Novo projeto arquitetônico de Balneário Camboriú

5 minutos para ler

Novo projeto arquitetônico de Balneário Camboriú é discutido na prefeitura da cidade para tornar o município como um modelo de inovação e sustentabilidade.

O planejamento arquitetônico e urbanístico é discutido há alguns anos com o objetivo de transformar a cidade, que já é um encontro de belezas e possibilidades, em um polo atrativo visando a macroestruturação urbana, o meio ambiente, a conectividade de bairros da cidade e revitalização de passeios e da ciclovia, por exemplo.

A ideia é valorizar o meio ambiente, a história e cultura da cidade para consolidar a identidade dos moradores de Balneário Camboriú.

Divulgação Gazeta do Povo

 

Um dos âmbitos do projeto visa também o turismo da cidade. Pensando nisto, o projeto tem como objetivo colocar a cidade como um centro potencial no que diz respeito à inovação e sustentabilidade, equilibrando o desenvolvimento do município.

O trabalho pretende aumentar a qualidade de vida de moradores e visitantes de Balneário Camboriú. O projeto busca maneiras de conectar todos os bairros da cidade e também facilitar o acesso a BR 101.

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabricio Oliveira (Podemos), afirma que a ideia é transformar o lado sul da cidade em um polo de inovação com a vinda de empresas da área da tecnologia, assim como a hotelaria internacional com o objetivo de abastecer o centro de eventos e tornar-se uma referência de crescimento e inovação.

Embora o conceito do planejamento arquitetônico já tenha sido apresentado à população, assim como já foi feita uma audiência pública, devido ao atual cenário da cidade em razão da pandemia, ainda não há um prazo para a finalizar a discussão do projeto.

A arquiteta e urbanista Valéria Bechara relata que a participação da população e do cidadão na construção desse plano é algo essencial para que esteja completo e atenda a demanda de quem vive ou frequenta a cidade.

Divulgação Gazeta do Povo

Praia Central

Quando pensamos em Balneário Camboriú, sem dúvidas, lembramos do cartão-postal da cidade: a Praia Central, referência na vida urbana, diversidade de lazer durante o dia ou à noite e seus arranha céus, que são os enormes edifícios construídos na principal orla e que estão entre os mais altos do Brasil.

É pensando na Praia Central que será implementada a macrodrenagem e recuperação da vegetação de restinga à revitalização do passeio, pista de caminhadas, ciclovia, pista de patins/scooters,  os quiosques do comércio, academias ao ar livre e serviços de segurança.

A finalização do alargamento da faixa de areia, previsto para setembro deste ano, também faz parte do processo, aumentando a média de 20m para 75 de extensão.

Caminhos do Mar

Quanto às ruas da cidade, serão interligadas no sentido às avenidas, conectando desde os bairros até o mar com calçadas compartilhadas, com um desenho urbano exclusivo de Balneário Camboriú.

Os chamados Caminhos do Mar, atravessarão a rodovia e serão destinados aos pedestres e veículos não motorizados, com uma área aproximada de dois quilômetros de distância. A arquiteta Valéria define que essa proposta carrega a possibilidade de consolidar o sentido de pertencer a uma só cidade.

Rodovia

A finalidade da BR-101 no novo projeto arquitetônico de Balneário Camboriú é que se torne uma grande avenida interpraias, adaptada para interligar a orla central e os bairros da cidade. A intenção é solucionar o tempo gasto para percorrer as distâncias, implementando linhas de transporte interurbana e que circule dentro do município.

Costa Ecológica Interpraias

O novo projeto arquitetônico contará com a contemplação e integração com a natureza, com morros, praias e costões preservados, turismo ecológico, pousadas, passeios no mar e montanha, mergulho, trilha e mirantes nas praias agrestes (Estaleirinho, Praia do Pinho, Laranjeiras, Taquaras e Taquarinhas).

Rodovia Interpraias

Nova Orla do Rio Camboriú

As margens do rio Camboriú no Bairro da Barra, por exemplo, receberá uma revitalização e preservação do patrimônio natural e cultural. Serão 6 quilômetros de novas paisagens com a qualificação e apoio à cadeia produtiva da pesca artesanal, piscina para barcos, mercado, novos ranchos, além de passarelas para pedestres, lojas de artesanato e restaurantes.

Balneário Parque de Inovação

Lagoas e áreas verdes transformadas em um grande parque público com uma nova paisagem com ciclovia e caminhada. Além disso, o Distrito de Inovação será um endereço para atrair empresas de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.

Neste artigo, você conheceu sobre o novo projeto arquitetônico de Balneário Camboriú, uma das melhores cidades para viver no Brasil, mas você sabe todas as vantagens de morar aqui?

Mas falando em novidades, você já leu o artigo sobre o novo complexo turístico Multiparque? O parque está previsto para começar a ser erguido nos próximos meses. Saiba mais sobre o projeto!

Balneário Camboriú é, sem dúvidas, uma cidade em ascensão, sempre evoluindo e superando expectativas dos moradores e visitantes.

E não esqueça, nós da Imobiliária Salute Imóveis estamos sempre aqui esperando por você, preparados para lhe atender da melhor forma e tirar todas suas dúvidas.  

 

Posts relacionados

Um comentário em “Novo projeto arquitetônico de Balneário Camboriú

Deixe um comentário