Oceanic Aquarium: Descubra Balneário Camboriú

13 minutos para ler

Conheça todos os detalhes do maior aquário do sul do Brasil, o Oceanic Aquarium, com o Descubra Balneário Camboriú da Salute Imóveis

Para quem vai ao litoral catarinense, há muitas opções de lazer, sendo a principal delas a praia, é claro. No entanto, essa região possui também diversas atrações a serem exploradas, como por exemplo, o aquário em Balneário Camboriú.

É neste incrível lugar que o Descubra Balneário Camboriú foi conferir de perto a vida marinha de mais de 130 espécies de animais de águas doces e salgadas de todo o mundo.

Em funcionamento desde o início de 2020, o aquário oferece a moradores e turistas de todos os locais do Brasil e do mundo uma experiência única para conhecer o maior aquário do sul do Brasil.

O objetivo da criação da atração foi ampliar ainda mais as opções de atrativos oferecidos aos turistas para visitação na cidade.

Não deixe de acompanhar esse artigo até o final e descobrir tudo sobre o Oceanic Aquarium de Balneário Camboriú.

Entretenimento de sobra em Balneário Camboriú

Por se tratar de uma das principais cidades brasileiras para o turismo, Balneário Camboriú recebe investimento constante em infraestrutura e entretenimento.  Com isso, é cada vez maior o número de visitantes que se rende aos encantos da Dubai Brasileira

Com um pouco mais de 145 mil habitantes, a cidade tem ganhado cada vez mais ares de capital e oferece opções de lazer para todas as idades. Além de, também, contemplar todos os gostos e perfis.

Balneário Camboriú é o paraíso tanto para aqueles que desejam viver dias mais agitados e noites badaladas nas principais casas noturnas da cidade, como também para aqueles que procuram tranquilidade e calmaria à beira-mar. 

Sem falar nas novas atrações que estão chegando na cidade, como é o caso do Oceanic Aquarium que foi inaugurado no final de 2019 para fazer a alegria dos apaixonados pela vida marinha.

Apesar de ter sido inaugurado em 2019, foi apenas no dia 13 de março de 2020 que o Oceanic Aquarium começou a oferecer a experiência completa aos visitantes a partir da inauguração oficial.

Desde então, a nova atração já recebeu milhares de visitantes e é considerado o maior aquário do sul do Brasil. Como você verá a seguir, essa é uma opção de lazer ideal para todas as idades e tem feito a alegria dos turistas, que agora possuem mais um atrativo na cidade, mesmo em dias de chuva. 

Aquário em Balneário Camboriú: Oceanic Aquarium

Com três pavimentos enormes, o atrativo apresenta tudo sobre o mundo fascinante e submerso das espécies marinhas – do Brasil e do mundo.  Isso tudo distribuído em 25 ambientes dentro dos pavimentos, que foram projetados e construídos com a mais alta tecnologia e modernidade.

Dentro do imenso aquário, localizado em uma área com mais de três mil metros quadrados na Barra Sul de Balneário Camboriú, são encontradas mais de 130 espécies de animais.

Dessas espécies, tanto de água doce quanto de água salgada, os visitantes podem conhecer muitas curiosidades, sendo assim uma forma de educar as pessoas sobre a vida desses animais. Além disso, visam a conscientização ambiental dos visitantes quanto a fauna e flora aquática.

Como o próprio sócio-diretor, Cristiano Buerger Filho, afirma: “É sabido que em poucos anos os mares terão mais plástico do que peixe. Aqui queremos que as pessoas fiquem conscientes da necessidade da preservação ambiental e das espécies”

Visando proteger os animais, observando o bem-estar deles e o período de adaptação necessária, apenas um número limitado de espécies foi, inicialmente, colocado dentro do aquário.

Espécies animais do aquário em Balneário Camboriú

Como dito anteriormente, no Oceanic Aquarium, são encontrados mais de 130 espécies marinhas diferentes, entre aquelas de água salgada e de água doce, mostrando a grande diversidade dessa atração turística.

Na infraestrutura estão animais entre polvos, jacarés, tubarões, tartarugas, lontras, cobras, pinguins, arraias e diversas espécies de peixes, dos mais diversos tamanhos.

Alguns dos atrativos das espécies de animais marinhos presentes no aquário em Balneário Camboriú estão por conta do aruanã-asiática, trazido diretamente da Tailândia, e do tubarão galha preta, que veio da Indonésia.

De espécies diferentes aqui do Brasil está o peixe ornamental disco-amazônico, belíssimo animal que veio ao novo aquário diretamente da Amazonas, trazido de forma delicada em um voo.

Habitat dos animais no aquário em Balneário Camboriú

Em um dos andares estão apenas os animais de água doce, enquanto em outro estão os que habitam as águas salgadas.

Nesses locais, há telões informativos sobre cada uma das espécies de animais presentes no aquário em Balneário Camboriú, de modo a educar os visitantes que passarem pelo local.

Fora os telões, o aquário também possui diversas placas, referentes a cada uma das espécies, contendo as informações para educação ambiental, mostrando um pouco sobre como é o habitat delas.

Aliás, os locais onde as espécies ficam possuem, exatamente, a réplica dos habitats naturais dos animais. Desse modo, permite que eles estejam em máximo contato com o ambiente em que, originalmente, vivem.

Os habitats de cada uma das espécies foram produzidos por uma equipe com mais de 20 profissionais especialistas nessa área, e contou com o auxílio de um artista plástico e de um paisagista.

O objetivo é reproduzir, ao máximo, o ambiente natural dos animais, o que foi alcançado com muito estudo sobre cada uma das espécies, de modo a produzir os tanques adequadamente.

Um dos habitats fictícios que mais chama a atenção é o dos pinguins, animais que vêm de um ambiente totalmente diverso de qualquer um presente no Brasil.

A paisagem do tanque dos pinguins foi baseada na costa marinha da Patagônia, na Argentina, de onde são os Pinguins de Magalhães, que suportam temperaturas de até 30º, o que permite que eles nadem, muitas vezes, até a costa brasileira.

Outro exemplo de habitat é o das lontras. Para criar o ambiente perfeito para os animais, a cenografia do tanque das lontras possui algumas árvores, arbustos e até mesmo escorregadores que estão diretamente integrados com as águas, habitat natural desses mamíferos.

Tratamento Pré-Exposição dos animais do Oceanic Aquarium

Antes dos animais serem levados até o aquário, todos eles estiveram em um período de quarentena em um anexo do Oceanic Aquarium, construído especialmente com essa finalidade.

O local, que fica no bairro Nova Esperança, tem o objetivo principal de acolher os animais que chegam e fazer uma avaliação geral de cada um deles, permitindo que os mesmos tenham o tratamento adequado.

Tudo isso foi feito com o objetivo de que os animais fossem transportados até o Oceanic Aquarium, na Barra Sul, com a saúde em dia, de modo a não apresentarem problemas, inclusive, de adaptação ao novo ambiente.

O objetivo, segundo biólogos especialistas, é que o anexo sirva, exatamente, como uma espécie de “sistema imunológico do aquário em Balneário Camboriú”. Ou seja, de modo a fortalecê-los antes de mandar ao habitat definitivo.

Desse modo, cada animal passou por um tratamento de profilaxia e aguardaram um determinado período antes de estarem aptos a serem integrados aos recintos do aquário em Balneário.

Depois de terem passado pelo período de quarentena, estarem fortalecidos e aptos, aí sim foram transferidos para seus tanques, com os habitats de que fazem parte.

Estrutura do anexo do Oceanic Aquarium

O anexo onde os animais estão situados conta com diversas salas de apoios, laboratórios e salas de nutrição animal.

Além disso, ele ainda possui uma sala de cultura de bactérias e almoxarifados de medicamentos, tudo para poder tratar, da melhor forma possível, os animais e deixá-los aptos a morarem nos recintos a que estão destinados.

Para garantir que os animais recebam o melhor tratamento, o local conta com apartamentos com quartos no andar superior.

Estes apartamentos têm o intuito de receber os estudantes, os estagiários e os profissionais que irão estudar e trabalhar no local, cuidando dos animais para que eles possam estar sempre saudáveis.

O maior aquário do sul do Brasil

Um dos principais objetivos na construção do Oceanic Aquarium foi torná-lo o maior aquário do sul do Brasil. E um dos mais tecnológicos e modernos de todo o país também!

A construção do atrativo começou a ser feita ainda no ano de 2019, no mês de março e foi idealizado como uma iniciativa de investidores que viram, em Balneário Camboriú, uma excelente opção para abrir um aquário.

Isso visou aumentar as possibilidades de atrações turísticas na cidade, que já são muitas, de modo a atrair ainda mais visitantes. principalmente em família, para o litoral catarinense.

Uma prova disso é que dentro do aquário há uma parte que é destinada, exclusivamente, para as crianças, a chamada “área Kids”.

Dentro dessa área voltada para as crianças, é possível organizar festas de aniversário, assistir palestras a respeito da educação ambiental, ensinando-os sobre preservação do meio ambiente. O local conta, inclusive, com lojinhas de souvenires.

Para que o Oceanic Aquarium pudesse ser construído e receber as vidas marinhas de centenas de espécies, do Brasil e do mundo, foi feita uma consultoria com diversas áreas.

Profissionais da biologia marinha, da engenharia e da arquitetura participaram dela para que fosse possível criar os já citados habitats naturais de cada espécie, de modo a reproduzir, da melhor forma possível, o ambiente em que cada uma vive.

Por ser uma cidade turística, esse é um empreendimento muito importante do ponto de vista educativo sobre a conscientização e educação ambiental daqueles que o visitam, tornando milhares de pessoas mais conscientes, dia após dia.

Os moradores da cidade, é claro, também saem ganhando.  E podem usufruir desse lugar incrível de aprendizado e diversão para toda a família.

Informações importantes sobre o Oceanic Aquarium

Se você pretende visitar o Oceanic Aquarium é importante estar atento a algumas informações importantes que pode conferir a seguir.

Horário de funcionamento

O Aquário em Balneário Camboriú funciona de segunda a sexta-feira, com o horário de funcionamento das 9 horas até às 18 horas. Nos sábados e aos domingos, o local está aberto das 9 horas às 19 horas. A entrada é permitida até 1 hora antes do encerramento. A atração fica disponível o ano inteiro e possui classificação livre.

Localização

Rua 4000, 133 / Barra Sul – Balneário Camboriú

Ingressos

Os ingressos para a visitação do aquário podem ser adquiridos diretamente na na bilheteria do próprio local e também de forma online pelo site do Oceanic Aquarium.

O tempo estimado para fazer a visita completa é de 1 hora.

Os ingressos possuem os valores de R$ 58 Inteira e R$ 29 Meia. Os ingressos com o valor pela metade necessitam de documento comprobatório para o desconto, conforme previsto na lei. 

Crianças até 4 anos, portadores de deficiência, guias de turismo e policiais são isentos do pagamento.

Hildo Jr.

Descubra Balneário Camboriú com a Salute Imóveis

Sediada em Balneário Camboriú, a Salute Imóveis é uma grande admiradora da cidade e que pensando em atuar como um guia dos pontos turísticos, das atrações e das belas paisagens, apresenta o Descubra Balneário Camboriú, um projeto para você descobrir o melhor de Balneário Camboriú.

Com cerca de 130 mil habitantes, Balneário Camboriú é fascinante com as suas belas praias e turismo intenso em 46 quilômetros quadrados de extensão.

Com uma localização privilegiada, está localizada no litoral de Santa Catarina, a apenas 80 km da capital Florianópolis e a 34 km do Aeroporto Internacional de Navegantes.

A cidade está em pleno desenvolvimento, sendo considerado um dos principais destinos turísticos brasileiros e se consolidando como o melhor roteiro de férias do Brasil e da América do Sul. Tudo isso devido aos altos investimentos que recebe em infraestrutura e muitas atrações para curtir a cidade em qualquer época do ano.

Carol Ribeiro

Com tanta diversidade de lugares para conhecer, tanto por turistas quanto para moradores, a nossa anfitriã do projeto, a jornalista Carol Ribeiro, vai percorrer os melhores locais de Balneário Camboriú, dividindo um pouco da história e cultura da cidade.

Serão vídeos semanais, toda quarta-feira, em nosso canal do YouTube, mostrando os melhores lugares para as pessoas serem felizes, cada um à sua maneira.

No último vídeo do Descubra Balneário, conhecemos todos os detalhes do maior aquário do sul do Brasil, o Oceanic Aquarium.

Confira o conteúdo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Hq8RML59ikc&t=1s

Encante-se pela vida marinha em Balneário Camboriú

Com tantos investimentos em infraestrutura e entretenimento, a cidade de Balneário Camboriú está ficando cada vez melhor. 

Além de um litoral apaixonante, vida noturna agitada, oferece também atrações que podem ser aproveitadas com toda a família, unindo aprendizado, diversão e conscientização ambiental. É o caso do maior aquário do Sul do Brasil, presente na Dubai Brasileira e que você acabou de conhecer aqui. 

Agora que você já sabe tudo sobre o Oceanic Aquarium, não deixe de incluí-lo no seu roteiro para a próxima vez que estiver de passagem pela cidade.

Com tantas novidades, não é à toa que Balneário Camboriú tem se tornado queridinha daqueles que pretendem investir e obter ótimos resultados.  Você também pode ser uma dessas pessoas. 

Não deixe de acompanhar o cenário da cidade e converse com quem realmente entende do negócio e pode ajudar você a encontrar o investimento perfeito para o seu dinheiro. 

A equipe da Salute Imóveis é especialista na região e você pode se inscrever na nossa newsletter para não perder nenhuma novidade sobre o mercado imobiliário de Balneário Camboriú. 

Se tiver alguma dúvida, já sabe. Entre em contato conosco e vamos conversar!

Posts relacionados

Deixe um comentário