Plantas para decorar apartamento: conheça as melhores

7 minutos para ler

Quer trazer mais vida ao seu novo lar? Então não deixe de conhecer aqui plantas para decorar apartamento que deixarão o seu cantinho muito mais bonito.

Decorar um apartamento é uma das partes mais bacanas e prazerosas de quando vamos morar em um novo imóvel.

Afinal, a decoração serve para deixar o nosso lar mais aconchegante, e o processo de deixar sua casa com a sua cara também precisa acontecer com prazer.

E existe uma infinidade de possibilidades para organizar a decoração de um apartamento. Uma delas é utilizar as plantas como elemento decorativo. 

Muitas plantas se adaptam muito bem dentro de casa e trazem um charme especial ao interior de um ambiente.

Por isso, no artigo de hoje você conhecerá as melhores plantas para você ter no seu apartamento e deixar a decoração ainda mais linda e aconchegante. Acompanhe!

As plantas na decoração

Existe uma máxima que diz que ‘uma casa sem planta é uma casa sem vida’. E a gente acredita e concorda em gênero, número e grau.

Incluir plantas na sua casa, como um elemento decorativo, vai trazer mais vida e cor aos seus ambientes.

E o bom disso tudo é que as plantas geralmente combinam com a decoração de qualquer cômodo:  na sala de estar, na cozinha, no quarto ou até mesmo nos banheiros.

E saber escolher bem o local onde você irá colocar a planta também é importante. Aquele cantinho da sua casa que está vazio pode ser um ótimo lugar para uma palmeirinha, por exemplo.

A estante onde estão seus livros pode combinar muito bem com alguma trepadeira que dá o charme com seus galhos pendentes.

Pensar em locais estratégicos onde colocar algumas folhagens e plantas floridas (como as orquídeas, por exemplo) tem o poder de transformar o seu ambiente.

Aproveite para também conferir aqui no Blog da Salute: dicas para você decorar um apartamento alugado

Vantagens de ter plantas no seu imóvel

Acabamos de falar sobre como usar plantas para decorar o seu apartamento pode trazer um resultado surpreendente e bonito.

Mas ter plantas dentro de casa vai muito além da decoração. Por mais incrível que pareça, há muitas vantagens de ter plantas no seu imóvel, até mesmo para a sua saúde!

Sim, isso é tão verdade que a Nasa recomenda o uso de plantas para purificar o ar da sua casa. Isso porque as plantas podem funcionar como um filtro para agentes poluentes e melhorar a qualidade do ar dos ambientes.

De acordo com a Nasa, as plantas filtram poluentes como o benzeno, xileno, amoníaco, tricloroetileno e formaldehído.

A recomendação é que se possa ter uma variedade de plantas em casa, pois algumas são melhores do que outras para eliminar algumas substâncias químicas específicas.

Mas os benefícios não param por aí. As plantas também podem reduzir os resfriados, já que as verdinhas em ambientes internos são capazes de aumentar os níveis de umidade e diminuir a poeira.

Além disso, é claro, as plantas ajudam para uma maior sensação de bem-estar, auxiliam na calma e no otimismo dos moradores. 

E não é só isso: já que as plantas produzem oxigênio e diminuem o nível de dióxido de carbono no ar, elas ajudam a combater as dores de cabeça – já que respirar ar contaminado pode provocar essas dores.

Outro fator interessante é que algumas plantas podem agir como um antisséptico natural, como o eucalipto, que ajuda a limpar as secreções e melhora o congestionamento do sistema respiratório.

As 5 melhores plantas para decorar o seu apartamento

Confira, abaixo, quais são as melhores plantas para você decorar o seu apartamento ( e que ainda te ajudarão a ter uma casa com mais saúde!)

Lança de São Jorge

plantas para decorar apartamento

A Lança-de São-Jorge tem folhas verticais em um formato cilíndrico.  Elas são ótimas para ambientes internos, especialmente para decorar cantos de ambientes.

Elas podem ser plantadas em vasos ou em jardins de pedra, e suas lanças podem ser trançadas, para dar um efeito diferente.

Regue 2 vezes por mês, sem jogar a água direto nas folhas.

Palmeira-ráfia

Essa planta é originária da Ásia, e pode chegar até a 3 metros de altura. Ela tem caules finos e longos e lembra o bambu.

Segundo a Agência Espacial Americana, ela pode eliminar do ar o formaldeído, o xileno e o amoníaco.

Ela fica ótima em salas de estar e pode ser cultivada sem luz direta. Regue semanalmente.

Camedórea Elegante

A Camedórea elegante, ou palmeira-bambu, é uma planta de médio porte e não cresce mais do que 2 metros de altura.

Essa planta faz sucesso na decoração de interiores, pois cabe em qualquer lugar e é muito fácil de cultivá-la. Ideal para ambientes sombreados dentro do seu apartamento.

Cuidado com o sol, busque mantê-la longe da luz direta.

Lírio da paz

plantas para decorar apartamento

O lírio da paz sobrevive com pouca luz e pouca água. Por conta de suas folhas brancas sensíveis, não pode receber luz direta pois pode queimar.

Ambientes de sombra são os ideais e a rega pode ser até 3 vezes na semana. A recomendação é que ela seja mantida longe de correntes de ar. 

E segundo a Nasa ela remove os 5 contaminantes de ar citados no início do nosso artigo.

Rosa-de-pedra

plantas para decorar apartamento

Também conhecida como Echeveria, é uma suculenta muito charmosa, ideal para mesas. Não necessita de tanto sol. Regue-a a cada duas semanas e ela ficará bem!

Cuidado no cultivo de plantas em ambientes fechados

Para manter as suas plantas dentro de casa, é preciso atentar para alguns cuidados especiais:

1. Escolha o local ideal

Você precisa escolher com bastante critério o local onde ficará sua planta. A preferência é que seja um local bem arejado e que receba, pelo menos, luz indireta. 

E para compor a decoração você precisa deixar a planta em um local que não recebe muita luz. Lembre-se de, pelo menos em um turno do dia, deixá-la em um local da casa que receba esta iluminação

2. Dê à planta a quantidade certa de água e de luz

A água é, geralmente, o principal motivo de morte entre as plantas e flores – às vezes porque recebe demais, às vezes de menos.

O interessante é você conhecer bem a espécie que escolheu e prestar atenção na necessidade daquela planta. Geralmente no inverno as regas diminuem bastante, mas no verão é preciso dar mais água.

A dica é: procure manter o solo úmido, mas nunca encharcado. E se sua planta for uma suculenta, não dê muita água. Cuide, que todo o excesso é prejudicial.

3. Prepare a drenagem do seu vaso

Como muito provavelmente suas plantas estarão em vasos, é preciso preparar o vaso para que ele mantenha uma drenagem ideal, para que as raízes não apodreçam com muita água e essa água possa escoar.

Uma dica é preencher metade do vaso com blocos de isopor. Isso vai ajudar a escoar a água e você terá um vaso mais leve, já que a terra deixa mais pesado.

Conclusão: escolha a planta ideal para decorar seu apartamento

Você viu, neste artigo, quais são as melhores plantas para você cultivar dentro de casa, no seu apartamento.

Agora você já pode usar essa alternativa das plantas para manter o seu lar mais vivo e ainda mais aconchegante.

Ah, não dá para esquecer que as plantas também são um bom artifício para você aplicar a técnica do home staging e valorizar  ainda mais o seu imóvel!

E aí, você gostou do nosso artigo sobre as plantas na decoração do seu apartamento? Tem alguma dúvida? Já costuma usar plantas no seu lar?

Deixe sua opinião e sugestão de próximos temas nos comentários! Vamos adorar conversar com você 🙂

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.