5 itens para observar antes de comprar um imóvel

7 minutos para ler

Conquistar um novo lar, ou investir em imóveis, é um excelente negócio quando bem realizado

Se você está pensando em investir em imóveis, veja o que não pode passar despercebido e 5 itens para observar antes de comprar um imóvel.

Seja para morar, ou para investir, algumas preocupações devem ser levadas em consideração para que você tenha o melhor retorno.

Com base na experiência dos clientes, de especialistas em mercado imobiliário e investidores, trouxemos para você algumas dicas importantes para as suas buscas.

1. Localização

Sem dúvida o primeiro ponto a ser avaliado é a localização, e ela não se resume apenas ao bairro em que o empreendimento está localizado.

Não se limite apenas com uma pesquisa on-line. Verifique a região e imagine seu dia-a-dia neste lugar.

Se seu objetivo é investir, analise se o local é bem avaliado. Um apartamento na praia, por exemplo, tende a ter mais retorno do que em cidades interioranas.

O local possui mercados, restaurantes e farmácias no entornos? Tem escolas próximas para os filhos? É próximo ao seu trabalho?

Verifique a orientação solar, se você prefere sol pela manhã ou à tarde, se é um local muito quente que vá precisar de ar condicionado.

Visite o imóvel em diferentes horários e se certifique de que ele possui ambientes arejados. 

Avalie também os vizinhos, se o ambiente atende as necessidades da sua família, se tem policiamento, iluminação pública e segurança.

Pesquise ainda sobre os investimentos em infraestrutura que o bairro deve receber nos próximos anos. 

Novas obras como uma avenida, a construção de um shopping próximo ou duplicação de alguma via, por exemplo, são alguns pontos que tendem a valorizar o preço do metro quadrado.

2. Documentação

Este é outro ponto importante. O imóvel já possui matrícula e escritura? A construtora possui credibilidade?

Hoje as imobiliárias são responsáveis pelo andamento da elaboração desses documentos, mas é muito importante que os envolvidos saibam o que é cada contrato e qual sua relevância, principalmente o comprador.

Este segundo pontos dos 5 itens para observar antes de comprar um imóvel merece sua atenção.

Retire todas as negativas, IPTU, laudêmio (em casos de imóveis sobre área de marinha), taxa de lixo, condomínio e analise tudo antes da compra.

Lembre-se ainda de retirar as negativas sobre o vendedor e buscar referências sobre a construtora, o proprietário e a imobiliária.

Confira alguns documentos que merecem um cuidado especial:

  • Certidão de registro do imóvel: certifique-se que há registro no Cartório de Registro de Imóveis. Na certidão de matrícula atualizada você encontra todo o histórico da propriedade e sua situação de momento.
  • Impostos: na Prefeitura, você pode conferir se os pagamentos do IPTU e demais taxas estão em dia, pois a existência de débitos pode inviabilizar a compra. Confira a situação fiscal dos vendedores e do próprio imóvel, para evitar problemas no momento da transferência da propriedade.
  • Certidão negativa de débitos com o condomínio: verifique na administradora se a taxa de condomínio vinha sendo paga. No caso de imóveis novos, é comum uma unidade ficar fechada por bastante tempo e quando o comprador aparece, fecha o negócio e não confere os débitos condominiais. Ao comprar um imóvel, você está assumindo suas dívidas.

Se ficar com qualquer dúvida, consulte sempre um especialista e dê preferência para imobiliárias com assessoria jurídica.

3. Vagas de garagem

Com a crescente urbanização das cidades, esse é um dos 5 itens para observar antes de comprar um imóvel que podem passar despercebido.

A escassez de vagas nas ruas está tornando cada vez mais valiosas as vagas dos imóveis. além, lógico, da segurança do seu veículo estar protegido.

Veja quantas você precisa, se possível uma vaga extra é sempre uma boa ideia.

Olhe com cuidado as rampas de acesso, o espaço de manobra e o tamanho da vaga, principalmente em empreendimentos com muitos moradores. 

Mesmo que você compre o imóvel para morar, pense no futuro e na possibilidade de venda e que uma vaga de garagem pode ser diferencial.

4. Acabamento e infraestrutura

Você procura um condomínio com área de lazer? Quer espaço para seus pets? Local para crianças? Segurança 24 horas?

Você costuma receber amigos para confraternizações? Esses são alguns dos 5 itens para observar antes de comprar um imóvel.

Hoje existem condomínios completos com piscina, academia, SPA e até cinema. Tudo depende das suas necessidades e da sua família.

Além disso, outro detalhe a se avaliar é se os elevadores suprem a quantidade de moradores e se a infraestrutura se preocupa com a economia.

Pesquisa também os acabamentos, detalhes no hall de entrada, na fachada, jardins e demais dependências comuns.

Dois pontos merecem uma atenção ainda mais especial:

  • Valor do condomínio: esse valor está ligado ao seu padrão de vida. O apartamento pode estar dentro de suas condições para o investimento, mas não esqueça de avaliar o valor do condomínio. Alguns bairros, com localização privilegiada ou algumas características específicas, apresentarão custos de manutenção mais altos. Busque saber o valor do condomínio e o que está incluso nessa taxa, se ele inclui a manutenção de elevadores e as áreas de lazer que costumam aumentar o gasto.
  • Convenção do condomínio: é o regimento interno, feito e focado no convívio dos moradores. Costuma ser aprovado na primeira reunião de condomínio e a convenção e o memorial descritivo vão antecipar assuntos como regras para reforma, animais de estimação e vagas de garagem.

5. Preço compatível

Este último dos 5 itens para observar antes de comprar um imóvel é individual de cada pessoa e de acordo com cada necessidade e possibilidade.

O valor de um imóvel é baseado no preço que se paga. Mesmo que seja anunciado por um valor, só será compatível caso o mercado e os compradores estejam de fato pagando tal preço por ele. 

Verifique qual o valor real do imóvel que deseja comprar e por quanto estão sendo vendidos outros imóveis nas mesmas características e região. 

O valor do metro quadrado deve ser pensado tanto no momento da compra, quanto numa possível venda futura.

O potencial de valorização é um fator comum entre todas as observações feitas aqui. 

Fique atento aos detalhes e acerte na compra de seu imóvel, desfrute com mais conforto sua moradia e ainda, ganhe dinheiro com sua aquisição.

Como fazer a melhor escolha?

Este artigo trouxe para você 5 itens para observar antes de comprar um imóvel.

Pode parecer difícil encontrar o imóvel perfeito, por isso, cada investidor precisa identificar o que é mais relevante conforme sua necessidade. 

Definir com calma as características que procura e eleger prioridades, é uma forma de ganhar tempo nessa busca. 

Se precisar de qualquer auxílio, entre em contato com a gente!

Nosso time de especialistas está à disposição para te mostrar o imóvel dos seus sonhos, conforme sua realidade.

Posts relacionados

3 comentários em “5 itens para observar antes de comprar um imóvel

Deixe um comentário