O sonho de muita gente é conseguir adquirir um imóvel para chamar de seu. E você sabia que pode comprar um imóvel no Brasil mesmo se estiver morando fora daqui?
É isso mesmo! É exatamente sobre isso que vamos tratar no artigo de hoje. Muitos brasileiros que moram no exterior não sabem, mas podem adquirir o tão sonhado sonho do imóvel próprio mesmo estando longe do Brasil.
Mas, como se faz isso? Quais os critérios e quais são os documentos necessários para este tipo de transação? É o que vamos esclarecer abaixo.
Fique com a gente e saiba tudo sobre crédito imobiliário para emigrantes e como comprar um imóvel no Brasil mesmo estando no exterior.
É possível comprar um imóvel no Brasil morando no exterior?
A resposta é simples: sim! É completamente possível comprar um apartamento ou uma casa no Brasil morando no exterior.
E não é só isso: qualquer pessoa que queira fazer uma compra de imóveis no Brasil pode fazer. Não é preciso, necessariamente, ter nascido no Brasil ou ser brasileiro.
Algumas opções facilitam esse processo, como a abertura de uma conta em um banco digital e uma linha de crédito imobiliário que a Caixa Econômica Federal oferece a quem é brasileiro e mora no exterior, e quer investir em imóveis aqui.
A seguir, explicamos como funciona esse processo.
Como funciona para comprar um imóvel morando fora do Brasil?
Se o seu desejo é comprar um imóvel no Brasil e você mora no Exterior precisa, em primeiro lugar, certificar-se de que todos os documentos que envolvem essa transação terão a tradução juramentada.
Basicamente, o procedimento é o mesmo para quem vive no país ou para pessoas que são de fora. Mas o primeiro passo é a abertura de um CPF.
Se o interessado é um estrangeiro, é necessário fazer uma solicitação em embaixada ou consulado do Brasil no país onde o estrangeiro está.
Neste caso, o interessado precisa apresentar uma cópia autenticada de documento de identidade que é utilizado no país de residência.
Uma observação aqui: se o interessado no imóvel for casado, também é preciso solicitar a abertura de CPF para o cônjuge.
Depois disso, é necessário também apresentar o passaporte, um comprovante de residência nacional, a certidão de nascimento ou de casamento. Além disso é necessário separar o visto permanente no país e uma conta bancária.
O interessado no imóvel passará por uma avaliação de risco de crédito para a obtenção do financiamento imobiliário no Brasil.
Falando nisso, aproveite para ler o artigo que preparamos sobre as linhas de crédito oferecidas pela Caixa Econômica Federal para quem mora no Exterior e quer comprar imóveis no Brasil.
Quais são os documentos necessários?
Nós preparamos, abaixo, uma lista com os documentos necessários para você conseguir fazer o procedimento de comprar um imóvel no Brasil morando no Exterior.
Fique atento aos seguintes itens:
- Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Certidão de Nascimento
- Certidão de Casamento
- Comprovante de renda
- Comprovante de endereço
- Possuir uma conta ativa no Brasil e que essa conta tenha movimentação mensal
- Declaração do Imposto de Renda Anual
Enviando os documentos
E como fazer o envio dos seus documentos para o Brasil para poder fazer a compra do imóvel?
Bem, esse é o procedimento mais tranquilo de ser realizado. As suas documentações podem ser enviadas por e-mail mesmo. Apenas os documentos que foram traduzidos, como mencionamos acima, são necessárias de envio pelo correio.
Assinando o contrato
Bem, seguindo cada etapa, depois do CPF devidamente solicitado, é a hora de fazer a compra do imóvel.
Para fazer a assinatura da compra do seu apartamento ou casa no Brasil, o morador do exterior pode solicitar uma procuração, caso não seja possível assinar pessoalmente os documentos para a compra do imóvel.
Nesse caso, é necessário ir até o consulado, fazer a procuração, registrá-la e enviar a documentação original para o banco que fará o financiamento do crédito imobiliário ou para a construtora.
O comprador precisa indicar a pessoa para a qual enviará a procuração e que estará autorizada a assinar todos os documentos necessários, e resolver as questões burocráticas junto ao cartório e ao banco.
Vale a pena comprar imóvel no Brasil morando no Exterior?
Depois de saber quais são os procedimentos para comprar imóveis no Brasil morando no exterior, será que vale a pena?
Nós acreditamos que sim, vale a pena, pois os processos burocráticos são bem parecidos com os que acontecem com quem mora no Brasil e quer adquirir um imóvel por aqui.
Ou seja, a burocracia é relativamente baixa, e além disso, há o fator desvalorização do real e valorização de outras moedas em comparação com a moeda brasileira.
Por isso, pode valer a pena fazer essa transação e adquirir o seu imóvel no Brasil mesmo morando fora daqui..
Balneário Camboriú para quem deseja investir em imóveis mesmo morando fora do país
Se você mora no exterior e deseja investir em imóveis, Balneário Camboriú pode ser uma excelente opção.
Isso porque a Capital Catarinense do Turismo, ou a “Dubai Brasileira”, tem o terceiro metro quadrado mais valorizado de todo o Brasil, e por isso os investidores olham para a cidade com atenção.
Além disso, Balneário Camboriú tem destaque no estado de Santa Catarina em função do seu alto índice de valorização imobiliária, de 3,1%, ficando atrás apenas das vizinhas Itajaí e Florianópolis.
Conhecida também como a cidade dos arranha-céus, BC tem pelo menos 8 dos seus prédios na lista dos 10 mais altos do Brasil, e conta com imponentes construções, atraindo quem busca requinte e luxo imobiliário.
O investimento na cidade também tem atraído olhares internacionais, como é o exemplo do YachtHouse Residence Club, simplesmente o empreendimento com as maiores torres gêmeas da América Latina.
A responsável pela construção é a Pasqualotto & GT e o escritório de arquitetura italiano Pininfarina, responsável pelo design de marcas como as italianas Ferrari e Maseratti
A localização privilegiada é outro fator que chama atenção e que é um benefício para quem procura investir em Balneário Camboriú mesmo fora do Brasil.
Isso porque a cidade está localizada a apenas 80 quilômetros do aeroporto de Florianópolis e a menos de 40 quilômetros do aeroporto de Navegantes, o que facilita muito no seu acesso por moradores e turistas de todo o Brasil.
Segurança em primeiro lugar
Não bastasse todos esses atrativos, Balneário Camboriú também oferece aos seus moradores e turistas muita segurança, o que é fundamental no quesito qualidade de vida.
De acordo com o Ranking Connected Smart Cities de 2019, que foi divulgado e elaborado pela Urban Systems, a cidade foi considerada a cidade mais segura do Brasil.
Balneário Camboriú também oferece um forte investimento em sua guarda municipal, que chegou a um efetivo de 170 agentes, e ostenta o título de guarda com o maior efetivo do Estado de Santa Catarina.
BC é o seu lugar para morar e investir
Com o texto de hoje nós te mostramos como adquirir um imóvel no Brasil mesmo morando no Exterior e como investir em Balneário Camboriú por ser um bom negócio.
Agora que você já conhece o passo a passo, falta escolher o seu lugar de investimento.
Nós, da Salute Imóveis, somos uma imobiliária especialista em aluguel e venda de imóveis em Balneário Camboriú e região. E garantimos a você: BC é o seu lugar para investir!
Não deixe de entrar em contato com a gente!
3 comentários em “Como comprar um imóvel no Brasil morando no exterior?”