Como conservar o seu imóvel da praia

5 minutos para ler

Morar no litoral traz muitos benefícios, mas é importante ter alguns cuidados de como conservar o seu imóvel da praia.

Há boas razões para investir em um imóvel na praia e são muitos os benefícios de morar perto do mar, como o aumento da qualidade de vida das pessoas, melhorando a saúde mental e ter contato com a natureza e as belezas naturais.

Porém exige alguns cuidados de manutenção correta para conservar os móveis, objetos e os revestimentos do imóvel. Pensando nisso, vamos dar algumas dicas de como conservar o seu imóvel da praia.

decorar um apartamento na praia

Maresia

A maresia é uma preocupação de muitos moradores do litoral, pois este fenômeno é um vapor formado por várias partículas de água salina, que oxida e corrói estruturas de ferro e metal como carros e eletrodomésticos, por exemplo. Mas a boa notícia é que é possível aplicar alguns cuidados de forma com que o imóvel seja preservado.

Para retirar o sal da superfície dos móveis a dica é fazer uma limpeza constante. Alguns materiais como plástico, vidro e acrílico são bem resistentes à maresia e colocá-los nas mobílias e janelas pode ser uma boa alternativa para protegê-los.

Madeiras e tecidos também sofrem com a corrosão que a maresia provoca. O ideal é utilizar óleos lustra-móveis ou de peroba nos móveis de madeira e para os pisos de madeira o verniz naval é o mais indicado.

Quando os eletrodomésticos estiveram começando a oxidar, você pode lixar a área e passar esmalte para impedir a corrosão. Para evitar que a pintura das janelas e portões descasque o ideal é limpar com aço inoxidável e alumínio.

Umidade

A umidade, assim como a maresia, prejudicam o seu imóvel, os móveis e eletrodomésticos. Para amenizá-la a dica é manter uma rotina diária de limpeza e permitir a circulação de ar, deixando os espaços bem iluminados e arejados.

Uma das causas de mofo nos imóveis é a umidade e colocar colchões, por exemplo, no sol por um período de tempo pode ajudar a evitá-lo.

Piscina

Quando tem piscina no imóvel é preciso ter cuidado em manter a água limpa e trocá-la frequentemente. Na área da piscina é comum a formação de limo, por isso é recomendado manter o chão limpo e sem muita umidade para evitar esse problema.

Insetos

A combinação de altas temperaturas aliada à incidência de chuvas (as quais são comuns em regiões litorâneas) faz com que a umidade e água facilitem a proliferação de mosquitos, pernilongos e outros insetos.

Para evitar a criação dos insetos, utilize telas e mosquiteiros, pois é uma fórmula garantida para deixá-los ao lado de fora do imóvel.

Uma boa dica é manter um cronograma de dedetização pela saúde dos moradores, pois insetos são transmissores de diversas doenças.

Imóvel desocupado na baixa temporada

Muitos proprietários dos imóveis deixam seus apartamentos e casas fechadas durante a baixa temporada.

Para conservar o seu imóvel da praia, o recomendado é deixá-lo bem limpo, eliminando a umidade e ter um cuidado com seus pertences, como os eletrônicos, as roupas, utensílios, roupas de cama, mesa e banho.

Eletrônicos

Os eletrodomésticos precisam estar lavados, secos e, se possível, desmontados porque qualquer umidade no vão das peças pode causar mofo. Televisões e eletrodomésticos maiores, como máquina de lavar roupas, a dica é cobri-los para proteger do pó acumulado.

Roupas

Para evitar que as roupas deixadas no imóvel fiquem amareladas ou mofadas uma boa solução é deixá-las bem guardadas em embalagens de tecido-não tecido (TNT), pois permitem a “respiração” das roupas.

Utensílios

Ao guardar utensílios como pratos, potes e talheres, eles deverão estar lavados, secos e guardados para ficarem protegidos da maresia e do pó. A forma como devem ser guardados é importante, o ideal é protegê-los com o papel-toalha. Já os potes e travessas precisam ficar em um ambiente bem ventilado.

Roupas de cama, mesa e banho

Quando o imóvel fica desocupado, alguns itens costumam ser mantidos no imóvel da praia, como roupas de cama, mesa e banho. Lavar e secar bem essas peças evita que fiquem úmidas, causando assim o mofo e mau cheiro.

Quando retornar ao imóvel, não esqueça de arejar cada uma das peças para evitar ácaros que causam o odor conhecido como “cheiro de roupa guardada”.

Armários

Já reparou que quando os armários ficam muito tempo fechados e sem ventilação ficam com cheiro de bolor? Isso acontece pela pouca circulação de ar.

Por isso, pegue esta dica de receita caseira para prevenir o bolor: Encharque um pano ou esponja com vinagre branco e passe no interior dos armários. Assim, evita os fungos que são nocivos à saúde.

Seguindo as dicas que selecionamos neste artigo, você terá muito mais facilidade para cuidar do seu imóvel de praia e conservá-lo da maneira correta.

Ah, e se você ainda não encontrou o seu imóvel da praia, entre já em contato conosco!

Iremos lhe apresentar as vantagens de morar em Balneário Camboriú ou na Praia Brava!

Será uma grande alegria recebê-lo na Salute Imóveis.

Posts relacionados

Deixe um comentário