Compre seu imóvel em Balneário Camboriú do exterior

7 minutos para ler

O sonho de um imóvel na praia, na cidade mais segura do país, e com toda qualidade que ela proporciona não possui limites geográficos.  Muitas pessoas procuram apartamentos frente mar à venda e imóvel em Balneário Camboriú, mesmo hoje residindo no exterior.

Porém o que muitos brasileiros que moram fora do país não sabem é que é possível adquirir o tão sonhado imóvel na praia sem precisar vir até o Brasil. Essa é uma realidade desconhecida para muitos e que está ao alcance de quem tem esse objetivo.

Esse tipo de investimento cresceu muito nos últimos anos e é apontado como uma tendência pra quem quer ter o imóvel próprio no seu país de origem.

Sejam pessoas atraídas pelo potencial de rendimento e valorização ou para passar férias com a família num dos países com mais belezas naturais do mundo, estrangeiros adquirem terrenos, casas e apartamentos no Brasil com certa frequência.

Escolhendo o imóvel

Após decidir que é o momento de fazer esse investimento de um imóvel em Balneário Camboriú, chega a hora de escolher a casa ou apartamento conforme suas necessidades. Nós temos uma ampla base de imóveis de alto padrão, coberturas à venda em Balneário Camboriú, na Praia Brava e excelentes opções com estruturas completas.

São opções que vão desde imóveis com condições de resort, condomínios fechados, e apartamentos para todos os gostos, incluindo o mais alto do país e as maiores torres da América Latina, o Yachthouse onde será possível ter vizinhos como o jogador Neymar. 

É possível ainda fazer uma visita completa 100% virtual, conhecer cada detalhe e ainda tirar as dúvidas com os corretores. A tecnologia está a serviço para comodidades como essas, que dão segurança para o investimento.

Quais os procedimentos necessários?

Assim como para quem mora no Brasil, pra quem vive no exterior é preciso tomar alguns cuidados na hora de fazer esse investimento. Existem opções de casas em condomínio à venda, de imóveis na planta, terrenos, apartamentos decorados ou vazios.

São muitas opções de imóvel em Balneário Camboriú e o primeiro passo é contar com uma imobiliária de confiança, como a Salute, que possui profissionais capacitados para esse tipo de negociação.

É importante também levantar as informações sobre o imóvel escolhido e também sobre o proprietário e verificar se existe alguma pendência, averiguar se o CPF do vendedor está em situação regular, se existe algum processo judicial em andamento em relação ao imóvel ou ao proprietário que possam trazer problemas após a compra e ainda as certidões que comprovam tudo isso.

Nessa etapa, é muito importante contar com uma assessoria jurídica capacitada.

Documentação que você vai precisar para adquirir o imóvel

Após encontrar a imobiliária que você confia, é necessário obter um número de CPF pelo estrangeiro, que pode ser solicitado em qualquer embaixada ou consulado do Brasil no exterior.

Para isso, é preciso apresentar a cópia autenticada do documento de identidade utilizado no país de residência, que normalmente é o passaporte. Caso seja casado, será necessário também um número de CPF para o cônjuge.

Com o CPF em mãos, o futuro comprador deve apresentar um comprovante de residência nacional, a certidão de nascimento ou de casamento, o visto permanente do país e uma conta bancária. Ele então passará por uma avaliação de risco de crédito para a obtenção do financiamento imobiliário no Brasil.

Com a documentação em mãos é hora de enviar elas para o Brasil e essa é a parte mais fácil, pois tudo pode ser feito de forma rápida com um simples e-mail.

Após essa etapa mais voltada para a documentação, a compra precisa ser feita através de uma procuração por instrumento público, que concede poderes para comprar, assinar escritura, contratos particulares e resolver qualquer assunto que for necessário nos Cartórios de Notas.

Essa procuração deve ser feita no consulado, onde vai precisar ser registrada e enviada junto com a documentação original para o banco que fará o financiamento do crédito imobiliário ou para a construtora.

O comprador é quem vai indicar a pessoa para a qual enviará a procuração e que estará autorizada a assinar todos os documentos necessários e resolver as questões burocráticas.

Quais as taxas para transferir o dinheiro do exterior para o Brasil?

Outra dúvida recorrente é como transferir o dinheiro do exterior para o Brasil, e existem diversas maneiras de realizar uma transação internacional: que podem ser feitas através de instituições bancárias, casas de câmbio, correio ou plataformas online.

Todas as instituições cobram taxas e outros impostos tanto para enviar o dinheiro para o exterior quanto para receber de fora do país. Porém, o que pode variar são os valores que mudam de acordo com cada maneira e natureza da operação.

IOF: um dos impostos de uma transferência internacional aplicado tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Quando o dinheiro é enviado para uma conta bancária de mesma titularidade, o IOF é de 1,1%. Porém, ao enviar dinheiro para contas de titularidades diferentes, o IOF cobrado é de 0,38%.

No caso de envio de dinheiro para o exterior através de cartões de crédito, débito e pré-pago, o IOF sobe para 6,38%. Este é um imposto federal cobrado em todas as operações financeiras.

Câmbio: essa é uma definição usada pelo mercado financeiro quando existe uma relação de troca entre moedas de países diferentes. Existem taxas de câmbio diferentes e cada uma se aplica a um tipo de operação: comercial, turismo ou Ptax, que é fixada pelo Banco Central após o fechamento da cotação do câmbio no mercado para transações após o expediente bancário.

A maioria das instituições financeiras convertem através a taxa de câmbio turismo.

Tarifa de envio (SWIFT): ao realizar uma transferência internacional entre contas bancárias diferentes, você vai precisar do código SWIFT, que significa Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication. É ele quem faz a conexão entre as diferentes instituições bancárias ao redor do mundo com moedas distintas. As instituições cobram a despesa SWIFT, que pode variar de acordo com cada banco.

Além disso, bancos e provedores online também cobram uma taxa de serviço sobre o valor enviado. Nesse caso, cada instituição financeira possui seus próprios valores.

Será que esse investimento em Balneário Camboriú vale a pena?

Foto: Hildo Jr.

Essa é outra dúvida de quem busca o apartamento na praia e um imóvel em Balneário Camboriú mesmo morando no exterior, e a resposta é sim. Um imóvel é sempre um bom investimento e, quando se fala em uma cidade como Balneário Camboriú, que é apontada como um dos melhores lugares do país para se viver, o retorno é garantido.

A cidade possui um dos metros quadrados mais valorizados do país e com certeza irá proporcionar para você e sua família viver bons momentos. Seja para curtir as belas praias, a vida noturna ou apenas investir. Com certeza esse é o local ideal para você fechar negócio.

Conte com quem entende do assunto

Porém, para essa aquisição seja apenas de alegrias, contar com uma equipe especializada é primordial. Na Salute temos uma estrutura completa para te ajudar em todos o processo, da busca até a assinatura do contrato, e com certeza você não vai ter outras preocupações.

Não deixe de entrar em contato com a gente!

Posts relacionados

Um comentário em “Compre seu imóvel em Balneário Camboriú do exterior

Deixe um comentário