5 etapas para comprar um imóvel pronto para morar

6 minutos para ler

Comprar um imóvel pronto para morar é uma boa alternativa para quem busca agilidade e praticidade. Porém, há algumas etapas importantes antes de fechar o contrato.

Um imóvel pronto para morar é uma ótima opção para sair do aluguel e também para quem necessita de um novo lar o mais rápido possível.

Porém, como toda compra de um bem com alto custo, é preciso prestar atenção em todos os detalhes, mesmo que a aquisição de um imóvel pronto facilite, ainda assim o procedimento não consiste em apenas assinar os papéis e efetuar o pagamento. 

Há alguns passos importantes que serão precisos percorrer antes de fechar um contrato. Por isso, no artigo de hoje abordaremos as 5 etapas fundamentais para comprar um imóvel pronto para morar.

1- Saiba seu potencial de compra

O primeiro passo é ter o conhecimento do seu potencial de compra, ou seja, quanto você está disposto a pagar?

Será necessário avaliar se o valor do imóvel pronto para morar está compatível com a sua renda e que esteja ao alcance do seu perfil financeiro.

Para descobrir o seu potencial de compra, você poderá fazer uma simulação de financiamento com um agente especializado, que avaliará os valores para dar entrada em um financiamento, assim como o valor das parcelas de acordo com a sua renda.

2- Avalie o imóvel pronto para morar

O segundo passo será avaliar os imóveis prontos para morar e se estão equivalentes ao seu potencial de compra.

É o momento de definir a localização do imóvel, o tamanho e todos os detalhes que atendam às suas necessidades.

Uma dica importante é visitar o imóvel pronto para morar e avaliar se ele está no alcance de suas expectativas, como por exemplo a alvenaria, espaços e acabamentos que muitas vezes passam despercebidos em anúncios ou que não são especificados em um primeiro momento.

A calma é uma grande aliada e avaliar o imóvel com cautela irá poupar problemas futuros. Porém, caso ocorra alguma irregularidade na estrutura que não lhe agrade, você poderá ser negociar os reparos com o vendedor ou propor descontos e abatimentos no valor do imóvel.

3- Se atente às documentações

Após escolher o seu imóvel pronto para morar ideal, é o momento de dar início ao processo de compra do imóvel e providenciar as documentações necessárias.

  • Cópias da carteira de identidade e do CPF
  • Cópia da certidão de casamento, se houver;
  • Comprovantes de renda atualizados
  • Cópia do comprovante de residência
  • Autorização de débito em conta corrente quando o comprador optar por esta forma de pagamento.
  • Certidões negativas (ação civil, criminal ou federal em relação a uma pessoa)
  • Caso use o FGTS para a compra, ainda será necessário apresentar:
  •  Cópias autenticadas das páginas da carteira de trabalho onde constam a identificação do trabalhador e a contratação do empregado.
    • Extrato da conta do FGTS dos últimos dois anos.
    • Autorização para movimentação de conta vinculada junto ao FGTS e declaração de autorização permitindo a utilização do Fundo
    • Caso o financiamento seja pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), deverá apresentar a declaração de que se trata da primeira aquisição de imóvel residencial financiada.

4-  Entenda as formas de pagamento e os custos

A última etapa é uma das mais importantes: o pagamento.

Descobrindo seu potencial de compra, você já consegue ter uma noção de quanto pagará de entrada, assim como os valores das parcelas e também por quanto tempo será feito o financiamento do seu imóvel pronto para morar.

Há outras formas que você poderá escolher como forma de pagamento, uma das opções é o consórcio.

A própria palavra consórcio veio do latim e significa associação, parceria ou sociedade. Ou seja, um grupo de pessoas que se une em prol de algo em comum, neste caso a compra de um bem específico.

Essas pessoas se organizam através de uma administradora, que estipula uma cota a ser paga, todo mês, por consorciado.

Neste caso, o valor total das contribuições recolhidas todo o mês pela administradora deve ser o suficiente para a aquisição de um imóvel por mês, de acordo com as cláusulas de cada contrato.

Porém já existem consórcios que reúnem um grande número de cotistas fazendo possível contemplar de dois a até cinco participantes.

Outra maneira é a utilização do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O FGTS é um direito de todo trabalhador registrado sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que pode ser sacado apenas em algumas circunstâncias específicas. Entre elas, a compra de imóvel.

Você pode escolher como forma de quitar parte da dívida independente do tipo de contrato que você optar. Porém, é importante ter o conhecimento de que pagar o imóvel à vista tem muito mais vantagens e menos custos.

5- Chegou o momento de fechar o contrato

E uma das etapas mais aguardadas é a assinatura do contrato!

Conquistar o seu imóvel pronto para morar é sinônimo de bem-estar em finalmente poder curtir seus momentos em seu próprio lar. Porém, é preciso ter muita atenção na hora da assinatura do contrato do imóvel. Isso porque será necessário entender todas as cláusulas do documento para não correr o risco de ser surpreendido futuramente.

Para evitar os negócios furados, é muito importante se atentar às entrelinhas do contrato de compra e venda de imóvel. Assim, em vez de algo que valha a pena, a compra poderá se tornará uma verdadeira dor de cabeça.

Após tirar todas as suas dúvidas do contrato, ambas as partes assinarão o documento e a compra estará formalizada. Com as chaves na mão, você já poderá usufruir de seu imóvel pronto para morar.

Invista com a segurança que uma imobiliária oferece

Sabendo da importância de conquistar a independência de um imóvel próprio, a Salute Imóveis auxilia nesse processo tão esperado e sonhado pela maioria das pessoas.

Nossa equipe é composta por profissionais atualizados no mercado imobiliário, que busca um atendimento diferenciado, entendendo suas necessidades e buscando o seu imóvel ideal para que esta conquista supere às suas expectativas!

Entre em contato conosco ou venha tomar aquele cafezinho saboroso em nossa loja. Será um prazer recebê-lo! 🙂

Posts relacionados

Deixe um comentário