Qual a diferença entre Camboriú e Balneário Camboriú?

7 minutos para ler

Qual a diferença entre Camboriú e Balneário Camboriú?

Camboriú é uma cidade de 82.989 habitantes que fica ao lado da badalada Balneário Camboriú. Apesar de levar quase o mesmo nome da cidade vizinha e de, inclusive, já terem feito parte do mesmo município, Camboriú caminha hoje de forma independente. Preparamos esse artigo para você ficar por dentro da diferença em Camboriú e Balneário Camboriú.

Os dois municípios são banhados pela Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú. O Rio Camboriú, que dá nome à bacia, corta os dois municípios e também é responsável pelo nome das duas cidades. Importante para a região, possui 32 km de extensão e um calado médio de 4 metros.  

Camboriú x Balneário

Balneário tem apenas 45,214 km de extensão, já Camboriú é mais do que quatro vezes maior, possui 211,709 km. Apesar do tamanho, o município é formado por bairros ainda pouco desenvolvidos, enquanto a Dubai brasileira ostenta prédios luxuosos, sofisticação e um padrão elevado de estilo de vida.

A diferença no número de habitantes também é enorme, já que Balneário possui 142.295 moradores, quase o dobro de Camboriú. Ao visitar as duas cidades é possível perceber a disparidade entre o número de empreendimentos verticais.

Seria injusto comparar o número de prédios entre os dois municípios. Enquanto a orla marítima de Balneário e o Centro são completamente fechados por prédios, Camboriú é uma iniciante em relação a construção civil vertical. Já em relação a condomínios horizontais de casas, Camboriú sai na frente e oferece boas opções. 

Desmembramento

A história das duas cidades está interligada. Camboriú e Balneário Camboriú foram desmembrados em 1964, sendo que Camboriú pertenceu a Itajaí até 1884. 

O nome Camboriú tem origem tupi e faz referência ao Rio Camboriú, que corta as duas cidades. O local possui muitos campos, morros e ambientes rurais, o oposto do que ocorre na cidade vizinha. 

Ecoturismo

Camboriú tem como ponto forte o turismo natural de aventura, a começar pela Rota da Natureza. Uma famosa trilha do município é a do Pico da Pedra, que leva os aventureiros ao ponto mais alto da cidade. O Pico encontra-se a 678 metros de altitude e a vista do litoral catarinense compensa todo o esforço da caminhada. 

Se Balneário Camboriú é a cidade das praias, Camboriú é a cidade das cachoeiras. Entre as maravilhas encontradas em Camboriú estão as lindas cachoeiras.

Uma série com cinco quedas d’água chamadas de Cachoeira Seca fazem a diversão dos turistas. A cachoeira mais alta tem 20 metros, todas com água cristalina e refrescante.

A Cascata do Encanto, localizada na Estrada Geral dos Macacos, também em Camboriú, é um local privado com uma piscina natural. As visitas podem ser agendadas com os proprietários e muitos eventos ocorrem na localidade, que conta com restaurante e verdadeiras maravilhas naturais.

Enquanto em Balneário as pessoas aproveitam para andar de bicicleta no calçadão, pelas ruas da cidade ou mesmo na areia da praia, o sucesso em Camboriú é o circuito de cicloturismo da Costa Verde e Mar. O município participa do trajeto com suas ruas de barro, aspecto de interior e lindas paisagens verdes.

Casas noturnas

Embora muitas pessoas não saibam, a badalada casa noturna Green Valley da qual já falamos aqui, pertence ao município de Camboriú, e não a Balneário. 

Considerada o paraíso da música eletrônica, já levou mais de uma vez o título de melhor club do mundo. Está sempre em destaque em premiações internacionais e já recebeu Dj’s de várias partes do globo.

Ao lado da Green Valley está o Maria’s Camboriú, espaço que durante anos foi destinado à apresentação de shows nacionais e festas. Hoje o Maria’s Camboriú é um importante salão de eventos que recebe as principais formaturas da região, casamentos, palestras e shows.

Memorial Ayrton Senna 

Um dos maiores pilotos de fórmula 1 de todos os tempos, o campeão brasileiro Ayrton Senna, possui um espaço totalmente dedicado a ele em Camboriú. É um memorial com mais de 1500 peças do ídolo.

 As peças variam entre uso pessoal, como bonés, camisetas e macacão; até peças decorativas como quadros, esculturas, estatuetas. O memorial fica junto ao Complexo Esportivo Kadiz, no bairro Tabuleiro.

Para os amantes de kart e fórmula 1, Balneário Camboriú também oferece atrativos. O Kartódromo Internacional Speed Way Music Park possui uma pista de 1200 metros de extensão e está localizado no complexo Speedway Music Park.

Gideões – o maior congresso evangélico do Brasil 

O Congresso Internacional dos Gideões Missionários da Última Hora rende a Camboriú destaque no cenário nacional e internacional. Este é um dos principais eventos econômicos do município. É considerado o maior congresso de missões do mundo e maior congresso evangélico do Brasil.

O congresso de 10 dias já recebeu o presidente do Brasil, deputados e pessoas de grande reconhecimento no âmbito social brasileiro. Foi criado no final dos anos 70 e ocorre sempre nos meses de abril ou maio. 

Diversos comerciantes invadem Camboriú e alugam lojas ao redor do local do Gideões. O evento reúne em média 160 mil participantes por ano e todos lucram: desde a prefeitura, por meio da arrecadação de alvarás; até hotéis, comerciantes e famílias que alugam quartos para os visitantes. 

Balneário Camboriú, por sua vez, pega carona no evento e também lucra por meio do setor hoteleiro e de turismo. Os congressistas aproveitam para conhecer as praias da região, visitar os shoppings, fazer passeios, dentre outras atividades lucrativas.

Condomínios fechados 

Muitos condomínios fechados e loteamentos escolherem Camboriú como cidade sede. Se a Dubai brasileira é a terra dos arranha-céus, Camboriú é a terra dos condomínios horizontais, porém sem deixar de lado o luxo e a sofisticação.  

Panorama 

Por estarem lado a lado e terem quase o mesmo nome, os municípios de Balneário Camboriú e Camboriú são muito confundidos. Ambos estão localizados no Vale do Itajaí. Porém engana-se quem acredita que são cidades parecidas, já que o estilo de vida dos dois municípios é muito diferente.

Enquanto uma cidade é mais calma, com grande área rural e condomínios horizontais luxuosos, a outra é totalmente urbanizada, voltada ao turismo de luxo e com poucos condomínios horizontais. Mas é possível dizer que as cidades se completam.

Por serem limítrofes a distância entre elas é pequena, sendo possível ter o melhor dos dois municípios tanto para moradores quanto para turistas. Praia e cachoeira convivem lado a lado. 

Aproveite o que há de melhor na região

E você? Já sabia que Balneário Camboriú e Camboriú eram cidades diferentes? Como pode perceber, dá pra aproveitar o que as duas têm de melhor.

Agora você não tem mais desculpas para confundir as duas e se quiser conhecer mais sobre as belezas, o mercado imobiliário e os principais investimentos em relação à custo benefício, conte conosco. 

 

Posts relacionados