O que fazer em Santa Catarina? Atrações para o ano inteiro

12 minutos para ler

Santa Catarina é um estado conhecido no Brasil todo pelo seu grande potencial turístico. Mas, muito mais do que belezas naturais no litoral, com lindas e paradisíacas praias, o Estado oferece uma infinidade de opções turísticas para todas as épocas do ano.

Ousamos dizer que, se você procura fazer turismo em Santa Catarina, tem centenas de opções que pode aproveitar nas diferentes estações. E cada passeio é quase como se você estivesse em um país diferente. 

Além das praias, são rotas de cachoeiras, ecoturismo, turismo rural, opções com águas termais e passeios na serra para curtir o inverno mais frio do Brasil.

Cada opção tem sua característica, e neste texto você vai descobrir dicas do que fazer em Santa Catarina se o seu desejo for visitar o Estado a passeio ou até mesmo para morar. 

Um dos melhores estados para morar no Brasil

São 295 cidades que fazem de Santa Catarina um Estado plural e focado em uma economia diferenciada, englobando o turismo, extrativismo, agricultura, pesca e, claro, o turismo. E só ele, o turismo, corresponde a 12,5% do PIB catarinense, segundo informações do Governo do Estado de SC.

A expectativa e qualidade de vida são, inclusive, os principais diferenciais de Santa Catarina. É isso que faz o Estado ter a 2ª posição no ranking dos melhores estados para se morar no Brasil, segundo o Índice de Desafios de Gestão Estadual Geral de 2018

Esse índice leva em conta áreas, como saúde, educação, segurança, condição de vida e outros. 

De acordo com esse índice, Santa Catarina se destaca especialmente pela expectativa de vida. No Estado, os moradores vivem em média 79,4 anos.

Qualidade de vida 

O quesito qualidade de vida é indiscutível quando falamos de Santa Catarina. Tanto para quem mora quanto para quem escolhe fazer turismo, o Estado tem uma qualidade de vida incomparável. 

Isso está comprovado em pesquisas como a realizada pelo Projeto Focus, feita pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), em 2018. Nela, revelou-se que a capital, Florianópolis, foi considerada por 90% dos entrevistados uma cidade boa ou ótima para se viver. 

E não é só na Capital que se encontra uma excelente qualidade de vida. O Estado de Santa Catarina tem 8 das 50 melhores cidades para se viver no Brasil, de acordo com o Índice de Governança Municipal (IGM), em pesquisa divulgada no ano passado. 

Entre elas, destacam-se Balneário Camboriú, Brusque e Jaraguá do Sul. Brusque, por exemplo, tem a menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes e, por isso, é considerada a cidade mais pacífica do Brasil, segundo o Atlas da Violência de 2018.

Turismo o ano inteiro – para todos os gostos!

Outro grande atrativo de Santa Catarina é a diversidade de lugares, com opções de passeio para turistas e moradores. 

Além da Grande Florianópolis, com suas mais de 40 praias, Santa Catarina conta com o Vale Europeu – destino muito procurado por turistas, a serra catarinense, o Caminho dos Cânions, e muitos outros.

Essa pluralidade de opções permite que o turismo englobe os mais variados gostos. Tanto quem curte praia e mar, quanto quem prefere o contato mais forte com a mata, trilhas e cachoeiras é contemplado. 

No Estado, quem procura agitação tem opções variadas e quem quer tranquilidade e ar interiorano também encontra tudo isso em Santa Catarina.

O que fazer em Santa Catarina: 8 opções para você curtir o Estado

Praia? Cachoeira? Passeios históricos? Serra e frio? Independentemente do seu estilo, aqui você vai encontrar opções para escolher o seu próximo passeio – e até ficar em dúvida. 

A seguir você acompanha uma seleção do que fazer em Santa Catarina com detalhes para aproveitar cada passeio:

  1. Vale Europeu: turismo a pé ou de bike
  2. Serra catarinense e a chance de ver neve
  3. Festas típicas de Santa Catarina
  4. Parque de diversões e visitas a alambiques
  5. Encantos do Sul: berço das baleias-francas
  6. Caminho dos Cânions
  7. Grande Florianópolis
  8. Costa Verde e Mar: trilhas e praias

1. Vale Europeu: turismo a pé ou de bike

As rotas do Vale Europeu são uma das opções para quem quer fugir do mar. 

Resultado da união dos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, a rota do Vale Europeu tem modalidades para praticantes de caminhada e de bike, e oferecem muita natureza e harmonia com cenários que lembram a Europa. 

  • Modalidade caminhante

É destinada aos praticantes de caminhada e mochileiros. São 200 quilômetros de paisagens encantadoras e bucólicas e muita natureza durante todo o percurso. 

A modalidade da caminhada tem um planejamento de 9 dias e abrange 9 cidades. 

O circuito envolve cidades como Timbó, Pomerode, Rio dos Cedros e Indaial. No site, você tem acesso ao percurso completo, com a cidade correspondente a cada dia e dicas de restaurante e hospedagem. 

Você ainda terá contato com atrativos naturais como cachoeiras, corredeiras, rios, riachos e montanhas, flora e fauna. Também conhecerá o povo hospitaleiro da região.

  • Modalidade cicloturismo

Na modalidade de cicloturismo, são previstos 7 dias de pedaladas, e em cada dia, uma pernoite em um local diferente. O circuito tem o total de 300 quilômetros com sinalização. 

O trajeto é circular e começa e termina na cidade de Timbó, distante 30 quilômetros de Blumenau. O circuito tem uma média de 50 quilômetros por dia e passa por 9 cidades. 

Esse é o primeiro roteiro planejado para ser percorrido especialmente de bicicleta. Foi pensado para que os ciclistas desfrutem os melhores atrativos da região, com cachoeiras, arquitetura colonial e atrativos naturais. .

2. Grande oeste: cachoeiras e águas termais

Uma das regiões mais selvagens de Santa Catarina, o Grande Oeste conta com paisagens campeiras, com cascatas e cachoeiras em praticamente todos os seus municípios – que dificilmente passam dos 10 mil habitantes.

A região tem Chapecó como o centro urbano e econômico. Para os turistas, o foco são as estâncias de águas termais, o turismo rural, a gastronomia, festas típicas, museus e ecoturismo.

Nas cidades como Águas de Chapecó, Palmitos, São Carlos e Quilombo, você vai encontrar a Rota das Termas, um roteiro de águas termais com infraestrutura especial para quem quer relaxar, curtir um descanso e se beneficiar com as fontes termais.

A região também conta com trilhas com cascatas e cachoeiras incríveis no meio da mata.

2. Serra catarinense e a chance de ver neve

Se você quer viver a experiência de curtir o inverno mais rigoroso do Brasil e ainda poder ver a neve, o seu destino é uma das cidades da Serra Catarinense.

As paisagens da serra de Santa Catarina são formadas por florestas de araucárias, rios, cachoeiras e grandes cânions, que fazem da serra um dos lugares com paisagens mais espetaculares do Sul do Brasil.  

A Serra do Corvo Branco, o Morro da Igreja e a Serra do Rio do Rastro, com estradas de curvas sinuosas, têm vistas de tirar o fôlego.

Cidades como Urubici, São Joaquim e São José dos Ausentes são os locais onde mais faz frio no Brasil – a chance de você ver a neve em uma dessas cidades é muito grande. 

Nesse período, a paisagem ganha um charme mais que especial. As geadas, nevoeiros, cachoeiras congeladas e nevascas atraem turistas de todo o Brasil.

Para além disso, a Serra Catarinense também é o lugar perfeito para o ecoturismo de aventura. A região dispõe de trekking, rapel, mountain bike, tirolesa e outras atividades, sempre com infraestrutura para os turistas.

Quer curtir boa gastronomia? A serra também vai dar esse presente para você. Recentemente, a região tem recebido indústrias vinícolas de alta qualidade e abertas à visitação. A gastronomia regional e campeira, com pratos típicos a base de pinhão, truta e carne de gado, também estarão ao seu dispor.

3. Festas típicas de Santa Catarina

Santa Catarina também é o destino de quem curte festas típicas como a Oktoberfest, que está chegando a sua 37ª edição e acontece todos os anos em Blumenau.

A Oktoberfest é considerada a maior festa de origem alemã do Brasil, e a segunda maior do mundo – só fica atrás da Oktoberfest de Munique, na Alemanha. 

A festa mostra a cultura da região por meio da gastronomia típica, folclore, dança, das bandas germânicas e também na diversidade das cervejas e chopes.

Outras festas também ocorrem no decorrer do ano e atraem visitantes, como a Festa das Flores, em Joinville. Mais antigo evento do gênero no Brasil, a Festa das Flores é realizada há mais de 80 anos.

São exposições, concursos de orquídeas e jardins, oficinas de cultivo e atrações culturais. O evento ocorre sempre no mês de novembro. Além desses, aqui você confere uma lista de 7 eventos que acontecem em Santa Catarina e você não pode perder. 

4. Parque de diversões e visitas a alambiques

No município de Penha, distante cerca de 115 quilômetros de Florianópolis, está localizado o famoso parque de diversões Beto Carrero World. É um dos maiores parques temáticos do mundo e o maior da América Latina. 

São mais de 100 brinquedos e atrações super diversificadas no parque, que recebe mais de 1 milhão de pessoas o ano inteiro.

A mesma região conta com alambiques de cachaça artesanal que atraem muitos turistas, em Luis Alves. A cidade tem seis cachaçarias que produzem mais de 1 milhão de litros de cachaça por mês. Todas elas podem ser visitadas e oferecem degustação.

5. Encantos do Sul: berço das baleias-francas

Essa região é para quem gosta de visitar cidades históricas. A região turística conhecida como Encantos do Sul tem a cidade de Laguna (terra de Anita Garibaldi), que conta com sua memória preservada em um museu.

A região, assim definida pelo Turismo de Santa Catarina, engloba também Garopaba, Imbituba e Jaguaruna, destinos para quem gosta de esporte de aventura e ecoturismo. 

Essa região também tem belíssimas praias e lagoas e é conhecida como o principal berçário das baleias-francas, que costumam aparecer no mar entre julho e novembro.

As cidades do interior também contam com estâncias termais como em Tubarão e Gravatal – com águas que brotam da fonte a uma temperatura de 37ºC. Já cidades como Urussanga, Nova Beneza e Orleans trazem o predomínio da cultura italiana.

6. Caminho dos Cânions

É no caminho dos cânions que se encontram os magníficos cânions do Parque Nacional dos Aparados da Serra e da Serra Geral. Essa região fica exatamente na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A parte conhecida como os Campos de Cima da Serra pertence ao Rio Grande do Sul. Já os penhascos, baixadas e leitos de rios são parte catarinense.  É ali que estão cânions como o Itaimbezinho e Fortaleza.

As atividades turísticas mais comuns por lá são o ecoturismo e esportes de aventura. Um trekking pelo cânion Itaimbezinho, com cerca de 9 quilômetros, é uma das opções para os aventureiros. 

A Trilha do Rio do Boi é uma das mais impressionantes trilhas do Brasil, porque é realizada na fenda do cânion Itaimbezinho. Ela começa na Praia Grande, no litoral catarinense, e tem 7 quilômetros de extensão, com cachoeiras e corredeiras, e é um dos principais destinos para quem ama aventura.

7.Grande Florianópolis

São 43 praias que fazem da região da Grande Florianópolis uma das mais procuradas e visitadas por turistas do Brasil e do mundo todo. A região tem algumas das mais belas e paradisíacas praias do Brasil. 

A Ilha do Campeche, por exemplo, conhecida como o “Caribe Brasileiro”, é um dos destinos exóticos com água cristalina mais procurados pelos turistas de todo o país.

A região conta com praias deslumbrantes, cercadas por dunas, restingas ou morros cobertos pela Mata Atlântica, com águas tranquilas para as crianças ou com as ondas perfeitas para os surfistas.

Outras lindas praias muito procuradas pelos turistas são a Praia da Joaquina, Jurerê Internacional e a Lagoinha do Leste, que conta com trilhas e caminhos com paisagens encantadoras. 

Difícil vai ser você escolher só um local para aproveitar as praias e o mar catarinense.

8. Costa Verde e Mar: trilhas e praias

Já que as praias são os destinos mais conhecido e procurados pelos turistas, não podemos deixar de incluir a infinidade de opções que o litoral catarinense oferece. 

A região turística conhecida como Costa Verde e Mar  traz natureza, trilhas e praias onde a água cristalina com a cor verde esmeralda predomina. 

Destaque desta região são as praias de Porto Belo e Bombinhas, que também têm ótimas opções para quem curte mergulhar. Mas Balneário Camboriú também é um grande destino desta região com seus belos arranha-céus.. 

A cidade – considerada uma das melhores do Brasil para se viver – tem uma ótima infraestrutura de hotéis, comércio e serviço, belas praias e muitas opções de restaurantes. Balneário faz divisa com Itajaí, com a qual divide a Praia Brava, muito procurada por banhistas e surfistas.  

Planeje seu roteiro e venha conhecer Santa Catarina!

Com esse texto, você pôde conhecer um pouco do que o Estado de Santa Catarina oferece para seus turistas e moradores.

Ainda não conhece o nosso Estado? Planeje seu roteiro a partir dessas dicas e venha ser feliz aqui com todas essas opções para se divertir em todas as épocas do ano. 

E não esqueça de deixar sua opinião nos comentários, contando pra gente o que você achou.

Posts relacionados

2 comentários em “O que fazer em Santa Catarina? Atrações para o ano inteiro

Deixe um comentário