As vantagens e desvantagens de morar em condomínio fechado

7 minutos para ler

Encontrar um lugar para viver que seja seguro, com boas opções de lazer e que possibilite maior qualidade de vida, é o sonho da maioria das famílias brasileiras. Neste sentido, é perceptível o crescente aumento na busca por imóveis em condomínios fechados no país.  Aqui, você acompanha um pouco mais sobre o assunto e descobre vantagens e desvantagens de morar em condomínio fechado

A vida em condomínio fechado

Esse tipo de moradia apresenta uma série de características diferenciadas dos modelos que se está habituado e é importante gastar um tempo buscando informações do condomínio que se deseja investir, conhecer pessoas que aderiram a nova modalidade e trocar experiências. 

A escolha ou não de adquirir um imóvel em condomínio fechado deve estar alinhada às expectativas que você e sua família têm para uma moradia. E, para ajudá-lo, trouxemos uma lista de algumas das principais vantagens e desvantagens da vida em condomínio fechado.

Vantagens de morar em um condomínio fechado

vantagens e desvantagens de morar em condomínio

Segurança

Para quem tem como prioridade a segurança, com certeza os condomínios fechados  são as melhores alternativas.

Em sua grande maioria, os condomínios contam com um sistema de segurança com câmeras e biometria, portaria 24 horas, rondas diurnas e noturnas com motos, muros altos, cercas eletrificadas, além de identificação de pessoas para acesso, acionamento automático de luzes, entre outros.  

Além disso, se nas férias você gosta de fazer aquela viagem longa, conhecer novos lugares e desencanar de preocupações, um condomínio fechado lhe traz um grande alívio e deixa sua cabeça focada na viagem. 

Privacidade

Ponto importante a considerar, especialmente se você gosta de privacidade, uma vez que não será incomodado com nenhuma visita inesperada ou com aquele vendedor que bate a porta bem na hora do seu descanso. 

Porém, a questão da privacidade também pode ser um ponto de desvantagem para alguns, devido à proximidade das casas.. Em alguns condomínios é comum a ausência de muros e portões. Contudo, a interação é restrita aos vizinhos com limites e regras de condutas bem definidas. 

Espaços de lazer

Se outro ponto importante para você é investir em espaços de lazer, boas construtoras estão caprichando nesse quesito.

Geralmente, os espaços de lazer contam com piscinas, saunas, quadras poliesportivas, Lan houses, academias, brinquedotecas, salas de festas, jogos e filmes. O mais bacana é que esses espaços são acessíveis a todas as pessoas, solteiras, casadas, idosos e crianças. 

Se hoje você quer fugir do trânsito, espaços completos como esses facilitam e muito a sua qualidade de vida. 

Além disso, te ajudam a proporcionar atividades extras às crianças.

Eventos Sociais e Vida em comunidade

Falando em qualidade de vida, os condomínios em um sentido geral estimulam o fortalecimento do sentimento de comunidade.

Além dos espaços, é bem comum cronogramas de eventos sociais  como: festas da família, halloween, carnaval, festa junina, entre outros. 

Para quem tem filhos, a possibilidade de criar laços de amizade são maiores, sem contar que voltar a brincar na rua torna-se uma grande e segura alternativa.

Natureza

Para quem gosta de natureza, o condomínio fechado é geralmente um lugar onde são conservadas áreas verdes que proporcionam prazerosas caminhadas em meio à árvores, pequenos lagos e jardins. 

São perfeitos para manter a atividade física em dia, ou um simples passeio de fim de tarde. 

Para quem gosta de cuidar de plantas e hortas, alguns condomínios oferecem espaços individuais ou também espaços coletivos para este tipo de atividade. Cuidar da alimentação da família são pontos levados em consideração para muitas pessoas, aliás há quem diga que mexer com terra é algo terapêutico. 

Além disso, para os donos de animais de estimação, os condomínios possibilitam locais de passeio e parques específicos para atividades com seu pet.

vantagens e desvantagens de morar em condomínio

Desvantagens de morar em um condomínio fechado

A opção de condomínio fechado passa muito pelo seu estilo de vida, ou seja, como você deseja viver o seu dia a dia. Algumas desvantagens que você pode encontrar na vida em condomínio.

Pagamento mensal

Algumas pessoas querem adquirir sua casa para não se preocupar mais com aluguel. Contudo, quando se trata de condomínio fechado é bom lembrar que há sempre uma taxa mensal fixa para as despesas das áreas comuns.

Privacidade

E por falar de áreas comuns, esses também são espaços que podem causar muitos atritos, seja por conta da agenda de reserva ou mesmo a forma de uso deles. Portanto, um regimento interno bem alinhado e aprovado pelos moradores é sempre uma boa pedida. 

Condomínios fechados ainda têm certa proximidade entre as casas que normalmente não têm muros. Então, se a sua vontade é viver de forma mais restrita e privativa, talvez essa não seja uma boa opção, já que muito provavelmente haverá relacionamento imediato com vizinhos.

Regras

Nos condomínios há ainda um conjunto de normas a serem seguidas, referente a todos o espaços comuns, regulamentos que em geral são deliberados de forma coletiva em assembleias. 

Além disso, muitos trazem regimento também quanto ao tipo de construção na sua área privativa, determinando até características na sua casa, por exemplo, na fachada do seu imóvel. 

Restrição a animais de estimação

Outro ponto relevante é se você deseja ou não ter animais de estimação. No Brasil, os animais domésticos são extremamente presentes nas famílias.  Uma estimativa apontada pelo IBGE mostrou que no país há 139.3 milhões de animais de estimação.

E, embora os animais sejam considerados terapêuticos, eles também estão no centro de grandes desavenças e brigas entre vizinhos, especialmente nos condomínios. 

Questões como latido ou porte do animal em alguns condomínios são impeditivos para manutenção dos bichos no ambiente. Contudo, é sempre importante haver um acordo formal nos documentos do condomínio, por exemplo, um regimento interno. 

Nele há possibilidade de definir as restrições para os pets. Tais como o acesso do animal às áreas comuns e de lazer, ou mesmo a possibilidade de definir qual o porte de animal é aceito.

Como escolher o melhor condomínio fechado para você

Na hora de escolher um condomínio, primeiro de tudo pense no seu perfil e no de sua família.  Entender quais são os quesitos que vocês consideram indispensáveis é extremamente importante nessa escolha.

Reflita a médio e a longo prazo, qual será a sua composição familiar, se haverá mais filhos ou se eles estão em processo de mudança. Com certeza isso determinará o tamanho do seu imóvel. 

Planeje antecipadamente a sua mudança. Pense quanto por mês você está disposto a destinar para sua moradia, afinal viver em condomínio envolve, entre outros gastos, o valor fixo deste condomínio, especialmente para manutenção das áreas comuns.

Além disso, leve em consideração os hábitos de lazer que você possui ou deseja, para escolher o condomínio que melhor se adequa a eles. 

No final, estar atento às suas necessidades e às de sua família é o que definirá se a vida em condomínio é exatamente o que vocês precisam!

Condomínios fechados em Balneário Camboriú

Agora se você, como nós, é apaixonado por Balneário Camboriú e deseja encontrar a casa em condomínio perfeita para você e sua família viverem bons momentos, estamos aqui para ajudá-lo!

Entre em contato conosco e nos deixe fazer parte da realização do seu sonho!

Posts relacionados