Blockchain: Saiba tudo sobre a nova tecnologia

6 minutos para ler

Conheça a tecnologia Blockchain que promete auxiliar os processos do mercado imobiliário.

A Blockchain já existe há mais de uma década com o desenvolvimento dos bitcoins, com a utilização das criptomoedas e outras formas de aplicações, mas nos últimos tempos, o assunto veio à tona novamente através da atualização da tecnologia para o mercado imobiliário.

No artigo de hoje, nós iremos lhe auxiliar a entender melhor sobre esta aplicação e como ela otimiza os processos jurídicos e extrajudiciais dentro do setor de imóveis.

O que é Blockchain?

A palavra blockchain traduzida livremente do inglês para o português significa um sistema de banco de dados. Surgiu em 2008 com o artigo acadêmico Bitcoin: um sistema financeiro eletrônico peer-to-peer, de autoria de Satoshi Nakamoto.

De forma simples, é uma tecnologia que funciona como um rastreio de envio e recebimento de informações pela internet com códigos criptografados.

Funcionam como blocos que ficam armazenados na internet formando uma espécie de corrente, permitindo o funcionamento e transações das chamadas criptomoedas ou moeda digitais.

A tecnologia foi criada para que o bitcoin pudesse existir, mas não se confunda: Blockchain não é a mesma coisa que bitcoin. A blockchain oferece muito mais possibilidades além das criptomoedas e pode ser usada para outras aplicações.

Para entender melhor, vamos por partes. É importante conhecer um pouco sobre bitcoins, que funciona como uma contraposição do modelo de pagamento tradicional, permitindo um sistema de transações de forma digital sem que haja interação direta entre as partes envolvidas.

A utilização de bitcoins oferece maior segurança e sigilo nas operações, pois permitem que a tecnologia proteja a violação e divulgação de suas informações, que funcionam como os bancos tradicionais.

Embora a blockchain ganhe maior destaque nas criptomoedas e tenha sido utilizado primeiramente por bancos, pode também ser utilizada para validar documentações, como contratos digitais, transações financeiras, votos, rastreamento de remessas e até a comercialização de músicas e filmes.

Todos os dados utilizados no blockchain são públicos, remotos e não podem ser violados, justamente pela tecnologia que garante a criptografia das transações, dificultando a possibilidade de fraudes nas operações.

A estrutura funciona como uma espécie de “teia” criada entre criptografias interligadas umas nas outras que são chamadas de blocos. Quando conectadas, é impossível que sejam alterados os excluídos determinados dados.

Sendo assim, qualquer tipo de arquivo digital pode ser registrado através de uma assinatura com um código digital que garante a segurança total das informações.

O e-Notariado é o responsável por hospedar a Central Notarial de Autenticação Digital (Cenad) –  uma plataforma que é regulamentada pelo Provimento 100/20 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que possibilita o serviço das assinaturas digitais, atuando como um facilitador na elaboração de escrituras, procurações, testamentos, além de outros processos extrajudiciais for meio virtual.

Desta forma, auxilia e otimiza os procedimentos de forma eficaz, rápida e segura.

Sua importância no mercado imobiliário 

Como já mencionamos, a blockchain por ser considerada uma tecnologia transparente segura dentro do mercado financeiro, vem sendo utilizada em transações digitais do ramo imobiliário, validando contratos, troca de ações e venda dos imóveis.

No mercado imobiliário, a utilização desse banco de dados traz maior praticidade e facilidade nos processos, uma vez que reduz toda a burocracia que os trâmites exigem e ainda diminui a possibilidade de fraudes com as informações legais, criptografadas e públicas na internet.

Para compreender melhor, vamos utilizar o exemplo da venda de uma casa: no momento em que é vendida, todas as partes envolvidas se conectam e têm acesso às informações do imóvel que são registradas e armazenadas em um sistema praticamente inviolável e com um custo operacional muito baixo.

Aos poucos, o pagamento de imóveis através das moedas digitais vem sendo utilizado nas compras das propriedades por oferecem diversos benefícios no mercado imobiliário. Confira quais são:

Benefícios da blockchain para o mercado imobiliário

  • Praticidade nas informações

Como um sistema de tecnologia totalmente digital, as validações e documentos são disponibilizados de forma rápida, direta e segura reduzindo a burocrática, facilitando a comunicação entre as partes interessadas e evitando a necessidade de comparecer fisicamente em diversos lugares a fim de obter documentações e informações.

  • Segurança

Indiscutivelmente, a blockchain oferece muito mais segurança já que a tecnologia oferece todas as informações de forma permanente, evitando fraudes.

  • Facilidade nos trâmites financeiros

Todos os trâmites financeiros de uma negociação imobiliária envolvem validações, confirmações e checagem de informações que, muitas vezes, levam tempo e fazem com que o processo seja muito demorado e cansativo para as partes.

Quando todas os dados são disponibilizados digitalmente, o processo se torna mais rápido e simples, pois poderão ser obtidos com maior praticidade.

Através dessa tecnologia, podemos entender melhor o quanto ela facilita e assegura as transações do mercado imobiliário, pois todas as informações habitacionais, estruturais e financeiras da propriedade se tornam digitalmente criptografados e disponíveis de forma online.

Os títulos de papel que envolvem a transferência de posse/pagamento do imóvel passam a ser digitais com segurança, agilidade, baixo custo e fácil acesso.

Além disso, todas as informações são protegidas e invioláveis assegurando imobiliárias, corretores e clientes de qualquer falsificação a respeito da propriedade.

Invista com segurança com quem entende o seu tempo e o seu jeito.

A Salute Imóveis que tem em seu DNA o atendimento diferenciado, utiliza o melhor da tecnologia digital para oferecer aos nossos clientes toda a segurança em adquirir o seu imóvel dos sonhos com a tranquilidade que esta conquista merece.

Confira o nosso artigo sobre os contratos digitais e, se ainda tiver dúvidas, conte com a nossa equipe que é fortemente treinada, capacitada e qualificada para lhe auxiliar em todo o processo de compra e venda de imóveis de alto padrão de Balneário Camboriú e região.

Entre em contato conosco ou venha saborear um café em nossa loja. Ficaremos muito felizes em lhe receber por aqui!

Salute Imóveis: no seu tempo, do seu jeito.

Até logo! 😉

Posts relacionados

Deixe um comentário