Projetos de Mobilidade Urbana em BC

3 minutos para ler

Caminhos do Mar promete integração da praia à sete locais da cidade.

Os Projetos de Mobilidade Urbana em BC estão a todo vapor. A cidade que vive em constante desenvolvimento agora aposta em integração de bairros através de novos acessos. Os bairros mais afastados do centro receberão, os chamados “Caminhos do Mar”, que visam a integração de sete bairros da cidade até a Praia Central.

No projeto estão as ruas e avenidas: avenida das Gaivotas/rua Miguel Matte, rua Síria, rua 1901, rua Indonésia, rua 1001, avenida Santa Catarina, rua 1500, rua Campo Erê, rua 2500, rua Dom Henrique, rua 3100, rua Dom Afonso e rua 3700.

A ideia dos “Caminhos do Mar” foi criada pelo arquiteto Jaimer Lerner e dá diretrizes para a cidade se desenvolver com infraestrutura e sustentabilidade nos próximos 30 anos.

Com essa nova obra de Mobilidade Urbana em Balneário Camboriú a projeção segundo especialistas do ramo imobiliário é de que haja uma valorização de até 20% nos imóveis localizados no trajeto dos sete novos ‘Caminhos do Mar’, isso porque essas ruas serão revitalizadas, vão integrar os bairros com a praia e terão calçadas compartilhadas, urbanização exclusiva e incentivo ao comércio.

Avenida Brasil também será impactada

Viabilização de uma segunda via na Av. Brasil

O projeto Caminhos do Mar prevê ainda um novo lado da Avenida Brasil que promete desafogar o trânsito na região. A nova avenida terá três faixas de movimento e estacionamentos subterrâneos. Também segundo especialistas as mudanças previstas para a Avenida Brasil vão impactar positivamente no valor dos imóveis, já que irão proporcionar um trânsito mais rápido e seguro.

Orla Central

Outra obra que abrange diretamente o “Caminhos do Mar”, é o projeto de revitalização da Orla Central e que está em fase final de elaboração. A licitação da obra deve ocorrer ainda neste ano.

PROMOBI

Outro programa que está em pauta para a melhoria de mobilidade urbana em Balneário Camboriú e Região, é o Projeto Promobi, realizado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (CIM) da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri). O acordo entre as partes visa a gestão técnica das atividades que envolvem o desenvolvimento de estudos e projetos para a região.

O Promobi tem como foco a adequação dos desafios regionais de mobilidade aos modelos de aderência global, com apoio de recursos do Banco Mundial.

Segundo Paulo Rech, professor da Univali e gerente do projeto, a iniciativa apoiará a realização de estudos como a viabilização de uma segunda via da Osvaldo Reis, com aplicação de um sistema de BRT elétrico, que estará integrado ao projeto do túnel submerso entre Itajaí e Navegantes.

A iniciativa que se deu para interligar as cidades da região, visa aproximar a população, fortalecer o turismo, facilitar o desenvolvimento e proporcionar melhoria da qualidade de vida da população e turistas. Também serão inclusos o projeto da orla da Praia Central de Balneário Camboriú, que integrará mobilidade e preservação do meio ambiente.

Com todas essas iniciativas de desenvolvimento para a região, Balneário Camboriú continua entre as cidades catarinenses que mais investe em educação, saneamento, habitação e infraestrutura firmando cada vez mais o posto de uma das melhores cidades com qualidade de vida, perfeita para se morar e investir.

Posts relacionados

Deixe um comentário