Conheça o Museu da Imagem e do Som de Balneário Camboriú

4 minutos para ler

A área da comunicação tem um papel importantíssimo em nossa sociedade e conhecer a fundo a história permite entender melhor como foi o desenvolvimento de nossa sociedade. Por isso, a Salute vai te apresentar uma relíquia que Balneário Camboriú possui.

O Museu da Imagem e do Som de Balneário Camboriú (MISBC) fica localizado na Rua 700, no Centro de Balneário Camboriú. O local foi inaugurado em 2018 e é um dos maiores da América Latina.

O MISBC conta um acervo de mais de três mil peças de equipamentos de som e imagem, além de importantes documentos históricos que apresentam a história do cinema e do desenvolvimento da humanidade.  São mais de 1.364 m2 de área de exposição, com distribuição temática por sete andares.

Durante a visita ao espaço é possível participar de momentos de interação com imagens e sons que fazem parte da exposição. As peças do acervo são organizadas em ordem cronológica em diferentes ambientes, iluminação, som e projeções.

Acervo

Entre as peças que fazem parte do acervo estão, por exemplo, os projetores que fizeram parte dos Cinerama, Autocine e Cine Itália – primeiros cinemas de Balneário Camboriú no século 20.

Outros destaques são um gramofone fabricado em 1890 em Londres e um filme original de 9,5 milímetros de Charles Chaplin de 1917.

O espaço possui ainda um auditório com capacidade para 50 pessoas, espaço para exposições itinerantes e apresentação de filmes através de projetores antigos.

História

O Museu da Imagem e do Som de Balneário Camboriú foi montado ao longo de 40 anos pelo amante da arte e do cinema Fernando Delatorre. O colecionador foi um dos primeiros empreendedores em investir em entretenimento na cidade. A família Delattore inaugurou três cinemas na cidade entre 1965 e 1984, sendo os maiores de Santa Catarina com uma capacidade de1200 pessoas por sala.

Doações

O MISBC recebe doações de itens e equipamentos que tenham relação com seu acervo para cada vez mais poder compartilhar com seus visitantes um pouco mais sobre a história do cinema, arte e cultura do nosso estado e país.

Sem dúvida esse é um passeio fantástico para os amantes de cultura.

Endereço: Rua 700, 44, Centro, Balneário Camboriú

Horário de visitação: terça a domingo, das 13h às 18h

ingresso: R$ 20 e R$ 10 (meia)

Agendamentos para grupos: (47) 3363-5786

Descubra Balneário Camboriú com a Salute Imóveis

Sediada em Balneário Camboriú, a Salute Imóveis é uma grande admiradora da cidade. Pensando em atuar como um guia dos pontos turísticos, das atrações e das belas paisagens, apresenta o Descubra Balneário Camboriú: um projeto para você descobrir o melhor da cidade.

Com cerca de 130 mil habitantes, Balneário Camboriú é fascinante com as suas belas praias e turismo intenso em 46 quilômetros quadrados de extensão.

Com uma localização privilegiada, ela está localizada no litoral de Santa Catarina, a apenas 80 km da capital Florianópolis e a 34 km do Aeroporto Internacional de Navegantes.

A cidade está em pleno desenvolvimento, sendo considerada um dos principais destinos turísticos brasileiros e se consolidando como o melhor roteiro de férias do Brasil e da América do Sul. Tudo isso devido aos altos investimentos que recebe em infraestrutura e muitas atrações para curtir a cidade em qualquer época do ano.

Com tanta diversidade de lugares para conhecer, tanto por turistas quanto para moradores, a nossa anfitriã do projeto, a jornalista Carol Ribeiro vai percorrer os melhores locais de Balneário Camboriú, apresentando um pouco da história e cultura da cidade.

Serão vídeos semanais, toda quarta-feira, em nosso canal do YouTube, mostrando os melhores lugares para as pessoas serem felizes, cada um a sua maneira.

No vídeo do Descubra Balneário desta edição, conheceremos um pouco mais da história do cinema através do Museu da Imagem e do Som de Balneário Camboriú. Um local que inspira cultura e arte.

Se você ainda não assistiu ao vídeo, acesse agora mesmo:

Posts relacionados

Deixe um comentário