que, de acordo com o boletim Focus, pode chegar a 3,34%. 

Já o Itaú BBA, por sua vez, estima que haverá uma melhora de 4%, enquanto a elevação mundial será de 6%.

Pandemia mudou a forma de se morar

Além disso, o isolamento social trouxe outras necessidades que permitiram um aquecimento do setor. 

Uma tendência que veio para ficar são as empresas que buscam por ambientes compartilhados e adotam o trabalho híbrido, quando parte da equipe trabalha no escritório e outra parte home office.

Isso fez com que as pessoas buscassem locais melhores e maiores para morar. Passou a existir uma preocupação de ter um quarto extra ou outros ambientes que contribuam para o bem-estar e qualidade de vida, como uma varanda.

Outra opção que cresceu consideravelmente foram os empreendimentos com áreas de lazer, para quem busca comodidade sem sair de casa.

A hora de investir é agora

É natural que, num cenário de incertezas, muitas pessoas busquem reter seu dinheiro.

Porém, para quem enxerga as oportunidades, estamos vivendo o cenário perfeito para aumentar seu patrimônio.

Isso porque o investidor hoje não ganha na venda, ele tem que ganhar na compra. Então nós, da Salute Imóveis, temos as melhores opções onde é possível fazer uma boa compra.

Se o seu desejo é aproveitar essa oportunidade e ver seu dinheiro render, numa das melhores cidades do Brasil e a mais segura para se viver, entre em contato com a gente.

Posts relacionados

5 comentários em “O mercado imobiliário em 2021

Deixe um comentário