Santa Catarina lidera o ranking da longevidade no Brasil

5 minutos para ler

Segundo o IBGE, a média no estado é de 79,7 anos, enquanto a do Brasil é de 76,3

O envelhecimento da população é uma realidade no país e também em nosso estado, onde Santa Catarina lidera o ranking da longevidade no Brasil.

É importante ressaltar que uma população que cada vez vive mais demanda também, por parte das cidades, mais preparo para atender a esse público.

Para isso, desde 2018 Santa Catarina faz parte da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, um programa do governo federal voltado ao envelhecimento ativo e saudável.

Na capital, Florianópolis, relatórios destacam pontos positivos quando se fala em renda para os idosos e o ótimo desempenho em atividades de cultura.

Longevidade é sinônimo de qualidade de vida

Para medir a qualidade de vida de uma população, um dos fatores é a longevidade. Por isso, é tão significativo o fato de que Santa Catarina lidera o ranking da longevidade no Brasil.

Outro ponto que chama a atenção é a renda média, pois com população estimada em mais de 7,2 milhões de habitantes, possui renda mensal domiciliar per capita de R$ 1.660,00.

Além de Florianópolis, Santa Catarina possui o Vale Europeu, a serra catarinense, o caminho dos cânions, região oeste, o Caminho do Alto Vale entre outros. 

O Estado também está em 3º lugar no ranking de índice de desenvolvimento humano em comparação a outros estados do Brasil. 

Balneário Camboriú é destaque nesse cenário

Dentre as cidades que se destacam, está Balneário Camboriú. Santa Catarina lidera o ranking da longevidade no Brasil e a cidade possui seus índices significativos.

Anualmente o site Ranking Connected Smart Cities divulga consultoria com as cidades mais seguras do país e, em 2020, a Dubai brasileira liderou o ranking.

Além disso, o município catarinense é o mais avançado no programa Brasil Amigo da Pessoa Idosa e mantém firme a saúde básica da população.

Por ser referência, mais de 30% dos visitantes que Balneário Camboriú recebe entre março e maio são de pessoas entre 51 e 65 anos.

Nestes meses o setor hoteleiro costuma ter uma média de ocupação de 60% de turistas seniores.

Belezas naturais e serviços de saúde atraem essa população

Não é à toa que Santa Catarina lidera o ranking da longevidade no Brasil e que Balneário é destaque para a pessoa idosa.

Foi-se o tempo que bastava algumas poucas atividades para manter esse público ativo. Hoje, a cidade é referência em ações específicas para essa população.

De acordo com a Casa do Turista, entre as principais atrações estão as belezas naturais de fácil acesso, como a praia do Centro.

A ótima qualidade de vida e a grande quantidade de hotéis, bares e restaurantes também atraem esse público, que busca por serviços de qualidade.

Outro fator importante é a horizontalidade das vias, que facilitam a mobilidade, e a proximidade de serviços essenciais como postos de saúde, clínicas e hospitais.

Balneário Camboriú possui diversas atrações voltadas para esse público, seja para quem quer apenas aproveitar dias de lazer ou passar a temporada. Confira algumas delas:

1. Bailes, aulas de dança, cursos gratuitos, além de jogos, terapias manuais, ginástica, palestras sobre a valorização da vida e dicas para manter a saúde. 

O projeto Maturidade Saudável espalha pela orla várias atividades físicas pensadas especialmente para este público durante todo o ano. 

2. Turismo Religioso. Desde o Encontro dos Gideões das Igrejas Evangélicas na cidade vizinha de Camboriú, até a procissão do Cristo Vive no Cristo Luz.

3. Encontro da Feliz Idade do Mercosul e América Latina. Todos os anos, uma empresa de turismo promove um encontro com mais de 2 mil participantes do Brasil e do exterior. 

O evento conta com palestras e várias atividades, como concursos, dia de passeio e de praia, desfile das delegações, bailes e apresentações artísticas.

4. O Departamento de Atenção ao Idoso promove eventos, feiras de artesanato e viagens todos os meses como forma de interação saudável, lazer e diversão.

5. Imóveis com estrutura para a melhor idade manter uma rotina dentro do condomínio.

Condomínios completos atraem os idosos

Muitas construtoras, de olho nesse público, já planejam condomínios diferenciados, construídos com rampas de acesso nas portarias e nos acessos à piscina.

Além disso, alguns deles possuem inclusive a contratação de personal trainer especializado em exercícios para a terceira idade na academia e horários exclusivos na sauna, por exemplo.

As famílias que estão cada dia mais em busca de locais para morar que levem em consideração todas as vantagens e facilidades que precisam.

Grandes edifícios como o Yachthouse, que é o maior do Brasil, já possuem espaços amplos e com muitas opções de entretenimento para todas as idades.

A segurança de não precisar sair e ter tudo que precisa no condomínio é um diferencial cada dia mais procurado para se viver com qualidade.

Encontre o imóvel conforme suas necessidades

Diante de tantas opções e benefícios de morar em uma cidade referência, escolher o imóvel ideal pode ser um desafio.

São opções de casas, apartamentos e condomínios fechados. Próximo ao mar ou mais afastados, com poucos ou muitos moradores.

Para decidir o melhor imóvel conforme sua realidade, o ideal é contar com uma equipe capacitada e que conheça o cenário imobiliário da região.

A Salute é uma imobiliária com foco no atendimento e em oferecer a melhor opção de acordo com a realidade de cada cliente.

Entre em contato com a gente e vamos conversar. Seu imóvel dos sonhos pode estar mais próximo do que você imagina.

Posts relacionados

Deixe um comentário