Plantio de restinga da Praia Central é adiado

5 minutos para ler

O plantio de restinga da Praia Central de Balneário Camboriú foi adiado para depois da conclusão da reurbanização da orla.

A implantação de restinga na Praia Central de Balneário Camboriú foi suspensa até que a obra de reurbanização da orla seja finalizada. 

A princípio, os trabalhos deveriam iniciar após a temporada de verão, mas o acordo entre a prefeitura da cidade, o IMA e o Ministério Público Federal (MPF) estabeleceu que seria inviável implantá-la antes da reurbanização da Avenida Atlântica.

O plantio é uma condicionante imposta pelo IMA para que o alargamento da faixa de areia da Praia Central recebesse o licenciamento ambiental e pudesse ser realizado.

A administração municipal afirma que o adiamento foi necessário, uma vez que o plantio movimentaria muito a areia, o que prejudicaria a vegetação.

No início de maio, algumas mudas já foram plantadas na região da Barra Sul e servem como um projeto-piloto com o objetivo de monitorar e avaliar de que forma a restinga se adapta. Foram plantadas 2.635 mudas em 2.635m² de área, uma para cada metro quadrado.

As dunas artificiais já estão colocadas na região, pois ajudam a evitar a erosão. Com uma altura de, em média, 1 metro de altura em relação ao nível do mar, podendo chegar a 1,5 metro na Barra Sul.

No próximo dia 19 de julho, às 18h30, no Plenário da Câmera de Vereadores do município, está marcada uma audiência pública para debater sobre a reurbanização da orla.

Divulgação PMBC

Detalhes sobre o plantio de restinga

Um dos objetivos da restinga é conservar os efeitos da obra de alargamento e manter a estabilidade da praia, já que o mar costuma avançar no inverno, o que poderia danificar a faixa de areia. Desta forma, a vegetação ajudaria a proteger o sedimento.  

No momento, a principal praia de Balneário Camboriú não possui nenhuma restinga, já que as plantas acabaram sumindo com as atividades de ocupações humanas.

As plantas serão mudas nativas de regiões de dunas da Mata Atlântica de até 30 centímetros, entre elas estão as espécies:Blutaparon portulacoides, Canavalia rosea, Hipomoea pes-caprea, Remirea marítima, Panicum racemosum; Hydrocotyle bonariensi; Gamochaeta americana; Acicarpha spathulata; Epidendrum fulgens.

O plantio da restinga será feita em toda a Praia Central e contará, também, com cercas para proteger a vegetação.

Divulgação PMBC

O que é a reurbanização da orla da Praia Central?

A Prefeitura de Balneário Camboriú estima o município como um modelo de inovação e sustentabilidade com o novo projeto arquitetônico: a reurbanização da orla da Praia Central.

O planejamento arquitetônico e urbanístico é discutido há alguns anos com o objetivo de transformar a cidade, que já é um encontro de belezas e possibilidades, em um polo atrativo visando a macroestruturação urbana, o meio ambiente, a conectividade de bairros da cidade e revitalização de passeios, por exemplo.

A ideia é valorizar o meio ambiente, a história e cultura da cidade para consolidar a identidade dos moradores de Balneário Camboriú.

Alguns exemplos da obra são as ciclofaixas, projetadas para que os ciclistas possam pedalar de forma mais segura pela praia, quiosques personalizados na orla, bem como a criação de equipamentos esportivos ao longo de toda a extensão da praia.

Divulgação PMBC

Um dos âmbitos da reurbanização é valorizar, também, o turismo da cidade. Pensando nisto, o esperado é colocar a cidade como um dos principais e potenciais centros turísticos do país com o desenvolvimento do município.

O trabalho pretende aumentar a qualidade de vida de moradores e visitantes de Balneário Camboriú. O projeto busca maneiras de conectar todos os bairros da cidade e também facilitar o acesso a BR 101.

A reurbanização, juntamente com o de aumento da faixa de areia de Balneário Camboriú, tem o objetivo final de tornar a Praia Central mais atrativa aos turistas e, com isso, aumentar ainda mais o fluxo durante todo o ano.

Alargamento da faixa de areia da Praia Central

O intuito do alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú era expandir os 25 metros para 70 metros de faixa de areia, além de proteger a costa da praia contra os avanços constantes da maré.

A obra já foi finalizada no final de novembro de 2021 através de alimentação artificial de areia por meio de uma jazida situada no fundo do mar, a 15km de distância.

E queremos saber: você é contra ou a favor do plantio da restinga da Praia Central? O assunto divide opiniões, apesar de ser, como já mencionamos anteriormente, uma condicionante do alargamento da faixa de areia.

Divulgação PMBC

Pensando em investir na cidade?

Você sabia que o alargamento da faixa de areia da Praia Central é um dos motivos de tornar Balneário Camboriú a cidade com o m² mais valorizado em todo o país?

O momento de super valorização imobiliária é perfeito para você, investidor. O mercado imobiliário aquecido é o momento perfeito para rentabilizar o seu negócio de forma rápida e eficaz.

A Salute Imóveis pode lhe ajudar a encontrar o imóvel perfeito para você! Faça o melhor investimento da sua vida com a gente.

Entre em contato conosco ou venha até as nossas lojas tomar um bom cafézinho!

Posts relacionados

Deixe um comentário