Conheça o Beach Tennis de BC

6 minutos para ler

Saiba tudo sobre o Beach Tennis, uma modalidade esportiva cada vez mais praticada pelas areias da Praia Central de Balneário Camboriú.

Quem passa pela Avenida Atlântica já deve ter visto, pelo menos uma vez, a prática de Beach Tennis pela faixa de areia da Praia Central.

A modalidade esportiva é bastante praticada em Balneário Camboriú, tanto por moradores quanto por turistas que vêm passar suas férias na cidade e aproveitam para conhecer e treinar o esporte que ganha adeptos em todo o mundo.

No artigo de hoje, vamos falar sobre o esporte Beach Tennis, sua origem e as regras básicas para praticá-lo.

Então, se você faz parte da turma que gosta de praticar esporte na areia, acompanhe o conteúdo!

Divulgação PMBC

Qual é a origem do Beach Tennis?

O Beach Tennis ou tênis de praia foi criado com a influência do frescobol, embora sejam comumente confundidos, são esportes diferentes pelo seu estilo cooperativo.

O frescobol também é um esporte que se utiliza raquetes e bolinha, mas o objetivo não é o mesmo. Neste caso, durante o jogo, você tem um adversário. Você e seu colega precisam rebater a bolinha sem deixá-la cair.

Já no Beach Tennis, algum dos dois precisam vencer! É muito parecido com uma partida de tênis, mas também semelhante ao voleibol, possuindo uma área precisamente delimitada e uma rede de separação onde duas duplas se enfrentam com o objetivo de vencer os adversários fazendo com que a bolinha caia na área adversária através do uso de raquetes.

Voltando ao início do Beach Tennis, foi criado na Itália, em 1987, na província de Ravena e desde então vem sendo praticado por mais de um milhão de admiradores e está há, aproximadamente, dez anos no Brasil, onde ganha força em diversas cidades como Balneário Camboriú, por exemplo.

Para se ter ideia de como o país concentra uma boa parte de atletas dessa modalidade, o Brasil fica atrás apenas do seu país de origem, a Itália.

Divulgação PMBC

Regras do Beach Tennis

O sucesso do Beach Tennis se deve, principalmente, pela facilidade que os iniciantes aprendem a jogar. Considerado um queridinho por muitas pessoas, principalmente as que moram em praias, o esporte exercita o corpo intensamente, o que já facilita muito para aquelas que não são muito aptas a conciliar academia com outros esportes. Além disso, pode ajudar e muito no desenvolvimento físico e motor.

Se você se interessa pelo esporte, mas ainda assim tem algumas dúvidas por onde começar, confira as dicas a seguir:

O que é preciso para jogar?

Primeiro de tudo: uma rede de vôlei e uma bola de tênis.

A rede utilizada é a mesma na prática do vôlei, porém ela é um pouco mais baixa – 1,70 metro. Já a bolinha, é similar a do tênis, a diferença é que é pressurizada, o que a deixa mais leve para facilitar a jogada.

Passo dois: importante entender que parece raquete de frescobol, mas é diferente.

Embora elas tenham o mesmo diâmetro, são produzidas com material diferente. As raquetes de frescobol são feitas com madeira, já as do Beach Tennis são produzidas com fibra de carbono ou poderá encontrar em fibra de vidro.

Próximo passo: Monte sua dupla!

Parecido com o tradicional vôlei de praia, o Beach Tennis também forma duplas, que são divididas em categorias simples (individual) ou duplas, que podem ser masculinas, femininas ou mistas.

Sabendo disso, é o momento de saber as principais regras. A básica é não deixar a bola cair do seu lado da quadra.

Além disso, é preciso compreender outras regras bem importantes. Como, por exemplo, sobre os saques e faltas.

Vamos lá?!

Os saques são realizados atrás da linha de fundo, que podem ser feitos de qualquer ângulo. Já as faltas são consideradas assim quando a bola atingir a rede, ou se sair para fora do campo ou se o jogador ultrapassar a linha de saque antes de fazê-lo.

Quanto aos movimentos durante o jogo, a maneira correta de segurar a raquete é utilizando a empunhadura continental.

Você poderá golpear as bolas por sobre a cabeça, de cima para baixo.

Quando efetuar o saque, retorne o mais rapidamente possível para a sua posição, já que assim, evitará espaços para que os adversários conquistem pontos.

Movimente-se! Quando for rebater, a dica é utilizar sempre a perna contrária.

Sabendo disso tudo, basta começar a jogar.

Ah, já ia me esquecendo de um detalhe muito importante: Use sempre protetor solar e proteja-se do sol sempre que estiver praticando esportes ao ar livre, como na areia da praia.

Viu só como é fácil? Aprender a jogar Beach Tennis é aprender a praticar um esporte prazeroso que traz inúmeros benefícios para a sua saúde e que com a prática você verá a sua evolução e ficará com vontade de jogar sempre mais!

Aqui em Balneário Camboriú, como já mencionamos, a prática do esporte é muito comum e que, inclusive, já foi sede de etapas internacionais.

Os iniciantes podem começar a praticar Beach Tennis em escolinhas de esportes da cidade, como por exemplo o Beach Tennis Barra Sul.

Endereço: Avenida Atlântica, 4500.

Horário de funcionamento: 24 horas – De segunda a sexta-feira, fechado aos sábados e domingos.

Contato: (47) 98853-5966

Instagram: @beachtennisbarrasul

Agora, pegue a sua raquete, bolinhas e vá para a praia jogar e se divertir muito!

Divulgação PMBC

Invista no seu futuro do jeito certo!

Já imaginou que você pode ter o privilégio de sair do trabalho e ir para a beira da praia praticar o esporte todos os dias? É, você pode! De todos os benefícios de morar pertinho do mar, praticar exercícios na faixa de areia talvez seja um dos melhores, além de aumentar a sua qualidade de vida!

Se você deseja morar ou investir na melhor cidade para viver no país, já sabe quem procurar: a Salute Imóveis seleciona os melhores imóveis e oportunidades para que você realize o seu sonho de morar no tão desejado litoral catarinense.

Entre em contato conosco e encontre o seu imóvel perfeito em Balneário Camboriú!  

Posts relacionados

Deixe um comentário