trilhas em Balneário Camboriú trilhas em Balneário Camboriú

Trilhas em Balneário Camboriú e região para curtir a paisagem

7 minutos para ler

Além de belas praias, Balneário Camboriú conta com opções para quem busca mais contato com a natureza. Nesse artigo separamos 5 trilhas de fácil acesso para você que gosta de uma boa caminhada.

Arranha-céus com uma vista impressionante, belíssimas praias, vida noturna sem igual. Essas são algumas das características que fazem de Balneário Camboriú um dos destinos mais requisitados, tanto para aqueles que buscam passar férias como também quem cogita fazer da cidade sua morada definitiva.

Com uma população estimada em 142.295 habitantes, de acordo com dados do IBGE, Balneário Camboriú está localizada no litoral norte catarinense, a aproximadamente 80 km da capital Florianópolis e 97 km de Joinville. Em épocas de alta temporada, chega a receber um milhão de pessoas de todas as regiões do país.

A cada ano, a cidade conhecida como Dubai Brasileira, tem evoluído sua infraestrutura, não somente nos luxuosos empreendimentos que compõem o visual da orla. Toda a cidade vem sendo desenvolvida para acolher o ano inteiro perfis diferenciados, com segurança e qualidade de vida, fazendo de Balneário Camboriú uma ótima opção para morar.

Natureza presente em Balneário Camboriú

Mas não é só de grandes edifícios e praias que vive a “Dubai Brasileira”. Há muito verde também para ser contemplado, mostrando que você pode sim encontrar o melhor dos dois mundos. 

E quando falamos de natureza e ecoturismo, a lista de programação é extensa, portanto é preciso estar com muita disposição e energias recarregadas.

Se você curte praia, mas também tem um lado aventureiro e gosta de praticar esportes radicais ou fazer trilhas, Balneário Camboriú e região contam com algumas trilhas que valem incluir no seu roteiro. 

As aventuras vão desde o nível mais fácil até os níveis intermediários. Nesse sentido, separamos cinco trilhas em Balneário Camboriú que você precisa conferir.

Morro da Aguada

É onde se encontra a Estação Mata Atlântica do Parque Unipraias. Localizada na Barra Sul, entre o Bairro da Barra e a Praia de Laranjeiras, possui uma altura de 240 metros e sua vista impressiona qualquer turista ou morador. 

De acordo com o Portal da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, lá é possível fazer trilhas ecológicas, desfrutar do Parque de Aventuras, mirante ou fazer atividades oferecidas pelo Unipraias, que tem a responsabilidade com a preservação da Mata Atlântica.

O acesso ao topo do Morro ocorre via Bondinho, onde na subida já é possível ver toda a orla da cidade, tornando-se um ótimo lugar para se apreciar a natureza exuberante e com uma beleza de encher os olhos. 

E o melhor: é um programa acessível para crianças e adultos.

Morro do Gavião

É um dos pontos mais altos de Balneário Camboriú. Com uma altura de aproximadamente 241,4 metros – segundo a Secretaria de Turismo da cidade- o pico é ideal para os trilheiros que querem ver a cidade por outro ângulo e também explorar o visual da cidade vizinha Camboriú. 

A visão panorâmica é um espetáculo sem igual, tanto no pôr do sol quanto para aqueles que querem ver o sol nascer.

O acesso se dá pela Marginal Leste ao lado da BR 101. A trilha requer uma experiência mínima de caminhada, pois há vários trechos tanto na subida quanto descida que são íngremes. 

A parte final da trilha conta com algumas rochas expostas para subir, o que pode exigir um pouco mais habilidade e calçados adequados. Mas também não é algo obrigatório. 

A primeira parada já é encantadora o bastante. Em média são de 4 a 5 km ida e volta.

Pico da Pedra

Quer ter um vista por vários ângulos de uma parte do litoral norte? Não deixe de explorar o Pico da Pedra, um dos mais conhecidos da região. 

Também conhecida como Pedra da Gurita ou Bico da Pedra, está localizada na cidade vizinha, Camboriú, no Morro da Congonha. Segundo o Portal da Prefeitura de Camboriú, o pico encontra-se a 678 metros de altitude.

Embora a trilha tenha vários acessos, um dos mais buscados é pela Rua Rio Congonhas, onde é possível deixar o carro no estacionamento, utilizar banheiro e também serve como um point de encontro para tomar aquele café.

Com uma vasta mata densa e subidas íngremes e desafiadoras pelo caminho, trilhar pelo Pico da Pedra requer condicionamento físico em dia e muita água para hidratação. 

Pouco antes de chegar ao topo, há um paredão rochoso que requer muita atenção. Embora haja muita gente pela trilha, sempre é indicado o acompanhamento de um guia para evitar inconvenientes no caminho.

Mas o visual que você tem quando chega ao topo compensa todo o esforço. Em dias com tempo aberto, é possível avistar as cidades de Itapema, Camboriú, Balneário Camboriú, Bombinhas e até um trecho de Florianópolis. Quer algo melhor que isso?

Trilha da Praia do Buraco

trilhas em balneário camboriú

A Praia do Buraco está localizada no Pontal Norte, quase divisa com Itajaí e há 3,5 km do Centro da cidade. 

O acesso à Praia se dá por meio de uma trilha de baixa intensidade, partindo do Pontal Norte. Você vai se deparar com um visual exótico de uma praia de tombo, mar bastante agitado, pouco deserta em épocas de baixa temporada. No entanto, você pode apreciar a Praia Central por diversos ângulos. 

Como é uma praia com pouca infraestrutura é importante levar protetor solar, água e frutas, se quiser passar mais tempo na praia.

Se você tem espírito de aventura, ao final da praia, no meio da mata, você tem acesso a uma escadaria que dá acesso ao Morro do Careca, trazendo mais uma visão panorâmica da cidade.

Outras opções para acessar a Praia do Buraco é pela passarela da Barra Norte que conta com um lindo visual composto por decks e mirantes ou via um suntuoso resort que está localizado de frente para o mar. 

Trilha do Parque Municipal Raimundo Malta

trilhas em balneário camboriú

Para aqueles que curtem um domingo no parque em meio a vegetação, tranquilidade e uma pitada de aventura, o Parque Raimundo Malta é uma ótima opção para sair da rotina. 

Com uma área de 172.625 mil m2, o parque é acessível para todas as idades e possui uma riquíssima fauna e flora em um pedaço da Mata Atlântica. Além de abrigar a mata remanescente de mangue e também animais silvestres.

Segundo a Secretaria de Turismo, o local possui diferentes trilhas, totalizando o percurso de aproximadamente 40 minutos. 

O Portal BC Cidade destaca que as seis trilhas ecológicas contam com três mil metros de extensão. Uma delas, inclusive, costeia o Rio Camboriú. 

Destaque para a Trilha dos Caranguejos, em um percurso de aproximadamente 1,1 km, com passarela sobre áreas alagadas, que servem de observatório para o ecossistema.

Dentro da mata, o turista também poderá observar o viveiro de plantas e flores exóticas da região, além de contemplar o parque de esculturas de Mármore do Instituto Jorge Schröder.

O Parque funciona diariamente das 13h às 17h, fica localizado no final da Rua Angelina, no Bairro dos Municípios e a entrada é gratuita.

Aproveite o melhor de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú, embora se configure como uma cidade onde as paredes de concreto dos grandes edifícios predominam, tem muita natureza para ser explorada. 

Além das praias, há muita diversão para os aventureiros que desejam conhecer a cidade por outros ângulos e explorar tudo o que ela tem a oferecer.

E você: conhece algumas das trilhas citadas ou tem outras que em que já se aventurou e curtiu o passeio?

Não deixe de compartilhar as suas impressões nos comentários. 

Posts relacionados