Por que comprar um imóvel usado ou seminovo?

7 minutos para ler

Comprar um imóvel usado ou seminovo pode ser uma ótima opção de negócio conhecendo as vantagens e benefícios de cada um dos investimentos.

Você decidiu adquirir um imóvel e não sabe ainda se irá comprar imóvel usado ou seminovo. É uma decisão muito importante na vida de muitas pessoas e que gera muitas dúvidas para decidir qual negócio é o mais vantajoso.

Para facilitar a escolha, é necessário avaliar uma série de aspectos e pontos importantes para chegar a uma decisão que siga os seus critérios sem correr o risco de não atender às suas necessidades, redobrando os cuidados para evitar prejuízos e gastos extras.

Por que comprar um imóvel usado?

Uma das principais vantagens dos empreendimentos usados é o valor que geralmente é mais barato que um imóvel novo e que atrai a facilidade de negociação do preço. Muitas vezes é o preço mais baixo por metro quadrado comparado com imóveis novos.

Além das vantagens financeiras, o imóvel usado está pronto para morar, o que facilita para quem tem pressa de se mudar para a nova residência.

Os imóveis mais antigos também têm um espaço maior, comparado com as residências novas, pois os ambientes, como cozinha, banheiro e dormitórios são mais espaçosos, com o pé-direito maior que faz com que o imóvel pareça mais amplo.

As paredes são mais grossas, o que faz com que tenha a vantagem de ser mais silencioso, pois produz menos ruídos trazendo mais privacidade para os moradores.

O que preciso saber antes de comprar um imóvel usado?

Analise o estado de conservação do imóvel

Verifique atentamente as condições da infraestrutura do local. Avalie o sistema estrutural, hidráulico e elétrico e verifique se há, por exemplo, infiltrações, rachaduras, goteiras, entre outros.

Analise alguns itens que são importantes de observar antes de comprar, como visitar o imóvel durante o dia para uma melhor avaliação da vistoria.

Defina os seus critérios importantes de cada imóvel visitado

É interessante definir os pontos que você considera importante para escolher o seu imóvel.

Por exemplo, você prefere um imóvel que tenha um quarto maior, mas tem apenas uma vaga de garagem. Outro tem duas vagas de garagem, porém um quarto menor. Facilitará na escolha da propriedade quando você tem todos os prós e contras definidos.

Uma boa dica é solicitar ao corretor do imóvel fotos da propriedade para ajudar na escolha, se houver dúvidas. Além das fotos, você encontrará mais informações e detalhes do imóvel. Para facilitar, você pode acessar o site da Salute Imóveis, onde você encontrará todos os imóveis à venda para lhe ajudar nesse processo.

Por que comprar imóveis seminovos?

Geralmente são imóveis que tiveram apenas um morador anterior e que, da mesma forma que o imóvel usado, tem o metro quadrado mais acessível em comparação aos imóveis novos ou na planta.

Alguns aspectos fazem com que os imóveis seminovos sejam uma boa opção de negócio, já que têm muitas qualidades semelhantes as quais um imóvel novo oferece:

Valorização

Dependendo da localização e as condições do imóvel (como pintura e limpeza) com manutenção e aparência em dia ele tende a valorizar.

Infraestrutura

Geralmente, os imóveis seminovos contam com uma boa infraestrutura das redes elétricas e hidráulicas devido ao pouco uso, assim como a aparência e conservação do piso, paredes, metais, louças, portas e janelas, por exemplo.

Para comprar um imóvel mais barato e não abrir mão de morar em uma residência com uma construção moderna, é vantajoso adquirir um imóvel com menos de dez anos, pois geralmente eles poderão estar adaptados com móveis embutidos ou estruturas como acabamentos em gesso instalados pelo antigo morador.

Como financiar um imóvel usado ou seminovo?

Decidindo a opção de comprar um imóvel usado ou seminovo que atenda às suas expectativas, é o momento de determinar os próximos passos para a aquisição do bem.

O financiamento bancário é uma forma de conseguir crédito para comprar seu imóvel, e que, assim como financiamento dos imóveis novos, as parcelas do financiamento dos usados ou seminovos não podem comprometer mais que 30% da sua renda mensal.

O planejamento financeiro é muito importante nesses casos de compra de um imóvel usado, já que é necessário que o comprador tenha o valor da diferença entre o preço combinado com o vendedor e o valor de um financiamento para fazer o pagamento à vista.

Isso porque, para assinar o contrato de compra e venda com o seu banco, é preciso que o imóvel em posse do vendedor esteja quitada.

É preciso estar atento, pois os imóveis usados geralmente só podem ser financiados até 90% do valor total do imóvel, dependendo do banco escolhido e a modalidade de parcelas se for feita dentro do Sistema de Amortização Constante (SAC).

Na modalidade SAC, as prestações diminuem ao longo do tempo e o mesmo valor de amortização (parte do saldo devedor) dentro delas. É necessário ter o conhecimento de que a parcela é composta de taxas obrigatórias, amortização, juros e seguros do financiamento.

Quanto às parcelas que obedecem à Tabela Price, são todas de valor igual e permitem o financiamento de até 80% do valor do imóvel. Porém, de acordo com o Banco Central, as instituições financeiras podem estabelecer limites próprios abaixo dos estabelecidos pela norma.

Para consultar as possibilidades de crédito, simule o seu financiamento com um de nossos consultores especializados.

Quais documentos são necessários para a compra do imóvel?

O primeiro passo para compra do imóvel é verificar quais são os documentos necessários. Por exemplo, a escritura e registro do imóvel e a matrícula atualizada no cartório para solicitar o histórico da propriedade do imóvel e analisar se está devidamente quitado.

A certidão negativa de tributos também é necessária para verificar se o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) está em dia e se a área construída corresponde ao que foi declarado ao município.

O memorial descritivo do imóvel é outro ponto importante, pois descreve o estado físico do imóvel, complementando as informações da vistoria.

Conte com um profissional de confiança

Sabendo da importância de verificar todos os passos do processo de compra e venda de um imóvel, desde a visita até a assinatura do contrato, nossa equipe de corretores da Salute Imóveis é comprometida em garantir a segurança e prestar todo o suporte necessário para os nossos clientes.

Festival Salute Imóveis 2021

Ah! E a Salute Imóveis tem um convite muito especial a você que almeja conquistar o seu imóvel dos sonhos com ofertas arrasadoras e condições facilitadas para você fechar o melhor negócio!

Durante os dias 28 de maio e 06 de junho, 100% online, teremos o maior Festival de Imóveis de Balneário Camboriú e região.

Faça seu cadastro em nossa lista VIP e garanta seu acesso aos imóveis promocionais com 24 horas de antecedência e escolha com exclusividade!

Entre em contato conosco, nossa equipe espera por você!

Posts relacionados

Deixe um comentário