Projetos para mulheres em BC

5 minutos para ler

Conheça três programas que ajudam causas femininas na cidade.

Conhecer para Mulheres em BC é fundamental para presta assistência ao público feminino de nossa região e neste dia 8 de março, onde comemora-se o dia Internacional da Mulher é importante destacar que apesar do contexto atual da sociedade prezar pela liberdade de escolha, voz e direitos das mulheres o público feminino ainda sofre com preconceito, descaso e violência.

Conheça quais são os projetos que acolhem e lutam pela causa feminina em Balneário Camboriú.

Programa Abraço à Mulher

O Programa Abraço à Mulher oferece proteção para mulheres de BC que são vítimas de violência, seja ela física ou psicológica. O projeto oferece apoio psicológico, jurídico, redes de apoio com grupos focais e associações.

Desde o início do projeto, em 2019, mais de 18.709 atendimentos foram prestados. Neste ano de 2022 só nos três primeiros meses, mais de 949 mulheres passaram por atendimento.

O Abraço à Mulher também pode ser contatado através das redes de apoio como: o CRAS, CREAS, Ministério Público, Delegacia Especializada (Polícia Civil), Polícia Militar, Guarda Municipal, Samu, OAB, Hospital Ruth Cardoso, Conselhos Municipais, Abrigos Institucionais e também o Projeto “Ela Pode”.

O programa funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana, via WhatsApp ou ligação telefônica.

Endereço: Rua Itália, nº 1059 – Bairro das Nações.

Contato: (47) 99982-1906

Casa das Anas SC

A Casa das Anas é um abrigo sigiloso para mulheres com ou sem filhos em situação de rua, com capacidade para atender 24 pessoas.

O espaço oferta serviços de acolhimento institucional-abrigo às pessoas que se encontram em situação de rua, em situação de abandono ou sem referência familiar e moradia convencional; oferecer proteção social para mulheres que necessitam o apoio para o fortalecimento de vínculos, da autoestima e reconstrução de seu projeto de vida.

O projeto visa inserir essas mulheres aos serviços disponíveis na comunidade, escolas, unidade básica de saúde, centros de convivência dentre outros. Também entra em contato com familiares caso a mulher deseje, para a restauração de vínculo familiar.

Mais informações acesse ao site.

Contato: (47) 3248.4802

WhatsApp: (47) 99629.9113

Casa da Mulher e do Voluntário

A Casa da Mulher e do Voluntário é um centro de convivência para moradores de Balneário Camboriú que oferece mais de 70 oficinas gratuitas, disponíveis para todos. É um local de crescimento intelectual, emocional e cultural.

O espaço oferece vários tipos de oficinas, tais como: aula de idiomas, pilates, alongamento adulto e infantil, entre outros, que ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.

A Casa da Mulher e do voluntário também oferece agendamentos para médicos da família, psiquiatras, psicólogos e nutricionistas.

Para participar, é preciso fazer a inscrição presencialmente, munido de documento com foto e comprovante de residência.

Endereço: Rua 2.850, nº 303 – Centro.

Contato: (47) 3267-7053.

Dados

No estado de Santa Catarina, os números de violência doméstica contra a mulher são alarmantes e não param de produzir dados impressionantes: 23 assassinatos nos últimos sete meses e 92 tentativas de homicídio. Centenas de ocorrências de ameaça, lesão corporal, injúria, calúnia, difamação e dano são registradas todos os dias em diversas delegacias pelo Estado.

Conforme dados da Secretaria de Segurança Pública Estadual, nove mulheres são estupradas diariamente no Estado, um número acima da média nacional.

Na Justiça catarinense, há 41.743 processos em andamento envolvendo violência doméstica contra a mulher – em número, essas ações só perdem para as relacionadas ao tráfico de drogas, um dado hiper alarmante se olharmos para as características de cada área.

Em Santa Catarina cerca de 50 feminicídios são registrados por ano, quase um por semana. Esse aumento pode ter duas causas: a exposição desses crimes pela mídia ou o “troco” dos homens diante da mobilização das mulheres contra esses tipo de violência.

Marcas

A violência contra mulher afeta diversos fatores em sua vida desde o físico ao psicológico. Uma das áreas mais atingidas é o a autoestima já que a mulher que sofre agressões físicas e emocionais se sente desvalorizada, com medo e sozinha.

Por isso, a importância do apoio emocional e físico por familiares, amigos e projetos. Ter consciência e empatia por mulheres que sofrem esses tipos de violência já é um grande passo para a recuperação de autoestima e vida de cada uma delas.

Programas em SC

Em todo o Estado de Santa Catarina vários programas de assistência a mulher são realizados em diversas cidades para o combate da violência contra o público feminino.

O Estado possui casas-abrigo nas seguintes comarcas: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Blumenau, Brusque, Capital, Chapecó, Cunha Porã, Guaramirim, Itajaí, Joinville, Lages, Porto União, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, São Bento e São José

Abaixo seguem os contatos das Delegacias e Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher por Comarca. Para saber onde encontrar esse suporte em sua cidade acesse.

Lei Maria da Penha – Art. 2

“Toda mulher, independente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade, religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social.”

Silêncio não protege, denuncie! Vamos juntos nos unir nesta causa.

Posts relacionados

Deixe um comentário