Cafeterias em Balneário Camboriú

12 minutos para ler

Ficou com vontade de tomar um saboroso café? Então aproveite para visitar uma das cafeterias em Balneário Camboriú listadas aqui!

Quem não gosta de finalizar o almoço com uma xícara de café? Ou, então, naqueles dias mais frios, tomar aquele café quentinho, com aroma variado e sabor excepcional, acompanhado de uma fatia da torta preferida?

A verdade é que o café ganhou o coração do brasileiro. É muito difícil encontrar alguém que não goste da iguaria, pois até os que possuem alguma restrição quanto ao leite ou ao chocolate que se usa para o cappuccino, já podem tomar um cafézinho sem preocupações extras.

Não é para menos que o Brasil fica em segundo lugar no ranking de países que mais consomem a bebida, sendo o maior exportador no mercado mundial.

Nesse contexto, é claro que as cafeterias também cresceram. O que começou com o famoso café passado — geralmente servido em xícaras pequenas de porcelana —, hoje ganhou uma vitrine de opções, com diversos tipos e combinações de sabores que agradam paladares distintos.

Em Santa Catarina, inclusive, a cafeicultura foi uma atividade econômica por muito tempo, tanto que, na bandeira do Estado, há a representação de um ramo de café com frutos, retratando a lavouras do litoral.

Por isso, se você gosta de um bom café, a partir de agora explicaremos sobre a história dessa bebida em territórios brasileiros, algumas de suas curiosidades, sua variedade de sabores e, para finalizar, apresentaremos algumas das melhores cafeterias de Balneário Camboriú. Acompanhe!

Café no Brasil: história e particularidades

Em nosso país, o café chegou de forma clandestina pelas mãos de Francisco de Mello Palheta, que foi enviado à Guiana Francesa em 1727 justamente com essa missão. Ao conquistar a confiança da esposa do governador de Caiena, o homem recebeu uma muda da iguaria e a trouxe escondida.

O café Arábica trazido por Francisco foi plantado no Pará. As mudas floresceram com facilidade e, devido às condições climáticas do Brasil, o cultivo logo se espalhou para outras regiões, até chegar ao Rio de Janeiro, em 1781.

Na Cidade Maravilhosa, um novo ciclo econômico para o país surgiu com o cultivo do café na região, mas foi São Paulo, por volta de 1880, que se tornou o principal produtor nacional da iguaria.

Em um curto espaço de tempo, a cafeicultura passou de uma atividade secundária para a principal da economia brasileira. Dessa forma, ao terminar o século XIX, o mercado cafeeiro mundial era controlado pelo Brasil.

Muitos historiadores acreditam que esse crescimento no mercado do café foi o grande responsável pelo desenvolvimento do país. Com os lucros e a necessidade de expansão e exportação, ferrovias foram construídas, houve avanço da urbanização, entre outras conquistas.

O café ainda trouxe para as terras brasileiras um grande contingente de imigrantes europeus, a expansão da classe média, o refinamento de costumes da nação e até a intensificação de movimentos culturais.

Apesar de ter enfrentado uma crise anos mais tarde por conta de regiões ineficazes para o cultivo do café, a cafeicultura nacional conseguiu se organizar e se firmar em territórios que favoreceram o plantio, a exemplo de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Rondônia e Espírito Santo.

Variedade de sabores e combinações

O conhecido cafézinho da tarde não é mais tão simples quanto parece. Para agradar distintos paladares e diversificar a iguaria, aromas e sabores foram adicionados ao café, criando-se harmonizações novas e irresistíveis.

O café descafeinado, por exemplo, surgiu em 1903, após um importador alemão arruinar uma fornada do grão. Já o café solúvel foi descoberto por um químico inglês intrigado com o pó que sobrava do grão no bico do bule.

Especialistas mencionam que as variações de cor, aroma, sabor e consistência do café se dá por fatores como a região de plantio, o tipo de grão, a forma da torra, o modo de preparo e a densidade.

Em épocas remotas, quando as primeiras cafeterias foram criadas, para tornar o café protagonista e incluir mais opções no cardápio, elementos também foram adicionados à bebida, como o chantilly, as especiais e o latte (leite).

Nos dias de hoje, temos algumas opções bem interessantes:

  • café americano: mistura de água e café expresso;
  • latte macchiato: café expresso com espuma de leite;
  • cappuccino: café solúvel, leite em pó, chocolate e canela;
  • caramelo macchiato: café expresso, extrato de baunilha, leite e calda de caramelo.

Inclusive, até bebidas alcoólicas já são preparadas a base de café, como o amaretto, que leva licor de café, licor Amaretto e chantilly por cima.

Todos esses tipos são harmonizados com pratos especiais. Há a combinação de café com queijo, com tortas e pães, com bolos tradicionais ou biscoitos adocicados, com quadradinhos de chocolate, entre tantas outras.

Curiosidades sobre o café

Apesar de o café ter origem nas regiões altas da Etiópia, o primeiro país a cultivar o grão foi o Iêmen. A iguaria era consumida crua, guardada em potes com gordura animal para a sua conservação.

A infusão de café só foi descoberta em 1000. Desse modo, passou a ser usado enquanto bebida para fins medicinais. Atualmente, é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água.

Essa popularidade impulsionou a ideia de cultivar outros tipos de cafés. Os mais conhecidos são o Arábica, que contém menos cafeína e é mais suave; e o Robusta, mais forte e “cafeinado”.

Aliás, você sabia que a primeira cafeteria do mundo foi aberta em 1495, na Constantinopla, chamada Kiva Han? Alguns anos antes, em 1480, o café como conhecemos hoje foi finalmente registrado para que essa abertura fosse realizada, dando origem a outras cafeterias pelo mundo.

Apesar de bem distante, em Santa Catarina também temos boas cafeterias, muitas delas espalhadas pela cidade de Balneário Camboriú. Vamos, então, conhecer algumas e, quem sabe, visitá-las?

8 melhores cafeterias em Balneário Camboriú

Quando se pensa sobre o que fazer em Balneário Camboriú, muitas vezes esquecemos que nem só de praias as cidades litorâneas são feitas.

No município, há uma variedade de lugares para se divertir e aproveitar as belezas locais. Isso inclui lojas comerciais, restaurantes dos melhores tipos, bares para as noites badaladas e, obviamente, cafeterias para aqueles dias mais amenos e aconchegantes.

Pensando nisso, a seguir, fizemos uma seleção com algumas das melhores cafeterias de Balneário Camboriú para você apreciar um bom brunch. Anote as informações de contato e não deixe de visitar!

1. Itapanni Padaria e Café

cafeterias em balneário camboriú

A Itapanni é uma cafeteria familiar que já entrou na terceira geração, repassando valores e conquistas. Ela foi inspirada nos modelos alemães de padarias, que chamaram a atenção do fundador, e vem crescendo e conquistando cada vez mais clientes pelos sabores de suas produções.

O estabelecimento abriu sua filial no centro de Balneário Camboriú em 2019, na Avenida Central, número 480. Desde então, é famoso pelo buffet por quilo e pelo café colonial servido ao final da tarde.

A cafeteria funciona diariamente, das 9 às 21 horas. É possível entrar em contato com ela pelo número (47) 3366-0519, bem como fazer um pedido online direto pelo site da empresa.

2. O Padeiro Artisan Bakery

Cafeteria especializada em pães artesanais, O Padeiro Artisan Bakery abriu suas portas em 2016, levando para Balneário Camboriú um pouco da produção artesanal de pães caseiros, com fermentação natural.

No caso, a pegada é um pouco mais simples, mas de coração. Sempre há café quentinho filtrado e à vontade, com preço especial durante a manhã.

O local ainda oferece bolos tradicionais, sanduíches, sobremesas especiais, tortas de diferentes estilos, comidas quentes e até pratos mais elaborados, tudo pensado com cuidado e feito com muito amor.

O Padeiro fica localizado no Passeio San Miguel, número 3322. Funciona de terça à quinta, das 9 às 20 horas; às sextas e aos sábados, das 9 às 22 horas; e aos domingos, das 9 às 20 horas.

Você também pode entrar em contato com a cafeteria pelo WhatsApp (47) 99201- 3010 ou ligar para (47) 3398-0331.

3. Café com Queijo

cafeterias em balneário camboriú

Casa especializada em cafés, a Café com Queijo nasceu com o objetivo de compartilhar experiências agregadoras e pontos de vista diferenciados sobre essa bebida tão famosa e procurada pelos brasileiros.

Os produtos vendidos e oferecidos para consumo no local são de altíssimo nível, para que todos os clientes sejam atendidos com qualidade e apreciem o melhor do mundo das cafeterias.

A Café com Queijo está na Rua 700, número 800, e funciona de segunda à sábado, das 15 às 20 horas. Para mandar uma mensagem, basta utilizar o número (47) 99691-6853.

Em dias específicos, o local oferece workshops e realiza eventos relacionados ao mundo do café. Por isso, vale ficar de olho no Instagram da cafeteria para não perder nenhum evento.

4. Pois é Café

Há cinco anos atuando no ramo da cafeteria, a Pois é Café diz respeito a uma empresa pequena, porém com grandes possibilidades quando o assunto é opções, levando ao cliente as melhores tortas artesanais.

No cardápio também há folhados doces e salgados, empanadas, sonhos, cucas e pães de diferentes sabores, todos acompanhados de um delicioso café quentinho passado na hora.

No estabelecimento há ofertas de cursos e palestras que remetem ao ramo e aqueles que envolvem outros assuntos de grande relevância. Desta forma, é interessante acompanhar a programação.

A cafeteria está localizada na Avenida Atlântica, número 400, e funciona de segunda à sábado, das 8 às 19 horas. Para entrar em contato, basta ligar para (47) 3514-6081 ou buscar pelo estabelecimento no iFood.

5. 440 Bebida Café

cafeterias em balneário camboriú

Outro ponto da Avenida Central é o 440 Bebida Café, considerada uma das melhores cafeterias do centro da cidade de Balneário Camboriú. Em 2016, ganhou certificado de excelência.

Com uma cartela diversificada, traz hambúrgueres saborosos, tortas, drinks, harmonizações e combinações de cafés variados, bem como porções e até fondue para os dias congelantes.

Localizada no centro do município, no número 184, a cafeteria funciona de segunda à sábado, das 9 às 20:30 horas; e aos domingos, das 12 às 19:30 horas. Caso precise entrar em contato, basta ligar para (47) 3363-9747 ou fazer seu pedido pelo iFood.

6. Casa di Caffè Montibeller

Considerada uma das melhores casas de café do sul do país, a Montibeller começou em Camboriú, em 1981. No entanto, buscando um novo espaço, abriu uma filial — que se tornou matriz — em Balneário Camboriú, em 1985.

Com o reconhecimento dos clientes e o aumento da demanda, receitas exclusivas foram incorporadas ao cardápio da cafeteria, que hoje tem até o Prêmio Internacional de Qualidade.

Em 1990, outra filial foi aberta na cidade. Esta conta com um espaço para a realização de eventos, como palestras, reuniões e aniversários.

A matriz está situada na Avenida do Estado, número 3388; enquanto a filial fica na Avenida Brasil, número 1860. As casas funcionam de segunda a sábado, das 6 às 22 horas; e aos domingos, das 12 às 20 horas.

7. Café 1100

cafeterias em balneário camboriú

A cafeteria Café 1100 teve seu nome inspirado na Rua 1100, onde está localizado no centro de Balneário Camboriú, no número 220.

O estabelecimento é especializado em cafés gourmets, ou seja, com notas iguais ou superiores a 7,3, chegando até 10. Entretanto, também traz em seu cardápio salgados diversos, sopas, doces, tortas para diferentes paladares e até drinks para curtir a noite.

O Café 1100 funciona diariamente, das 8:30 às 20:30 horas. Para entrar em contato ou pedir um delivery, basta mandar uma mensagem para o número (47) 99231-1100 ou ligar para (47) 3367-1714.

8. Blend Coffee Shop

Por fim, mas não menos importante, temos a cafeteria Blend Coffee Shop, que é especializada em cafés diferenciados.

Além das opções que já nos acostumamos para acompanhar o café, a casa oferece almoço e pratos especiais para dietas restritivas, como comidas veganas e vegetarianas ou para intolerantes.

Em um espaço acolhedor e moderno, o Blend está localizado na Avenida Brasil, número 2771, e funciona diariamente, das 9 às 18 horas.

Para fazer um pedido ou falar com a cafeteria, o número é o (47) 2033-8717, mas ela também está presente no iFood, facilitando ainda mais o seu momento especial acompanhado daquele café delicioso.

Visite Balneário Camboriú e aproveite a chance de provar um delicioso café

Ficou com vontade de tomar um saboroso café? Então aproveite para visitar uma das cafeterias que indicamos ou faça seu pedido online, caso seja da região. Assim, terá seu cafézinho garantido!

E se você já conhece algum desses lugares, deixe um comentário contando sua experiência e compartilhando seus pratos preferidos.

Além disso, se estiver a passeio por aqui na alta temporada e precisar de dicas sobre o que fazer pela cidade, indicamos a leitura do nosso artigo sobre os “7 melhores lugares para curtir o verão em Balneário Camboriú”. Vale conferir!

Posts relacionados

Deixe um comentário