Horta em apartamento: como ter a sua?

5 minutos para ler

Ter uma horta em apartamento pode ajudar tanto na alimentação quanto na qualidade de vida

Viver em apartamento não é impedimento para ter plantas e uma horta para a família.

Além de deixar o ambiente lindo, ter uma horta em apartamento é uma forma de garantir vegetais frescos sempre à mão.

Além disso, é uma maneira de reduzir a produção de lixo, já que esses produtos vêm em embalagens plásticas, consumir alimentos livres de agrotóxicos e até mesmo economizar um pouco no mês. 

E pode ser, inclusive terapêutica. Pois os cuidados com a horta em apartamento mantém o contato com a natureza e isso faz bem para o corpo e a mente.

Quanto espaço precisa?

Hoje existem condomínios com horta comunitária mas, da mesma forma, muitas pessoas preferem ter sua horta em apartamento.

Ela é uma forma prática de ter sempre temperos e hortaliças frescos e se engana quem pensa que é preciso um grande espaço para que ela seja possível. 

A horta vertical, por exemplo, é uma opção viável para apartamentos pequenos. Além disso, existem uma série de plantas ideais para ambientes internos e com espaço limitado.

Como fazer a sua horta em apartamento?

Se você já está imaginando seus temperinhos por perto na hora de cozinhar, este artigo é pra você.

Alguns detalhes são importantes para que sua horta se desenvolva, como a luz do sol por pelo menos cinco horas ao dia. 

Por isso, no caso da horta vertical, o recomendado é aproveitar alguma parede que bata sol, uma sacada ou escolher a janela com maior exposição solar da casa. 

Caso não seja possível, uma opção é escolher por plantas que necessitem de menos luz solar, como o espinafre. 

Ela pode ser, inclusive, um elemento decorativo do apartamento. Neste caso, os vasos podem ser feitos de vários elementos como latas decoradas, potes reaproveitados ou caixas de madeira. O importante é que o recipiente escolhido tenha um furo no fundo, por onde a água possa escorrer. 

Alguns suportes para vasos podem ser comprados prontos e até movidos de lugar, o que garante a liberdade de mudar os móveis de posição sem comprometer a sua horta. 

3 passos para garantir sua horta em apartamento

A primeira coisa é escolher os vasos ou jardineiras. O ideal é cobrir o fundo com uma manta geotêxtil que impedirá que a terra escoe toda vez que o vaso for regado.

Depois de escolher os vasos, é hora de comprar uma terra especial para o plantio. Elas são fáceis de encontrar em lojas ou setores de jardinagem de hipermercados.

Com a terra comprada, coloque um pouco nos vasos, em seguida as sementes ou brotos e certifique-se de que existe espaço entre um e outro para que a raiz se desenvolva. Por mim, cubra com mais terra.

O terceiro passo é posicionar o vaso no local do apartamento que você escolheu. 

Caso a ideia seja uma horta vertical, certifique-se de que os recipientes estão suspensos de maneira segura. 

Além disso, preste atenção no nível de exposição solar que a planta estará recebendo, isso que vai determinar o tempo de irrigação que ela necessita. 

Em algumas situações, a raiz pode apodrecer caso a exposição ao sol não seja suficiente para evaporar toda a água.

Depois que sua horta em apartamento estiver pronta, os principais cuidados são a adubação e a irrigação. 

O ideal é que o solo esteja sempre coberto com matéria orgânica seca, como palha e folhas, pois isso garante a conservação da umidade.

Horta vertical

Seja pelo espaço pequeno, ou pela opção de manter suas hortaliças e temperos em uma parede, a horta vertical é muito procurada.

Ela pode ser feita de diversas maneiras, além de instalada em vários ambientes. Se o seu interesse é plantar temperos, por exemplo, pode montar a horta na própria cozinha. 

Quem conta com sacadas, mesmo as pequenas, podem ter ali um ótimo ambiente para cultivo, já que, na maioria das vezes, é onde existe maior exposição ao sol. 

Outra opção é colocar os vasos na própria janela do apartamento com ganchos que podem ser instalados e vasos presos por técnicas como o macramê. 

E se o seu desejo for algo mais ainda mais prático, pode escolher a mini horta. Este modelo pode ser feito sobre algum móvel como uma ilha ou bancada na cozinha. 

Esta versão também pode ser levada de um lado para o outro facilmente, tornando a decoração dinâmica.

Sustentabilidade e beleza dentro de casa

Ter uma horta em apartamento, independentemente do tamanho, não é um desafio grande.

Ela apenas exige cuidado e atenção, porém possui diversos benefícios como a economia no mercado, ter seus ingredientes favoritos sempre à mão, além de ser uma forma sustentável de consumir verduras e legumes. 

Além disso, existem benefícios para a saúde, já que os alimentos cultivados em casa não possuem agrotóxicos.

Deixa a imaginação fluir e construa esse cantinho especial para o lar.

Posts relacionados

Um comentário em “Horta em apartamento: como ter a sua?

Deixe um comentário