PIX no mercado imobiliário: o que muda?

5 minutos para ler

O PIX é uma nova plataforma de pagamentos criada pelo Banco Central para facilitar transações financeiras

Com o objetivo de revolucionar transações bancárias, essa nova plataforma deve mudar todo um cenário. O PIX no mercado imobiliário promete diminuir taxas e burocracias.

O novo sistema de pagamento do Banco Central começou a funcionar em novembro e permite a realização de transferências e pagamentos em até dez segundos.

Além disso, essa forma de pagamento fica disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana e deve centralizar as transações financeiras no Brasil.

A expectativa é que o PIX reduza o tempo necessário para transações financeiras de instrumentos tradicionais como DOC e TED.

Com menos taxas e burocracias, é promessa de mudança positiva também para financiamentos. O PIX no mercado imobiliário já é visto como positivo por especialistas.

O Banco Central tem dois objetivos com essa mudança: a bancarização da população e a redução da necessidade do dinheiro em espécie.

Nova plataforma é esperada com expectativa

Já existe grande expectativa no mercado de imóveis quanto aos impactos, dessa mudança e da chegada do PIX no mercado imobiliário.

Essa nova plataforma chega em um momento de crescente digitalização do mercado imobiliário e deve impactar nas transações.

Um dos primeiros impactos será com o possível fim dos boletos bancários, que é bastante utilizado entre imobiliárias, locatários, proprietários e condomínios. 

Outra grande expectativa é por quem já fez transação imobiliária cujo pagamento foi realizado no ato da assinatura da escritura e sabe o quanto pode demorar uma transação de alto valor. 

Hoje, com a possibilidade de lavratura de escrituras online, essa modalidade vai agilizar o processo de fechamento, reduzir a minutos e promover maior eficiência.

Além disso, será mais fácil comprovar a transferência e isso vai aumentar a segurança jurídica da operação.

PIX promete agilidade e segurança

Por se tratar de uma forma de investimento de valores altos, o PIX no mercado imobiliário vai agilizar e dar mais segurança aos processos.

Para os compradores, o PIX significa inclusão financeira, com a possibilidade de receber e enviar pagamentos a partir de um smartphone. 

Para as empresas, os benefícios do pagamento instantâneo significa a redução das taxas de transação, confirmação e disponibilidade imediata dos fundos,.

Mesmo que uma negociação seja feita no final de semana, por exemplo, não terá mais a necessidade de esperar da compensação bancária.

Hoje, quando se faz um DOC, por exemplo, é necessário esperar o próximo dia para a compensação bancária. 

Já no caso de uma TED, embora possa ser feita em minutos, só poder ser concretizada em dias e horários comerciais.

Além do tempo, que não vai mais existir, existem ainda as taxas bancárias, que com o PIX no mercado imobiliário não vão mais existir.

Melhorias na prática

Na prática, já são esperadas muitas mudanças positivas nas negociações de compra e venda de imóveis.

Em muitos casos a assinatura do contrato era feita somente após o crédito e entrada dos recursos na conta do vendedor. 

Em algumas situações isso poderia demorar e até mesmo gerar constrangimentos e, com o PIX, a transação é efetivada em apenas 10 segundos.

Ele é mais barato e seguro que boletos, além de proporcionar mais rapidez nas transações. 

Especialistas apontam que, em breve, os boletos devem ser trocados pelo pagamento via PIX e isso vai tornar a gestão patrimonial mais produtiva e digital.

É um sistema de pagamentos centralizado que oferece uma infraestrutura única para a resolução de operações instantâneas no país.

Mudança vem de encontro a cenário de isolamento social

Outra vantagem é a possibilidade de realizar transações de forma remota. Com o isolamento social as visitas aos imóveis já podem ser virtuais, e agora os pagamentos também.

Hoje já são feitos atendimento online e automatizado através do WhatsApp ou chat das empresas para tirar dúvidas dos clientes em todo mundo.

Usuários já utilizam sua geolocalização para receber os empreendimentos próximos e existem no mercado sistemas de geração de contrato totalmente on-line.

As próprias assinaturas já podem ser feitas através de certificado digital, as construtoras utilizam softwares de gestão para planejamento e acompanhamento das obras, e muitas outras facilidades já são uma realidade do mercado imobiliário.

É possível, inclusive, investir em um imóvel no Brasil morando no exterior.

Converse com seu corretor 

Como você viu, percebemos apenas mudanças positivas com a chegada no PIX no mercado imobiliário.

Com essa inovação a Salute está acompanhando e trabalhando para melhorar o processo de intermediação financeira para os clientes.

Por ainda ser novidade no mercado, essa promete ser ser uma solução ágil, fácil e totalmente integrada as nossas automatizações.

Porém, antes de realizar uma transação de novo imóvel com essa modalidade, converse com seu corretor.

Entre em contato com a gente, vamos conversar e tirar todas as suas dúvidas.

Nosso objetivo é que você conquiste seu imóvel na praia com todas as facilidades que você merece!

Posts relacionados

Deixe um comentário