CIicloturismo em BC

5 minutos para ler

Conheça de bicicleta um dos trajetos mais belos do Litoral Catarinense através do Cicloturismo em BC

Você sabia que dá para fazer turismo de uma forma sustentável sem precisar utilizar veículos que emitem gases poluentes? Isso mesmo, aqui em Balneário Camboriú a prática de cicloturismo vem aumentando cada vez mais.

O cicloturismo é uma forma de turismo que consiste em viajar por cidades da região utilizando como meio de transporte uma bicicleta. É uma forma muito saudável, econômica e ecológica de se fazer turismo.

Aqui em Balneário Camboriú a prática é organizada através do Circuito Costa Verde & Mar, que foi o primeiro circuito de cicloturismo do Brasil a abranger uma região do litoral e interior.

Circuito

O circuito passa por dez municípios da região, sendo oito no litoral e dois no interior. Pode ser realizado a partir de qualquer um deles como: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Itapema, Itajaí, Navegantes, Penha, Porto Belo, Camboriú e Ilhota. O percurso soma um total de 214 km.

Os locais escolhidos servem de orientação, mas não são obrigatórios para os turistas seguirem. O cicloturista tem a liberdade de fazer seu próprio roteiro.

Trechos

Ao mesclar trechos do litoral com o interior, o circuito oferece uma grande diversidade cultural e paisagística. O trajeto passa ainda por pontos turísticos de destaque da região e locais que possuem lindas vistas de tirar fôlego.

Entre uma cidade e outra as paradas nas praias são um refrigério para os cicloturistas. Elas alternam entre as praias badaladas, as desertas e as rodeadas pelo verde da mata atlântica. Além de passarem por morros que dão o desafio da viagem e também oferecem visuais magníficos.

Sobre as cidades do circuito

Balneário Camboriú, a Dubai Brasileira como é conhecida por todo o país, possui o charme e tranquilidade da vida praiana misturada com a agitada vida noturna. A queridinha dos cicloturistas tem praias, morros, modernas construções que se unem às belezas naturais, uma gastronomia diversifica e diversos pontos turísticos para conhecer e desfrutar.

Balneário Piçarras possui uma boa infraestrutura urbana, índices de saúde comparáveis aos de países europeus, tranquilidade e segurança que conquistam quem chega ao local. A cidade fica localizada às margens da BR-101 e é próxima dos principais centros de lazer e compras do Estado.

Bombinhas, uma das cidades mais lindas da região catarinense, considerada um verdadeiro santuário natural. O local é cercado por mais de 30 lindas praias compostas por belezas diferentes. O município tem como sua maior fonte de renda o turismo que atualmente é a base de sustentação da cidade.

Camboriú possui o sossego e tranquilidade de uma cidade interiorana com recantos e belezas naturais, cachoeiras, pousadas rurais, pesque-pague e trilhas. A cidade está localizada às margens da BR-101, entre Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema e Brusque, com 211km² de extensão sendo 177 km² de área rural.

Itajaí, a terra do peixe ou melhor dizendo de mares com muitos peixes. A cidade é considerada o maior centro pesqueiro e principal exportadora de produtos congelados do Brasil e, por isso, detém de forte ritmo de atividades portuária.

Itajaí também possui lindas praias que são mundialmente conhecidas e pontos turísticos com paisagens incríveis.

Itapema é uma das cidades queridinhas para passeios em família. Ela possui cenários litorâneos magníficos que se misturam à exuberância da Mata Atlântica de nossa região. Na cidade não faltam opções de lazer.

Navegantes herdou de seus colonizadores da República Portuguesa a tradição pela pesca e construção naval. É o terceiro maior centro de captura e beneficiamento de pescados da América Latina, exportando para o mundo. Além de possuir o Terminal Portuário de Navegantes, um dos mais modernos do país. A cidade está localizada na margem esquerda da foz do Rio Itajaí-Açu.

Penha é uma cidade que exala lazer, história, gastronomia, natureza e clima de vila de pescadores. A cidade possui o título de “Capital Nacional do Marisco”, sendo nacionalmente conhecida por ter em seu território o famoso parque temático Beto Carrero World.

Penha possui 19 diferentes e lindas praias que são distribuídas ao longo de 31 km de orla marítima. A cidade possuiu tudo o que um turista procura: paisagens singulares, tranquilidade e sossego junto ao mar.

Porto Belo está localizada na bela e privilegiada região norte do litoral catarinense. O local era originalmente conhecido como “Garoupas” quando habitada pelos índios carijós.

A cidade possui um pequeno porto rodeado de belezas naturais, formando uma baía com suas praias, ilhas e costões. O local é bastante conhecido por possuir grandes e luxuosos navios.  A região é muito procurada para quem deseja passear de lanchas ou jet skis por ter praias com poucas ondas.

Porto Belo é mais um dos locais do circuito que possui paisagens magníficas ie que reúnem a beleza das praias e a preservação da mata atlântica.

Roteiros

Ao todo o cicloturismo do Circuito Costa Verde & Mar possui quatros roteiros de trechos que podem ser escolhidos pelo ciclista no formato que melhor se enquadrar a sua condição física.

Certificado

Após realizar esse diferenciado e radical passeio turístico, o participante pode receber um certificado que é solicitado na página da organização do circuito.

Para saber como fazer o cicloturismo na região acesse ao site.

Gostou de saber dessa opção de turismo na Região de Balneário Camboriú? Então, já sabe, se for realizar o circuito marca a @saluteimoveis queremos fazer parte desse momento junto com você.

Posts relacionados

Deixe um comentário