Ciclismo ganha força em Balneário Camboriú

6 minutos para ler

Apontada como uma das melhores cidades do Brasil para se viver, Balneário Camboriú ganhou o coração de ciclistas da região

Santa Catarina é destaque em qualidade de vida

Há anos Santa Catarina ganha destaque, no Brasil e no mundo, em índices de qualidade de vida e já chegou a ser apontada como o melhor estado do Brasil. Os motivos são muitos, que vão desde as belas praias, até o índice de segurança dos municípios. 

Por ser um estado geograficamente pequeno, é possível desfrutar do melhor do verão com praias paradisíacas, e se encantar com o inverno da serra. Se você quiser passar um dia nas areias e outro nas montanhas, é possível! Santa Catarina oferece essas e várias outras opções a poucos quilômetros de distância. É possível conhecer grandes centros comerciais e pequenas cidades coloniais na mesma semana!

Além disso, em uma lista de 50 cidades brasileiras do Índice de Governança Municipal (IGM), oito delas estão aqui.  O Estado possui um grande desenvolvimento econômico e social e vários destinos turísticos, como o Vale Europeu, os cânions, além de um mar que proporciona ondas para o surf e calmaria para a família.

São mais de 95 quilômetros quadrados e população de média de 6 milhões habitantes, o que corresponde a 3,2% da população brasileira, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e é um dos destinos mais almejados e desejados por quem busca o desde a tranquilidade do interior, até e uma vida cosmopolita e badalada.

Balneário Camboriú é referência em esporte e lazer

Foto: Fabi Jordan

Entre as cidades catarinenses queridinhas dos turistas do Brasil e do mundo, Balneário Camboriú é apontada como um dos destinos mais procurados. E é fácil entender porque. A cidade está entre os melhores lugares para morar no Brasil, com um alto Índice de Desenvolvimento Humano, e, segundo o IBGE, é um exemplo de qualidade de vida no Brasil.

As belas praias, além de lindas possuem atrações para todos os gostos. O mar pode ter ondas propícias para o surf, ou a tranquilidade que as famílias e crianças procuram. Tem opções mais movimentadas, como a praia central, ou mais afastadas, como as praias de Estaleiro e Estaleirinho. 

É possível passar uma semana em Balneário, sem repetir o passeio. Você pode aproveitar para descansar, curtir a noite, praticar esporte ou ainda conhecer os diversos pontos turísticos espalhados pelos quatro cantos da cidade, como Cristo Luz e o Parque Unipraias.

Descubra Balneário Camboriú: Conheça o Cristo Luz

Descubra Balneário Camboriú: Conheça o Parque Unipraias

Bicicletas são meios de transporte na região

Além de todas as qualidades já mencionadas, Balneário ainda surpreende pela sua mobilidade urbana e possibilidade atravessar de norte a sul de bike por suas ciclovias espalhadas em praticamente todas as ruas principais.

Em 2017 a cidade já contava com 30 km de ciclovias e ciclofaixas e o objetivo é que este número será triplicado. O Plano Cicloviário apresentado para representantes atletas e representantes das Associações de Ciclistas, municipal e nacional, informa que a meta é implantar até o final de 2020, mais 47 km. O objetivo é implantar em praticamente toda a cidade e ligar pontos que ainda não estão conectados.

O plano é ousado: ter a malha cicloviária mais completa do Estado e, proporcionalmente, do país. A expansão será para todos os bairros da cidade e vai atender áreas com densidade populacional elevada, e, consequentemente, incentivar as pessoas a utilizar esse tipo de transporte que não polui, ocupa pouco espaço e é muito mais saudável.

Por onde se passa em Balneário, é possível identificar que esse é um transporte comum da população. Por aqui as pessoas vão de bike ao mercado, levam os filhos na escola, vão para a academia e, por isso, é possível encontrar estacionamentos específicos para bicicleta em diversos pontos da cidade.

Mobilidade é atrativo para prática do ciclismo

Com grande parte da população utilizando bicicleta para se locomover, é fácil entender porque o ciclismo ganhou o coração de quem reside ou visita a Dubai Brasileira. Além da facilidade de atravessar a cidade toda sem enfrentar trânsito e com espaços adequados, o ciclismo em Balneário Camboriú ganha a cada dia mais adeptos.

Além de uma Associação formada há mais de 10 anos, grupos se reúnem para conhecer trilhas novas, desbravar o interior e percorrer as belezas dessa cidade que não para e surpreender. É possível ir da Barra Norte até a Barra Sul e apreciar a beleza de toda a orla que encanta os olhos.

Outra opção é subir o Morro da Rainha e chegar até a Praia Brava. Por lá também existe uma ciclovia de ponta a ponta, em toda beira mar, e você pode observar toda a faixa de areia e as belezas do local em cima de duas rodas.

Percorrer a Interpraias também é um atrativo pra quem gosta de pedalar. Nesse passeio o ciclista passa pelas praias de Laranjeiras, Taquaras, Taquarinhas e Estaleiro e precisa de fôlego, já que logo no início vai enfrentar uma elevação de cerca de 33 metros e, após esse primeiro morro, vários outras que podem chegar até 75 metros de altura em relação ao nível do mar. Mas a beleza das paisagens vale o passeio e você vai querer parar para fotografar em cada cantinho que passar

E ainda tem a opção de desbravar as cidades vizinhas, como Itapema, Porto Belo e Camboriú. Pela BR 101 é possível ir em direção a Curitiba e passar por Penha e pelo Beto Carrero, ou ir em direção a Florianópolis e desbravar Bombinhas, Governador Celso Ramos, e quantos locais seu preparo físico puder te levar.

São opções de trilhas, passeios mais leves, subidas e descidas que agradam quem ama o pedal e vê nesse esporte uma forma de conhecer lugares, fazer bem para a saúde, conhecer pessoas e se divertir.

Uma cidade para que todos os estilos de vida

Ficou fácil entender porque Balneário Camboriú é uma cidade única no que diz respeito à diversidade de opções e formas de lazer para todas as idades. 

Seja para quem tem um estilo mais ousado ou prefere calma e tranquilidade, a cidade é o lugar perfeito que vai oferecer os melhores momentos para você desfrutar com amigos, com a família, ou para começar uma vida nova no paraíso. Aqui é o lugar perfeito tanto para estadia quanto para fixar residência.

Se você já escolheu Balneário Camboriú como o seu lugar ideal para passar férias ou morar definitivamente, venha conversar conosco e nossa equipe de especialista vai te ajudar a encontrar o imóvel perfeito de acordo com o seu sonho.

Posts relacionados

Um comentário em “Ciclismo ganha força em Balneário Camboriú

Deixe um comentário